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Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona - Versão de Impressão

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Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona - admin - 13-08-2024



Interruptor Codificado Escalonado Para Comando dos Espelhos do Carro - Como Funciona

Olá, pessoal! Eu sou o professor Aparecido Oliveira, e hoje vamos aprender sobre o funcionamento de um interruptor do tipo joystick, que é utilizado para ajustar os espelhos retrovisores dos carros. Vou explicar de forma detalhada e simples para que todos possam entender como esse sistema funciona.

Funcionamento do Interruptor Joystick

1. Seleção de Espelho

O interruptor joystick tem uma posição central (neutra) e duas posições laterais (esquerda e direita) para selecionar qual espelho você deseja ajustar:
- Para a Esquerda: Seleciona o espelho do motorista.
- Para a Direita: Seleciona o espelho do passageiro.

Quando você seleciona um lado, o sistema entende que é aquele espelho que será ajustado.

2. Movimentação do Espelho

Depois de selecionar o espelho, o joystick permite movê-lo em quatro direções:
- Para Cima: Ajusta o espelho para cima.
- Para Baixo: Ajusta o espelho para baixo.
- Para a Direita: Ajusta o espelho para a direita.
- Para a Esquerda: Ajusta o espelho para a esquerda.

3. Codificação de Sinais

O mais interessante é como o sistema consegue entender todas essas movimentações e seleções com apenas alguns fios, utilizando variações de tensão para comunicar os comandos. Vamos detalhar esse processo:

a. Tensão Inicial

- Quando o interruptor está na posição neutra (sem nenhum botão pressionado), há uma tensão de 5V entre os pinos 29 e 22, e entre os pinos 29 e 3. O sistema entende que nenhum comando foi dado.

b. Seleção do Espelho

- Espelho do Motorista: Quando você seleciona o espelho do motorista, a tensão cai para cerca de 2,5V. O módulo de controle reconhece essa tensão e sabe que deve ajustar o espelho do motorista.
- Espelho do Passageiro: Para o espelho do passageiro, a tensão cai para aproximadamente 3,5V. O módulo de controle reconhece essa tensão e sabe que deve ajustar o espelho do passageiro.

c. Movimentação do Espelho

Cada direção do joystick resulta em uma queda de tensão diferente:
- Para Cima: Cerca de 4V.
- Para Baixo: Cerca de 2,7V.
- Para a Direita: Cerca de 1,3V.
- Para a Esquerda: 0V (curto-circuito com o negativo).

4. Comunicação com os Módulos

No caso de carros da linha Volkswagen, como Golf, Polo e Passat, o módulo que recebe esses comandos está na porta do motorista. Quando você seleciona o espelho do passageiro, o comando é enviado via rede CAN para o módulo da porta do passageiro, que então ajusta o espelho de acordo com os comandos recebidos.

5. Divisores de Tensão

O circuito interno utiliza divisores de tensão para determinar a tensão de comando que será enviada ao microcontrolador. Isso é feito com resistores que ajustam a tensão conforme o comando desejado.

Exemplo de Divisor de Tensão:

Se temos dois resistores de 5kΩ, a tensão resultante será 2,5V (5V * 5kΩ / (5kΩ + 5kΩ)). Essa tensão específica corresponde a um comando que o microcontrolador entende e executa a função desejada.

6. Vantagens do Sistema

Utilizar um sistema de codificação por tensão tem várias vantagens:
- Redução de Fios: Um único fio pode carregar múltiplos comandos, simplificando a fiação.
- Custo Reduzido: É mais barato do que sistemas mais complexos como PWM ou rede LIN/CAN.
- Simplicidade: Facilita o design e a manutenção do sistema.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender como funciona o interruptor joystick para ajuste dos espelhos retrovisores. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!