Modo Diagnóstico no Painel da Xt 660 2013 Yamaha - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Modo Diagnóstico no Painel da Xt 660 2013 Yamaha (/showthread.php?tid=5672) |
Modo Diagnóstico no Painel da Xt 660 2013 Yamaha - admin - 26-06-2024 Hoje, vamos explorar o modo diagnóstico no painel da Yamaha XT 660, ano 2013. Esse recurso é extremamente útil para identificar problemas e verificar o estado de diversos componentes da motocicleta. Vamos entender como acessar e interpretar as informações fornecidas por esse sistema. Acessando o Modo Diagnóstico 1. Iniciar o Modo Diagnóstico: - Mantenha pressionados simultaneamente os botões 'Select' e 'Reset'. - Ligue a chave de ignição e aguarde cerca de 10 segundos. - Quando "diag" aparecer no display, solte os botões. - Pressione novamente 'Select' e 'Reset' por dois segundos para entrar no modo de diagnóstico. 2. Navegação: - Use o botão 'Select' para navegar pelos diferentes códigos de diagnóstico. Interpretando os Códigos de Diagnóstico - D01: Teste do sensor de posição da borboleta (TPS). - D03: Pressão do ar de admissão. - D05: Temperatura do ar de admissão. - D06: Temperatura do líquido de arrefecimento. - D07: Sensor de velocidade. - D08: Sensor de inclinação. - D09: Tensão da bateria. - D20: Interruptor do cavalete lateral. - D21: Indicador de neutro. - D30: Teste da bobina de ignição (cinco piscadas da luz de injeção indicam funcionamento correto). - D36: Teste do bico injetor (cinco ativações indicam funcionamento correto). - D48: Teste do solenoide de indução de ar. - D50: Teste do relé do sistema de injeção. - D51: Teste do motor da ventoinha do radiador. - D52: Teste do relé do farol. - D60/D61/D62: Exibição e exclusão de códigos de falha armazenados na ECU. - D70: Número de controle do sistema. Realizando os Testes - Para testes específicos, como a bobina de ignição ou o bico injetor, você ativará o 'Engine Stop' e observará as respostas no painel. - Os códigos de falha são particularmente úteis para identificar problemas passados ou atuais na motocicleta. Conclusão O modo diagnóstico no painel da XT 660 é uma ferramenta poderosa para qualquer mecânico ou entusiasta. Ele permite uma verificação abrangente dos sistemas vitais da motocicleta, facilitando a identificação e resolução de problemas. Lembre-se de que, para uma interpretação mais precisa e solução de problemas, é sempre útil ter o manual de serviço da motocicleta à mão. Ao trabalhar com esses diagnósticos, é importante proceder com cuidado, seguir as etapas corretamente e interpretar os resultados com atenção. Pratique regularmente e você se tornará proficiente no uso dessa ferramenta diagnóstica útil. |