Fóruns
Pinagem, Funções e Cores dos Fios do Tci da Xv 250 S Virago 1977 , Yamaha - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54)
+---- Tópico: Pinagem, Funções e Cores dos Fios do Tci da Xv 250 S Virago 1977 , Yamaha (/showthread.php?tid=5684)



Pinagem, Funções e Cores dos Fios do Tci da Xv 250 S Virago 1977 , Yamaha - admin - 05-07-2024



Olá! Vou explicar de forma simplificada e detalhada sobre a pinagem, as funções e as cores dos fios do TCI (Ignição por Descarga Capacitiva) da XV 250 S VIRAGO, modelo de 1977, da Yamaha. Antes de mais nada, é importante notar que houve um equívoco nas datas mencionadas no vídeo; a XV250S Virago não foi produzida em 1977 ou 1907, mas sim a partir do final dos anos 80 até os anos 2000. Então, vamos corrigir e falar sobre a XV 250 S Virago de forma geral.

Pinagem do TCI e Funções dos Fios:

- Fio Branco: Quando aparece a cor vermelha neste fio, ele está indicando o negativo da bobina de pulso, que vem do estator. O estator é uma peça do sistema de carga da moto, responsável por gerar energia elétrica quando o motor está em funcionamento.

- Fio Branco com Listra Verde: Este é o positivo da bobina de pulso, também vindo do estator. A bobina de pulso é um componente do sistema de ignição que detecta a posição do motor e envia sinais para o TCI para disparar a faísca na vela no momento certo.

- Fio Azul com Listra Amarela: Vem do cavalete lateral e atua como sinal negativo. Quando o cavalete lateral está abaixado, este fio ajuda a impedir que o motor seja ligado por questões de segurança.

- Fio Vermelho com Listra Preta: É a alimentação positiva pós-chave, vindo do interruptor do motor localizado no guidão do lado direito. Este fio é responsável por fornecer energia ao sistema de ignição quando a chave é virada para a posição "on".

- Fio Laranja: Vai para a bobina de ignição do cilindro dianteiro, transmitindo os pulsos negativos. A bobina de ignição transforma a baixa tensão da bateria em alta tensão, necessária para gerar a faísca na vela de ignição.

- Fio Cinza: Direciona-se à bobina de ignição do cilindro traseiro, também para transmitir os pulsos negativos.

- Fio Preto: É o aterramento geral do TCI, garantindo uma boa conexão elétrica com o chassi da moto para evitar falhas no sistema de ignição.

Importância do TCI:

O TCI é um componente crucial no sistema de ignição das motocicletas, especialmente em modelos como a XV 250 S Virago. Ele utiliza a energia armazenada em um capacitor para gerar uma faísca de alta tensão nas velas de ignição. A precisão na hora de disparar esta faísca é fundamental para o bom funcionamento e eficiência do motor.

Dicas para Aprendizes:

- Sempre verifique a pinagem e as conexões corretas ao trabalhar com o sistema elétrico.
- O aterramento adequado é essencial para evitar problemas elétricos; certifique-se de que o fio preto esteja bem conectado ao chassi.
- A identificação correta das cores dos fios facilita o diagnóstico e reparo de problemas elétricos.

Lembre-se, a prática leva à perfeição. Familiarize-se com os componentes elétricos e como eles interagem dentro do sistema de ignição. Isso tornará o diagnóstico e a resolução de problemas muito mais fáceis.