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Dica 3 , Ivan Motos Show - admin - 07-09-2024



Dica 3 , Ivan Motos Show

Olá, pessoal! Eu sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou mostrar como testar e diagnosticar o motor de partida de uma motocicleta, especificamente uma Yamaha Factor 2009. Vamos aprender a usar o multímetro e uma ferramenta específica para identificar problemas no induzido do motor de partida. Vou explicar detalhadamente e de forma simples para que todos possam entender.

Ferramentas Necessárias

1. Multímetro
2. Ferramenta de Teste de Motores de Partida
3. Motores de Partida (um defeituoso, um possivelmente defeituoso e um novo)

Passo 1: Teste de Continuidade

1.1 Configuração do Multímetro

- Escala de Continuidade: Coloque o multímetro na escala de continuidade.

1.2 Teste do Induzido

- Prova no Aterramento: Coloque uma ponta de prova no aterramento (massa) do induzido.
- Prova no Coletor: Coloque a outra ponta de prova no coletor do induzido.

Resultado Esperado: Não deve haver continuidade. Se houver, o induzido está em curto-circuito.

Exemplo

- Induzido 1: Sem continuidade (OK).
- Induzido 2: Sem continuidade (OK).
- Induzido 3: Com continuidade (Defeituoso).

Passo 2: Teste de Resistência

2.1 Configuração do Multímetro

- Escala de 200 ohms: Coloque o multímetro na escala de 200 ohms.

2.2 Medir a Resistência

- Prova no Aterramento: Coloque uma ponta de prova no aterramento.
- Prova no Coletor: Coloque a outra ponta de prova no coletor.

Resultado Esperado: Não deve haver resistência significativa. Se houver, o induzido está com problemas.

Exemplo

- Induzido 1: Sem resistência significativa (OK).
- Induzido 2: Resistência de 59 mil ohms (Defeituoso).
- Induzido 3: Resistência alterada (Defeituoso).

Passo 3: Teste com Ferramenta de Diagnóstico

3.1 Configuração da Ferramenta

- Ligar a Ferramenta: Ligue a ferramenta de teste de motores de partida.

3.2 Teste do Induzido

- Prova no Aterramento: Coloque a ponta de prova preta no aterramento.
- Prova no Coletor: Coloque a outra ponta de prova no coletor e observe a luz indicadora.

Resultado Esperado: A luz não deve acender. Se acender, indica que há um curto-circuito.

Exemplo

- Induzido 1: Luz acende (Defeituoso).
- Induzido 2: Luz acende mais forte (Defeituoso).
- Induzido Novo: Luz não acende (OK).

Passo 4: Análise dos Resultados

4.1 Induzido Defeituoso

- Sintomas: Mesmo que o motor de partida funcione, pode haver um peso na partida, consumindo muita corrente elétrica e descarregando a bateria rapidamente.
- Diagnóstico: Se a luz da ferramenta de diagnóstico acender, o induzido está em curto-circuito.

4.2 Induzido Novo

- Sintomas: Funcionamento normal sem peso na partida.
- Diagnóstico: A luz da ferramenta de diagnóstico não acende, indicando que o induzido está em boas condições.

Conclusão

Usar o multímetro e a ferramenta de diagnóstico de motores de partida é essencial para identificar problemas no induzido. Mesmo que o motor de partida funcione, ele pode estar consumindo mais corrente do que o necessário, levando ao descarregamento da bateria.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender como testar e diagnosticar problemas no motor de partida da motocicleta. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima!