Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona (/showthread.php?tid=5745) |
Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona - admin - 13-08-2024 Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona Olá, pessoal! Eu sou o professor Aparecido Oliveira, e hoje vamos aprender sobre o funcionamento de um interruptor do tipo joystick, que é utilizado para ajustar os espelhos retrovisores dos carros. Vou explicar de forma detalhada e simples para que todos possam entender como esse sistema funciona. Funcionamento do Interruptor Joystick 1. Seleção de Espelho O interruptor joystick tem uma posição central (neutra) e duas posições laterais (esquerda e direita) para selecionar qual espelho você deseja ajustar: - Para a Esquerda: Seleciona o espelho do motorista. - Para a Direita: Seleciona o espelho do passageiro. Quando você seleciona um lado, o sistema entende que é aquele espelho que será ajustado. 2. Movimentação do Espelho Depois de selecionar o espelho, o joystick permite movê-lo em quatro direções: - Para Cima: Ajusta o espelho para cima. - Para Baixo: Ajusta o espelho para baixo. - Para a Direita: Ajusta o espelho para a direita. - Para a Esquerda: Ajusta o espelho para a esquerda. 3. Codificação de Sinais O mais interessante é como o sistema consegue entender todas essas movimentações e seleções com apenas alguns fios, utilizando variações de tensão para comunicar os comandos. Vamos detalhar esse processo: a. Tensão Inicial - Quando o interruptor está na posição neutra (sem nenhum botão pressionado), há uma tensão de 5V entre os pinos 29 e 22, e entre os pinos 29 e 3. O sistema entende que nenhum comando foi dado. b. Seleção do Espelho - Espelho do Motorista: Quando você seleciona o espelho do motorista, a tensão cai para cerca de 2,5V. O módulo de controle reconhece essa tensão e sabe que deve ajustar o espelho do motorista. - Espelho do Passageiro: Para o espelho do passageiro, a tensão cai para aproximadamente 3,5V. O módulo de controle reconhece essa tensão e sabe que deve ajustar o espelho do passageiro. c. Movimentação do Espelho Cada direção do joystick resulta em uma queda de tensão diferente: - Para Cima: Cerca de 4V. - Para Baixo: Cerca de 2,7V. - Para a Direita: Cerca de 1,3V. - Para a Esquerda: 0V (curto-circuito com o negativo). 4. Comunicação com os Módulos No caso de carros da linha Volkswagen, como Golf, Polo e Passat, o módulo que recebe esses comandos está na porta do motorista. Quando você seleciona o espelho do passageiro, o comando é enviado via rede CAN para o módulo da porta do passageiro, que então ajusta o espelho de acordo com os comandos recebidos. 5. Divisores de Tensão O circuito interno utiliza divisores de tensão para determinar a tensão de comando que será enviada ao microcontrolador. Isso é feito com resistores que ajustam a tensão conforme o comando desejado. Exemplo de Divisor de Tensão: Se temos dois resistores de 5kΩ, a tensão resultante será 2,5V (5V * 5kΩ / (5kΩ + 5kΩ)). Essa tensão específica corresponde a um comando que o microcontrolador entende e executa a função desejada. 6. Vantagens do Sistema Utilizar um sistema de codificação por tensão tem várias vantagens: - Redução de Fios: Um único fio pode carregar múltiplos comandos, simplificando a fiação. - Custo Reduzido: É mais barato do que sistemas mais complexos como PWM ou rede LIN/CAN. - Simplicidade: Facilita o design e a manutenção do sistema. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender como funciona o interruptor joystick para ajuste dos espelhos retrovisores. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |