BIZ 100/2013 , Diagrama elétrico , sistema de ignição - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: BIZ 100/2013 , Diagrama elétrico , sistema de ignição (/showthread.php?tid=5676) |
BIZ 100/2013 , Diagrama elétrico , sistema de ignição - admin - 28-06-2024 Olá, sou Ivan, professor de mecânica de motocicletas, e hoje vamos falar sobre o sistema de ignição da Honda Biz 100, modelo 2013. Vou explicar de maneira simples e detalhada, para que vocês, aprendizes de mecânica, possam entender facilmente. Primeiro, vamos identificar as principais peças do sistema de ignição: 1. **Bateria:** Fornece a energia elétrica necessária para o sistema. 2. **Fusível de 15 amperes:** Protege o sistema contra sobrecargas elétricas. 3. **Interruptor de Ignição (Chave de Ignição):** Ativa o sistema quando acionado. 4. **CDI (Capacitor Discharge Ignition):** Controla o tempo de ignição e a intensidade da centelha. 5. **Bobina de Pulso:** Detecta a posição do motor e envia sinais ao CDI. 6. **Bobina de Ignição:** Transforma a baixa tensão da bateria em alta tensão necessária para gerar a centelha. 7. **Vela de Ignição:** Produz a centelha que inicia a combustão no motor. Agora, vamos entender como essas peças trabalham juntas: - A **bateria**, que está sempre aterrada, é o ponto de partida. No sistema KS (Kick Start), o fio principal é vermelho e se conecta ao fusível de 15 amperes. No sistema ES (Electric Start), há uma variação nas cores dos fios, mas a função permanece a mesma. - Após passar pelo **fusível**, a corrente segue pelo fio vermelho até a **chave de ignição**. Ao ligar a chave, a corrente flui pelo fio preto com listra azul, ativando o sistema. - A corrente elétrica então se move através do chicote elétrico para o fio vermelho com listra preta, alimentando o **CDI** com carga positiva. - Quando a chave de ignição é ligada, o CDI, já aterrado, começa a armazenar energia em seus capacitores internos. À medida que o motor é acionado (seja pedalando ou usando o starter elétrico), o rotor do magneto gira. Este movimento faz com que o ressalto passe pela **bobina de pulso**, gerando pulsos elétricos. - Estes pulsos viajam pelo fio azul com listra amarela até o CDI, onde descarregam a energia armazenada. Esta energia é então transmitida através do fio preto com listra amarela para a **bobina de ignição**. - Na **bobina de ignição**, a energia passa da bobina primária para a secundária, onde é transformada em uma corrente de alta tensão. Esta alta tensão é enviada para a **vela de ignição**, onde gera a centelha necessária para iniciar a combustão no motor. - Para desligar o motor, basta desativar a ignição, interrompendo o fluxo de corrente positiva para o CDI. Entender o funcionamento do sistema de ignição é crucial para diagnosticar e resolver problemas relacionados à partida e ao desempenho do motor. Espero que esta explicação tenha sido clara. Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar! |