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Testes,função,pinagem do Módulo com o Multimetro na Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 ignição - Versão de Impressão

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Testes,função,pinagem do Módulo com o Multimetro na Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 ignição - admin - 29-05-2024



Bom, vou explicar de forma simplificada e detalhada o procedimento de teste do módulo de uma Honda NXR 150 Bros ESD MIX 2010 usando um multímetro. Esse teste é crucial para diagnosticar problemas no sistema elétrico da moto, principalmente relacionados a curtos-circuitos, continuidade de fios, e funcionamento de sensores e atuadores.

**1. Preparação:**
  - Desconecte o conector do módulo.
  - Ligue a ignição da moto, mas mantenha o motor desligado.
  - Configure o multímetro para a escala de 20 volts contínuos.

**2. Testes de Voltagem e Continuidade:**
  - **Teste no Pino 1 (Fio Preto/Azul):** Verifique a tensão com a ignição ligada. Deve mostrar a voltagem da bateria (cerca de 12,8 volts). Este fio é responsável pela alimentação positiva.
  - **Teste no Pino 2 (Fio Verde/Preto):** Na escala de continuidade, verifique a continuidade para o terra. Na escala de 200 ohms, a resistência deve estar entre 0,3 e 0,1 ohms. Esse fio é um aterramento.
  - **Teste no Pino 3 (Fio Preto/Branco):** Na escala de continuidade, não deve haver continuidade para o terra, pois este fio recebe sinal da sonda lambda.
  - **Teste no Pino 4 (Fio Verde/Branco):** Na escala de continuidade, não deve haver continuidade, pois é um aterramento controlado pelo módulo.
  - **Teste no Pino 5 (Fio Amarelo):** Verifique a resistência entre este fio e o Pino 4 (Verde/Branco). Deve mostrar cerca de 560 ohms. Este fio é do TPS (Sensor de Posição do Acelerador).

**3. Procedimentos Adicionais:**
  - Continue testando cada pino conforme descrito no vídeo, verificando a voltagem, continuidade, e resistência conforme a função de cada fio.
  - Para cada teste, compare os resultados obtidos com os valores esperados para determinar se há algum problema.

**Informações Complementares:**
- Os testes com o multímetro ajudam a identificar problemas como fios rompidos, curtos-circuitos, ou componentes defeituosos (como sensores e atuadores).
- O módulo de controle da moto gerencia vários sistemas, incluindo a ignição e a injeção eletrônica. Portanto, problemas no módulo podem afetar o desempenho do motor.
- É importante realizar os testes com cuidado para evitar danos ao sistema elétrico.

Lembrando sempre que a segurança deve ser a prioridade. Certifique-se de que a moto esteja desligada e em local seguro antes de começar os testes. E sempre que estiver em dúvida, consulte o manual da moto ou um profissional experiente.