Sistema de arrefecimento da XT 660 2013 YAMAHA - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Sistema de arrefecimento da XT 660 2013 YAMAHA (/showthread.php?tid=5671) |
Sistema de arrefecimento da XT 660 2013 YAMAHA - admin - 26-06-2024 Hoje vamos abordar o sistema de arrefecimento da XT 660, modelo 2013 da Yamaha. Este é um assunto essencial para entendermos como manter o motor em temperaturas seguras e eficientes. Componentes do Sistema de Arrefecimento 1. Bateria: Fornece energia elétrica para todo o sistema. 2. Fusível Principal (30A): Protege o sistema contra sobrecargas elétricas. 3. Interruptor de Ignição: Ativa o sistema elétrico da motocicleta. 4. Fusível Secundário (10A): Proteção adicional para componentes específicos. 5. Fusível de 7,5A: Protege partes específicas do sistema de arrefecimento. 6. Relé do Eletroventilador: Controla a operação da ventoinha. 7. Motor da Ventoinha: Dissipa o calor do motor, mantendo-o a uma temperatura operacional ideal. 8. ECU (Engine Control Unit): O cérebro eletrônico da moto, controla vários sistemas, incluindo o de arrefecimento. 9. Sensor de Temperatura: Monitora a temperatura do motor e informa a ECU. Funcionamento do Sistema de Arrefecimento 1. Fluxo de Energia: - A energia da bateria passa pelo fusível principal (30A) e chega ao interruptor de ignição. - Quando a ignição é acionada, a energia flui para o fusível secundário (10A) e para a ECU. 2. Circuito da Ventoinha: - O fio marrom leva energia ao relé da ventoinha. - A ECU aguarda um sinal do sensor de temperatura. - Quando a temperatura do motor atinge cerca de 80°C, o sensor envia um sinal para a ECU. - A ECU então envia um sinal de aterramento (negativo) pelo fio verde com amarelo para o relé da ventoinha. - Isso ativa o relé, que conecta o fio marrom (positivo) ao fio azul, ligando a ventoinha. 3. Conexão da Ventoinha: - A ventoinha possui dois fios: vermelho e preto. - O fio vermelho da ventoinha se conecta ao fio azul do sistema, enquanto o fio preto (aterramento) se conecta ao chicote elétrico. Diagnóstico e Solução de Problemas - Se o eletroventilador não funcionar corretamente, é necessário verificar cada componente deste sistema, passo a passo. - Verifique fusíveis, cabos, conexões, o relé da ventoinha e a própria ventoinha. - Observe o comportamento do sensor de temperatura e a resposta da ECU. Este sistema é crucial para a saúde do motor da XT 660. Uma ventoinha que não funciona pode levar a um superaquecimento do motor, causando danos sérios. Assim, entender e poder diagnosticar problemas neste sistema é uma habilidade valiosa para qualquer mecânico de motos. Mantenha essas informações em mente, pratique e você se tornará proficientemente em manter o sistema de arrefecimento funcionando perfeitamente. |