Testes,função,pinagem do Módulo com o Multimetro na Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 ignição - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Testes,função,pinagem do Módulo com o Multimetro na Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 ignição (/showthread.php?tid=5655) |
Testes,função,pinagem do Módulo com o Multimetro na Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 ignição - admin - 29-05-2024 Bom, vou explicar de forma simplificada e detalhada o procedimento de teste do módulo de uma Honda NXR 150 Bros ESD MIX 2010 usando um multímetro. Esse teste é crucial para diagnosticar problemas no sistema elétrico da moto, principalmente relacionados a curtos-circuitos, continuidade de fios, e funcionamento de sensores e atuadores. **1. Preparação:** - Desconecte o conector do módulo. - Ligue a ignição da moto, mas mantenha o motor desligado. - Configure o multímetro para a escala de 20 volts contínuos. **2. Testes de Voltagem e Continuidade:** - **Teste no Pino 1 (Fio Preto/Azul):** Verifique a tensão com a ignição ligada. Deve mostrar a voltagem da bateria (cerca de 12,8 volts). Este fio é responsável pela alimentação positiva. - **Teste no Pino 2 (Fio Verde/Preto):** Na escala de continuidade, verifique a continuidade para o terra. Na escala de 200 ohms, a resistência deve estar entre 0,3 e 0,1 ohms. Esse fio é um aterramento. - **Teste no Pino 3 (Fio Preto/Branco):** Na escala de continuidade, não deve haver continuidade para o terra, pois este fio recebe sinal da sonda lambda. - **Teste no Pino 4 (Fio Verde/Branco):** Na escala de continuidade, não deve haver continuidade, pois é um aterramento controlado pelo módulo. - **Teste no Pino 5 (Fio Amarelo):** Verifique a resistência entre este fio e o Pino 4 (Verde/Branco). Deve mostrar cerca de 560 ohms. Este fio é do TPS (Sensor de Posição do Acelerador). **3. Procedimentos Adicionais:** - Continue testando cada pino conforme descrito no vídeo, verificando a voltagem, continuidade, e resistência conforme a função de cada fio. - Para cada teste, compare os resultados obtidos com os valores esperados para determinar se há algum problema. **Informações Complementares:** - Os testes com o multímetro ajudam a identificar problemas como fios rompidos, curtos-circuitos, ou componentes defeituosos (como sensores e atuadores). - O módulo de controle da moto gerencia vários sistemas, incluindo a ignição e a injeção eletrônica. Portanto, problemas no módulo podem afetar o desempenho do motor. - É importante realizar os testes com cuidado para evitar danos ao sistema elétrico. Lembrando sempre que a segurança deve ser a prioridade. Certifique-se de que a moto esteja desligada e em local seguro antes de começar os testes. E sempre que estiver em dúvida, consulte o manual da moto ou um profissional experiente. |