Sistema de Carga da Biz 125 Es 2015 , com Diagrama Elétrico - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Sistema de Carga da Biz 125 Es 2015 , com Diagrama Elétrico (/showthread.php?tid=5669) |
Sistema de Carga da Biz 125 Es 2015 , com Diagrama Elétrico - admin - 25-06-2024 Olá, aprendizes de mecânica! Vamos explorar o sistema de carga da Honda BIZ 125 ES 2015, usando o diagrama elétrico como nosso guia. Este sistema é crucial para o funcionamento adequado da moto, pois ele recarrega a bateria e fornece energia para os sistemas elétricos. Vamos mergulhar nos detalhes! ### Componentes do Sistema de Carga - **Bateria:** Armazena a energia elétrica. - **Fusível de 15A:** Protege o sistema contra sobrecargas. - **Regulador/Retificador:** Converte a energia alternada do estator em energia contínua e regula a tensão para a bateria. - **Estator:** Gera energia elétrica quando o motor está em funcionamento. - **Chave de Ignição:** Controla a distribuição de energia elétrica. ### Funcionamento do Sistema 1. **Da Bateria ao Regulador/Retificador:** - O cabo positivo da bateria passa pelo fusível e chega ao regulador/retificador. - O regulador/retificador recebe a tensão do estator (fio branco) e a energia é então regulada e retificada. - A energia retificada sai pelo fio vermelho com listra amarela. 2. **Da Chave de Ignição ao Módulo (ECM) e Relé de Carga:** - Ao ligar a chave de ignição, a energia passa do fio vermelho com branco para o fio branco com preto, e então para o fio preto com vermelho. - O fio preto com vermelho alimenta o módulo (ECM) e o relé de carga. - Quando o ECM é ativado, ele fornece aterramento pelo fio amarelo com verde, ativando o relé de carga. 3. **Recarga da Bateria:** - O relé de carga, uma vez ativado, une a energia do fio vermelho com branco (da bateria) e do fio vermelho com amarelo (do regulador/retificador). - Essa energia combinada recarrega a bateria. ### Testes do Sistema de Carga - **Teste de Resistência do Estator:** Use um multímetro na escala de 200 ohms entre os fios verde e branco do estator. - **Teste de Voltagem do Estator:** Com o motor em funcionamento, meça a voltagem entre o fio branco do estator e o aterramento. - **Teste de Corrente com Lâmpada:** Conecte uma lâmpada de teste entre o fio branco do estator e o aterramento, verificando a corrente. - **Teste de Voltagem no Regulador/Retificador:** Desconecte o regulador/retificador e meça a voltagem entre os fios pertinentes. ### Conclusão e Dicas - É essencial entender o fluxo de energia no sistema de carga e como cada componente interage com os demais. - Utilize o diagrama elétrico como uma ferramenta de referência para entender as conexões e o fluxo de energia. - Sempre realize testes de continuidade, resistência e voltagem para diagnosticar problemas no sistema de carga. - Lembre-se de que a falha em qualquer um desses componentes pode afetar o desempenho geral da motocicleta. Praticar a análise do sistema de carga com base no diagrama elétrico é uma habilidade valiosa para qualquer mecânico. Estudar e entender esses conceitos leva tempo, mas é crucial para diagnosticar e resolver problemas eficientemente. Lembre-se, segurança sempre em primeiro lugar! Utilize equipamentos de proteção adequados e siga as práticas recomendadas para manusear componentes elétricos. Boa sorte com seus estudos e práticas mecânicas! ?️?? |