Fóruns
Sistema de Carga da Biz 125 Es 2015 , com Diagrama Elétrico - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: Sistema de Carga da Biz 125 Es 2015 , com Diagrama Elétrico (/showthread.php?tid=5669)



Sistema de Carga da Biz 125 Es 2015 , com Diagrama Elétrico - admin - 25-06-2024



Olá, aprendizes de mecânica! Vamos explorar o sistema de carga da Honda BIZ 125 ES 2015, usando o diagrama elétrico como nosso guia. Este sistema é crucial para o funcionamento adequado da moto, pois ele recarrega a bateria e fornece energia para os sistemas elétricos. Vamos mergulhar nos detalhes!

### Componentes do Sistema de Carga
- **Bateria:** Armazena a energia elétrica.
- **Fusível de 15A:** Protege o sistema contra sobrecargas.
- **Regulador/Retificador:** Converte a energia alternada do estator em energia contínua e regula a tensão para a bateria.
- **Estator:** Gera energia elétrica quando o motor está em funcionamento.
- **Chave de Ignição:** Controla a distribuição de energia elétrica.

### Funcionamento do Sistema
1. **Da Bateria ao Regulador/Retificador:**
  - O cabo positivo da bateria passa pelo fusível e chega ao regulador/retificador.
  - O regulador/retificador recebe a tensão do estator (fio branco) e a energia é então regulada e retificada.
  - A energia retificada sai pelo fio vermelho com listra amarela.

2. **Da Chave de Ignição ao Módulo (ECM) e Relé de Carga:**
  - Ao ligar a chave de ignição, a energia passa do fio vermelho com branco para o fio branco com preto, e então para o fio preto com vermelho.
  - O fio preto com vermelho alimenta o módulo (ECM) e o relé de carga.
  - Quando o ECM é ativado, ele fornece aterramento pelo fio amarelo com verde, ativando o relé de carga.

3. **Recarga da Bateria:**
  - O relé de carga, uma vez ativado, une a energia do fio vermelho com branco (da bateria) e do fio vermelho com amarelo (do regulador/retificador).
  - Essa energia combinada recarrega a bateria.

### Testes do Sistema de Carga
- **Teste de Resistência do Estator:** Use um multímetro na escala de 200 ohms entre os fios verde e branco do estator.
- **Teste de Voltagem do Estator:** Com o motor em funcionamento, meça a voltagem entre o fio branco do estator e o aterramento.
- **Teste de Corrente com Lâmpada:** Conecte uma lâmpada de teste entre o fio branco do estator e o aterramento, verificando a corrente.
- **Teste de Voltagem no Regulador/Retificador:** Desconecte o regulador/retificador e meça a voltagem entre os fios pertinentes.

### Conclusão e Dicas
- É essencial entender o fluxo de energia no sistema de carga e como cada componente interage com os demais.
- Utilize o diagrama elétrico como uma ferramenta de referência para entender as conexões e o fluxo de energia.
- Sempre realize testes de continuidade, resistência e voltagem para diagnosticar problemas no sistema de carga.
- Lembre-se de que a falha em qualquer um desses componentes pode afetar o desempenho geral da motocicleta.

Praticar a análise do sistema de carga com base no diagrama elétrico é uma habilidade valiosa para qualquer mecânico. Estudar e entender esses conceitos leva tempo, mas é crucial para diagnosticar e resolver problemas eficientemente.

Lembre-se, segurança sempre em primeiro lugar! Utilize equipamentos de proteção adequados e siga as práticas recomendadas para manusear componentes elétricos. Boa sorte com seus estudos e práticas mecânicas! ?️??