Sistema de partida da NEO AT 115 2010 passo a passo (Com diagrama elétrico) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Sistema de partida da NEO AT 115 2010 passo a passo (Com diagrama elétrico) (/showthread.php?tid=5662) |
Sistema de partida da NEO AT 115 2010 passo a passo (Com diagrama elétrico) - admin - 13-06-2024 Olá, futuros mecânicos! Hoje, vamos aprender sobre o sistema de partida da Yamaha NEO AT 115 2010, um conhecimento crucial para qualquer profissional da área. Vamos começar analisando o diagrama elétrico do sistema e, em seguida, aplicar este conhecimento na prática com um multímetro. Análise do Diagrama Elétrico: 1. Componentes do Sistema de Partida: - Bateria - Relé de partida - Motor de partida - Interruptores de stop (dianteiro e traseiro) - Interruptor de partida - Fusível de 10 amperes - Lâmpada do stop 2. Funcionamento do Sistema: - A bateria está conectada ao relé de partida. - O relé recebe energia positiva através de um fusível de 10A. - A chave de ignição, ao ser ligada, ativa o fio marrom que alimenta os interruptores de stop. - Os interruptores de stop, ao serem acionados, direcionam a corrente elétrica do fio marrom para o fio verde com listra amarela, que por sua vez se conecta ao fio marrom com listra amarela, levando energia positiva ao relé de partida. - O interruptor de partida, quando acionado, conecta o terra (fio preto) ao fio azul com listra branca, que leva a carga negativa ao relé de partida. Testes Práticos com Multímetro: 1. Teste de Voltagem da Bateria: - Verifique se a bateria está fornecendo a voltagem adequada (aproximadamente 12.8 volts). 2. Teste de Continuidade do Relé de Partida: - Desconecte o relé de partida. - Coloque o multímetro na função de continuidade. - Conecte uma ponta no fio azul com listra branca e a outra em um ponto de terra. - Ao acionar o interruptor de partida, deve haver continuidade, indicando que o circuito está fechando corretamente. 3. Teste de Voltagem no Relé de Partida: - Reconecte o relé. - Verifique se a voltagem correta está chegando ao relé quando os interruptores de stop são acionados. 4. Teste do Motor de Partida: - Com o relé e a bateria funcionando corretamente, ao acionar os interruptores de stop e o botão de partida, o motor de partida deve ser ativado, iniciando o motor da moto. Dicas Importantes: - Atenção aos Fusíveis: Certifique-se de que os fusíveis estão com a amperagem correta para o modelo da moto. - Limpeza dos Conectores: Problemas no sistema podem ser causados por conectores sujos ou com mau contato. - Uso do Multímetro: Aprender a usar um multímetro é fundamental. Ele permite verificar continuidade, voltagem e outras variáveis elétricas importantes no diagnóstico de problemas. Conclusão: Dominar o sistema de partida de uma motocicleta é um passo crucial na jornada de qualquer mecânico. Compreender o diagrama elétrico e saber realizar testes práticos com eficiência é essencial para um diagnóstico preciso e uma manutenção bem-sucedida. Lembre-se sempre de realizar os testes com segurança e de acordo com as especificações do fabricante. Boa sorte com suas reparos e lembre-se: a prática leva à perfeição! |