Instalação do Sistema Elétrico do Ar Condicionado: Passo A Passo - Ar Condicionado Un - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Outros (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=128) +---- Fórum: Várias (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=141) +----- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=144) +----- Tópico: Instalação do Sistema Elétrico do Ar Condicionado: Passo A Passo - Ar Condicionado Un (/showthread.php?tid=5746) |
Instalação do Sistema Elétrico do Ar Condicionado: Passo A Passo - Ar Condicionado Un - admin - 14-08-2024 Instalação do Sistema Elétrico do Ar Condicionado: Passo A Passo - Ar Condicionado Universal Olá, pessoal! Eu sou o professor Aparecido Oliveira, e hoje vamos explorar o funcionamento do sistema de ar-condicionado automotivo. Este sistema pode parecer simples, mas possui diversos detalhes importantes que garantem seu funcionamento eficiente e seguro. Componentes Básicos do Sistema de Ar-Condicionado 1. Compressor O compressor é responsável por comprimir o refrigerante em forma de vapor, aumentando sua pressão e temperatura. 2. Condensador O refrigerante aquecido passa pelo condensador, onde é resfriado e volta ao estado líquido. 3. Válvula de Expansão O líquido refrigerante é então introduzido no evaporador através da válvula de expansão. Essa válvula controla a quantidade de refrigerante que entra no evaporador. 4. Evaporador No evaporador, o refrigerante absorve o calor do ar interno do carro, vaporiza e esfria o ar que será enviado para a cabine. 5. Pressostato O pressostato é um componente crucial que monitora a pressão do sistema, garantindo sua operação segura e eficiente. Ele possui diferentes níveis de atuação para controlar a pressão e evitar problemas como falta de refrigerante ou excesso de pressão. Funcionamento do Sistema Ciclo de Refrigeração 1. Compressão: O compressor comprime o refrigerante, transformando-o em vapor de alta pressão e alta temperatura. 2. Condensação: O vapor quente passa pelo condensador, onde é resfriado e se transforma em líquido. 3. Expansão: O líquido refrigerante passa pela válvula de expansão, onde sua pressão e temperatura são reduzidas. 4. Evaporação: O refrigerante entra no evaporador e absorve o calor do ar interno do carro, vaporiza e resfria o ar da cabine. Controle de Pressão e Temperatura - Pressostato de Três Níveis: - Desligamento por Sobrepressão: Desliga o compressor se a pressão do sistema exceder 30 bar, protegendo-o de danos. - Ventilação do Radiador: Ativa a segunda velocidade do ventilador do radiador quando a pressão atinge 16 bar, ajudando a manter a temperatura do condensador. - Pressão Mínima: Garante que o compressor só ligue se a pressão estiver acima de 2 bar, indicando a presença suficiente de refrigerante. Circuito de Atuação Simplificado Ligação do Compressor - Botão de Ativação: Quando pressionado, ativa o relé do ar-condicionado. - Relé e Pressostato: A linha 30 da bateria alimenta a embreagem do compressor através do relé e do contato P1 do pressostato, que deve estar fechado para iniciar o ciclo de resfriamento. - Primeira e Segunda Velocidade do Ventilador do Radiador: - Primeira Velocidade: Ativada junto com a embreagem do compressor. - Segunda Velocidade: Ativada pelo contato P2 do pressostato ao atingir 16 bar. Proteção Contra Congelamento - Termostato de Anticongelamento: Evita que as aletas do evaporador congelem, garantindo que o ar-condicionado só funcione com a ventilação interna ativada. Sistemas Avançados Centrais Eletrônicas e Sensores - Compensação de Carga: Ajusta a rotação do motor ao ligar o compressor, garantindo estabilidade. - Sensor de Temperatura do Evaporador: Monitora e evita o congelamento das aletas. - Desligamento Inteligente: Desliga o compressor em condições extremas, como alta temperatura do motor ou plena carga, para proteger o sistema. Diversidade de Circuitos Existem várias configurações de circuitos de ar-condicionado. Por exemplo: - Controle de Ventilação: Pode variar entre controlar o lado positivo ou negativo do circuito. - Interação com o Motor: A primeira velocidade do ventilador do radiador liga com o compressor, enquanto a segunda velocidade depende da temperatura do motor e da pressão do sistema. Espero que esta explicação tenha esclarecido o funcionamento do sistema de ar-condicionado automotivo. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima! |