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Dica 3 , Ivan Motos Show - admin - 07-09-2024 Dica 3 , Ivan Motos Show Olá, pessoal! Eu sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou mostrar como testar e diagnosticar o motor de partida de uma motocicleta, especificamente uma Yamaha Factor 2009. Vamos aprender a usar o multímetro e uma ferramenta específica para identificar problemas no induzido do motor de partida. Vou explicar detalhadamente e de forma simples para que todos possam entender. Ferramentas Necessárias 1. Multímetro 2. Ferramenta de Teste de Motores de Partida 3. Motores de Partida (um defeituoso, um possivelmente defeituoso e um novo) Passo 1: Teste de Continuidade 1.1 Configuração do Multímetro - Escala de Continuidade: Coloque o multímetro na escala de continuidade. 1.2 Teste do Induzido - Prova no Aterramento: Coloque uma ponta de prova no aterramento (massa) do induzido. - Prova no Coletor: Coloque a outra ponta de prova no coletor do induzido. Resultado Esperado: Não deve haver continuidade. Se houver, o induzido está em curto-circuito. Exemplo - Induzido 1: Sem continuidade (OK). - Induzido 2: Sem continuidade (OK). - Induzido 3: Com continuidade (Defeituoso). Passo 2: Teste de Resistência 2.1 Configuração do Multímetro - Escala de 200 ohms: Coloque o multímetro na escala de 200 ohms. 2.2 Medir a Resistência - Prova no Aterramento: Coloque uma ponta de prova no aterramento. - Prova no Coletor: Coloque a outra ponta de prova no coletor. Resultado Esperado: Não deve haver resistência significativa. Se houver, o induzido está com problemas. Exemplo - Induzido 1: Sem resistência significativa (OK). - Induzido 2: Resistência de 59 mil ohms (Defeituoso). - Induzido 3: Resistência alterada (Defeituoso). Passo 3: Teste com Ferramenta de Diagnóstico 3.1 Configuração da Ferramenta - Ligar a Ferramenta: Ligue a ferramenta de teste de motores de partida. 3.2 Teste do Induzido - Prova no Aterramento: Coloque a ponta de prova preta no aterramento. - Prova no Coletor: Coloque a outra ponta de prova no coletor e observe a luz indicadora. Resultado Esperado: A luz não deve acender. Se acender, indica que há um curto-circuito. Exemplo - Induzido 1: Luz acende (Defeituoso). - Induzido 2: Luz acende mais forte (Defeituoso). - Induzido Novo: Luz não acende (OK). Passo 4: Análise dos Resultados 4.1 Induzido Defeituoso - Sintomas: Mesmo que o motor de partida funcione, pode haver um peso na partida, consumindo muita corrente elétrica e descarregando a bateria rapidamente. - Diagnóstico: Se a luz da ferramenta de diagnóstico acender, o induzido está em curto-circuito. 4.2 Induzido Novo - Sintomas: Funcionamento normal sem peso na partida. - Diagnóstico: A luz da ferramenta de diagnóstico não acende, indicando que o induzido está em boas condições. Conclusão Usar o multímetro e a ferramenta de diagnóstico de motores de partida é essencial para identificar problemas no induzido. Mesmo que o motor de partida funcione, ele pode estar consumindo mais corrente do que o necessário, levando ao descarregamento da bateria. Espero que esta explicação tenha ajudado a entender como testar e diagnosticar problemas no motor de partida da motocicleta. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima! |