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Sistema de partida da NEO AT 115 2010 passo a passo (Com diagrama elétrico) - Versão de Impressão

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Sistema de partida da NEO AT 115 2010 passo a passo (Com diagrama elétrico) - admin - 13-06-2024



Olá, futuros mecânicos! Hoje, vamos aprender sobre o sistema de partida da Yamaha NEO AT 115 2010, um conhecimento crucial para qualquer profissional da área. Vamos começar analisando o diagrama elétrico do sistema e, em seguida, aplicar este conhecimento na prática com um multímetro.

Análise do Diagrama Elétrico:

1. Componentes do Sistema de Partida:
  - Bateria
  - Relé de partida
  - Motor de partida
  - Interruptores de stop (dianteiro e traseiro)
  - Interruptor de partida
  - Fusível de 10 amperes
  - Lâmpada do stop

2. Funcionamento do Sistema:
  - A bateria está conectada ao relé de partida.
  - O relé recebe energia positiva através de um fusível de 10A.
  - A chave de ignição, ao ser ligada, ativa o fio marrom que alimenta os interruptores de stop.
  - Os interruptores de stop, ao serem acionados, direcionam a corrente elétrica do fio marrom para o fio verde com listra amarela, que por sua vez se conecta ao fio marrom com listra amarela, levando energia positiva ao relé de partida.
  - O interruptor de partida, quando acionado, conecta o terra (fio preto) ao fio azul com listra branca, que leva a carga negativa ao relé de partida.

Testes Práticos com Multímetro:

1. Teste de Voltagem da Bateria:
  - Verifique se a bateria está fornecendo a voltagem adequada (aproximadamente 12.8 volts).

2. Teste de Continuidade do Relé de Partida:
  - Desconecte o relé de partida.
  - Coloque o multímetro na função de continuidade.
  - Conecte uma ponta no fio azul com listra branca e a outra em um ponto de terra.
  - Ao acionar o interruptor de partida, deve haver continuidade, indicando que o circuito está fechando corretamente.

3. Teste de Voltagem no Relé de Partida:
  - Reconecte o relé.
  - Verifique se a voltagem correta está chegando ao relé quando os interruptores de stop são acionados.

4. Teste do Motor de Partida:
  - Com o relé e a bateria funcionando corretamente, ao acionar os interruptores de stop e o botão de partida, o motor de partida deve ser ativado, iniciando o motor da moto.

Dicas Importantes:

- Atenção aos Fusíveis: Certifique-se de que os fusíveis estão com a amperagem correta para o modelo da moto.
- Limpeza dos Conectores: Problemas no sistema podem ser causados por conectores sujos ou com mau contato.


- Uso do Multímetro: Aprender a usar um multímetro é fundamental. Ele permite verificar continuidade, voltagem e outras variáveis elétricas importantes no diagnóstico de problemas.

Conclusão:

Dominar o sistema de partida de uma motocicleta é um passo crucial na jornada de qualquer mecânico. Compreender o diagrama elétrico e saber realizar testes práticos com eficiência é essencial para um diagnóstico preciso e uma manutenção bem-sucedida. Lembre-se sempre de realizar os testes com segurança e de acordo com as especificações do fabricante. Boa sorte com suas reparos e lembre-se: a prática leva à perfeição!