Como Consertar defeito de Ignição E Fazer O Motor Voltar A Funcionar - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Outros (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=128) +---- Fórum: Várias (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=141) +----- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=144) +----- Tópico: Como Consertar defeito de Ignição E Fazer O Motor Voltar A Funcionar (/showthread.php?tid=5747) |
Como Consertar defeito de Ignição E Fazer O Motor Voltar A Funcionar - admin - 15-08-2024 Como Consertar defeito de Ignição E Fazer O Motor Voltar A Funcionar Olá, pessoal! Eu sou o professor Aparecido Oliveira, e hoje vamos falar sobre um problema comum que pode deixar muitos mecânicos novatos confusos: quando o motor não funciona, falha ao acelerar, consome muito combustível, não tem potência ou apaga do nada. Isso pode ser causado por vários motivos, e hoje vou explicar como diagnosticar e solucionar esses problemas de forma sistemática. Possíveis Causas dos Problemas no Motor 1. Sistema de Ignição - Bateria: Verifique se a bateria está carregada e se os terminais estão limpos e bem conectados. - Chave de Ignição: Pode haver um mau contato ou falha na chave de ignição. - Fusíveis: Fusíveis com mau contato ou defeituosos podem causar problemas de ignição. - Distribuidor: Verifique a tampa, o rotor, os cabos da bobina e as velas de ignição. - Bobina de Ignição: Pode ser uma bobina defeituosa ou inadequada. - Módulo de Ignição: O módulo pode estar com problemas de alimentação ou mau contato. 2. Sistema de Combustível - Bomba de Combustível: Verifique se a bomba está funcionando corretamente e fornecendo a pressão adequada. - Filtros de Combustível: Filtros entupidos podem restringir o fluxo de combustível. - Injetores de Combustível: Podem estar sujos ou defeituosos. 3. Sistema de Admissão e Escape - Filtro de Ar: Um filtro de ar sujo pode restringir o fluxo de ar. - Sensor de Fluxo de Ar: Pode estar defeituoso ou sujo. - Escape: Verifique se não há obstruções no sistema de escape. 4. Sistema Elétrico e de Controle - Alternador: Verifique a tensão e o regulador do alternador. - Chicotes Elétricos: Verifique se não há fios quebrados, mau contato ou emendas mal feitas. - Sensores: Verifique se todos os sensores do motor estão funcionando corretamente. 5. Sistema Mecânico do Motor - Compressão: Verifique a compressão dos cilindros. - Sincronismo: Verifique se a distribuição está sincronizada corretamente. Diagnóstico Sistemático Passo 1: Verificar a Centelha - Centelhador: Coloque um centelhador no cabo da bobina, ajustado para 5 mm de gap. - Teste de Centelha: Se a centelha saltar 5 mm, a bobina e o módulo provavelmente estão funcionando corretamente. Se não houver centelha ou for fraca, passe para o próximo passo. Passo 2: Verificar a Bobina de Ignição - Alimentação: Verifique se a bobina está recebendo alimentação adequada. - Resistência: Meça a resistência do primário e do secundário da bobina. - Estado Físico: Verifique se a bobina está trincada, derretida ou estufada. Passo 3: Verificar o Módulo de Ignição - Tensão de Alimentação: Meça a tensão que chega ao módulo. - Continuidade: Verifique a continuidade dos fios e chicotes. - Sinal do Distribuidor: Verifique se o sinal do distribuidor está chegando corretamente ao módulo. Passo 4: Verificar o Distribuidor - Mecânica: Verifique se o distribuidor está no ponto correto e se o rotor e a tampa estão em bom estado. - Sincronismo: Verifique o alinhamento do rotor e das aranhas. Passo 5: Verificar o Sistema de Combustível - Bomba de Combustível: Meça a pressão de combustível fornecida pela bomba. - Filtros e Injetores: Verifique se os filtros estão limpos e se os injetores estão funcionando corretamente. Passo 6: Verificar a Parte Elétrica - Alternador: Meça a tensão de saída do alternador. - Chicotes e Conexões: Verifique se todos os chicotes e conexões estão em bom estado. Passo 7: Verificar o Sistema de Admissão e Escape - Filtro de Ar: Verifique se o filtro de ar está limpo. - Sensor de Fluxo de Ar: Limpe ou substitua o sensor, se necessário. - Escape: Verifique se não há obstruções no sistema de escape. Passo 8: Verificar o Sistema Mecânico do Motor - Compressão: Faça um teste de compressão para verificar a condição dos cilindros. - Sincronismo: Verifique se a distribuição está corretamente sincronizada. Dicas Importantes - Não Troque Peças Desnecessariamente: Sempre teste antes de substituir. - Verifique Visualmente e Com Medições: Inspeções visuais são importantes, mas medições são essenciais para um diagnóstico preciso. - Siga um Roteiro: Um roteiro sistemático ajuda a não se perder e a identificar o problema com eficiência. Espero que esta explicação tenha ajudado a entender como diagnosticar problemas no motor de forma eficiente. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima! |