Moto dando partida só (CG 150 FAN ESI 2010 ) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto dando partida só (CG 150 FAN ESI 2010 ) (/showthread.php?tid=5760) |
Moto dando partida só (CG 150 FAN ESI 2010 ) - admin - 10-09-2024 Moto dando partida só (CG 150 FAN ESI 2010 ) Olá, pessoal! Eu sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como diagnosticar e reparar problemas de descarga de bateria e partida automática em uma Honda CG 150 Fan ESI 2010. Vamos analisar cada passo detalhadamente para entender e resolver esses problemas. Problemas Reportados 1. Descarregamento da Bateria 2. Partida Automática Involuntária 3. Necessidade de Segurar a Manete de Embreagem para Dar Partida Passo 1: Análise Inicial da Bateria e Sistema de Partida - Bateria Fraca: A lâmpada está fraca e a motocicleta não dá partida. - Colocação de Bateria de Teste: Substituímos a bateria original por uma bateria de teste para iniciar os diagnósticos. Observação dos Sintomas - Partida Automática: Ao ligar a chave de ignição, a moto tenta dar partida sozinha, mesmo sem pressionar o botão de partida. - Motor de Partida em Funcionamento Contínuo: Após a moto ligar, o motor de partida continua girando. Passo 2: Diagnóstico do Relé de Partida Verificação do Relé - Comportamento do Relé: Ao desligar a chave de ignição, o motor de partida para de girar, indicando que o relé de partida não está com defeito, pois corta a corrente quando a ignição é desligada. Passo 3: Diagnóstico do Interruptor de Partida e Fiação Desconexão do Conector do Interruptor de Partida - Localização do Conector: Conector do relé de partida com fios amarelo com vermelho, preto e verde com amarelo. - Desconexão: Desconectamos o conector do interruptor de partida e ligamos a chave de ignição. A moto não tenta dar partida sozinha, indicando que o problema está na fiação ou no próprio interruptor de partida. Teste do Interruptor de Partida - Desmontagem do Interruptor: Analisamos o interior do interruptor e verificamos se há sujeira ou curto-circuito. - Teste de Continuidade: Usamos um multímetro na escala de continuidade para verificar se há continuidade entre os terminais ao pressionar o botão de partida. Passo 4: Reparação da Fiação e Isolamento Reparação dos Fios - Isolamento Correto: Verificamos se os fios preto e amarelo com vermelho estão devidamente isolados e não estão encostando um no outro. - Reparo: Corrigimos o isolamento e verificamos novamente a partida. Teste de Voltagem - Multímetro: Usamos o multímetro para verificar se está chegando a voltagem correta na bateria com o motor em funcionamento. - Resultado: Confirmamos que a voltagem está em torno de 14 volts, indicando que o sistema de carga está funcionando corretamente. Passo 5: Análise do Sistema de Carga e Fiação Adicional Verificação de Fios e Conectores - Inspeção Visual: Verificamos todos os fios e conectores do sistema de carga, removendo o tanque e assento para uma inspeção completa. - Correção de Conexões: Corrigimos qualquer fio desencapado ou mal conectado que possa causar problemas. Teste do Relé Auxiliar de Carga - Análise do Relé: Verificamos se o relé está recebendo o sinal de aterramento adequado do módulo. - Correção de Ligações: Se necessário, corrigimos ligações que foram feitas de maneira incorreta por reparadores anteriores. Conclusão Resumo dos Problemas e Soluções 1. Partida Automática Involuntária: Corrigido isolando adequadamente os fios do interruptor de partida. 2. Descarregamento da Bateria: Resolvido ao corrigir o problema do motor de partida que ficava ligado continuamente. 3. Sistema de Carga: Verificado e corrigido qualquer ligação incorreta, garantindo que o sistema de carga esteja funcionando corretamente. Dicas Finais - Uso de Ferramentas Adequadas: Sempre utilize multímetro e outras ferramentas apropriadas para diagnósticos precisos. - Revisão Completa do Sistema Elétrico: Sempre faça uma inspeção completa do sistema elétrico ao realizar reparos, especialmente se houver modificações ou reparações anteriores. - Educação Contínua: Continue estudando e aprendendo sobre mecânica de motos para melhorar suas habilidades e oferecer um serviço de qualidade. Espero que esta explicação tenha ajudado a entender como diagnosticar e reparar problemas de descarga de bateria e partida automática em motocicletas. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima! |