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Teste do CDI da JET 50 WUYANG (QDB-2A) - Versão de Impressão

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Teste do CDI da JET 50 WUYANG (QDB-2A) - admin - 05-08-2024



Olá, aprendizes de mecânica! Hoje, como o professor Ivan, vamos explorar o processo de teste do CDI da Jet 50 Wuyang, usando um simulador de sinal, especificamente o modelo QDB-2A. Este teste é crucial para diagnósticos precisos em situações onde a motocicleta apresenta dificuldade para iniciar ou falhas durante o funcionamento. Vou explicar cada passo de forma detalhada para garantir que vocês possam compreender e aplicar esses conhecimentos na prática.

### **O que é CDI?**

CDI significa "Capacitor Discharge Ignition" (Ignição por Descarga de Capacitor). Este dispositivo é responsável por controlar a ignição na motocicleta, ou seja, ele gerencia o momento exato em que a vela de ignição deve emitir uma faísca, garantindo uma combustão eficiente do combustível.

### **Objetivo do Teste**

O objetivo deste teste é verificar se o CDI está funcionando corretamente e não está em curto-circuito, o que poderia prejudicar outras partes elétricas da motocicleta e impedir o funcionamento adequado do motor.

### **Materiais Necessários**

- CDI da Jet 50 Wuyang
- Simulador de sinal (QDB-2A)
- Multímetro na escala de continuidade
- Bobina de ignição adequada para o teste
- Bobina de pulso (opcional, para testes mais aprofundados)
- Conectores e fios adequados
- Bateria com carga suficiente

### **Procedimento de Teste**

#### **1. Verificação Preliminar de Curto-Circuito**
Antes de conectar o CDI ao simulador ou à motocicleta:
  - **Configure o multímetro para a escala de continuidade.**
  - **Teste a continuidade entre o terminal onde o fio positivo se conecta (geralmente preto) e outros terminais.**
  - **Não deve haver continuidade**; se houver, indica um possível curto-circuito.

#### **2. Conexão do CDI**
  - **Identificação dos fios**:
    - **Preto com Amarelo:** Vai para a bobina de ignição.
    - **Azul com Branco:** Vem da bobina de pulso.
    - **Verde:** Aterramento.
    - **Preto:** Positivo (alimentação direta).
  - **Monte o conector conforme a pinagem e conecte os fios aos terminais correspondentes.**

#### **3. Conexão com a Bobina de Ignição**
  - **Conecte a bobina de ignição**:
    - **Fio Verde (aterramento)** ao terminal negativo da bobina de ignição.
    - **Fio Preto com Amarelo (saída do CDI)** ao terminal positivo da bobina de ignição.

#### **4. Configuração do Simulador de Sinal**
  - **Ligue a bateria ao simulador**:
    - Garra positiva no positivo da bateria.
    - Garra negativa no negativo da bateria.
  - **Ajuste o simulador**:
    - **Frequência:** Comece com um valor baixo.
    - **Porcentagem:** 50% é um bom ponto de partida.
    - **Voltagem:** Verifique se mostra 12 volts (ajuste se estiver usando uma bateria descarregada).

#### **5. Realização do Teste**
  - **Inicie o simulador** e observe a faísca na bobina de ignição.
  - **Aumente a frequência gradualmente e observe as faíscas**:
    - Se a faísca se mantém estável sem cortes, o CDI provavelmente está em bom estado.
    - Se houver falhas nas faíscas ao ajustar a frequência, pode indicar problemas no CDI.

### **Dicas Importantes**

- **Não** permita que o CDI ou a bobina de ignição fique conectado ao simulador por muito tempo para evitar superaquecimento.
- Verifique as conexões regularmente durante o teste para garantir que não haja mal contato.
- Utilize sempre equipamentos de proteção durante os testes para evitar acidentes.

### **Conclusão**

Após realizar esses testes, se o CDI não apresentar falhas, ele está funcional. Caso contrário, será

necessário investigar mais a fundo ou substituí-lo. Lembre-se, problemas intermitentes também podem ser causados por outros componentes elétricos da motocicleta, então é sempre bom verificar toda a rede elétrica se o problema persistir.

Espero que essas informações ajudem vocês a realizar testes de CDI com confiança e precisão. Continuem praticando e qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar. Boa sorte, futuros mecânicos!