Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 ) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 ) (/showthread.php?tid=5761) |
Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 ) - admin - 11-09-2024 Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 ) Olá, pessoal! Eu sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como fazer o teste no conector da boia de combustível da moto Yamaha YBR. Vou mostrar cada passo de forma detalhada e simples para que todos possam entender e aplicar em suas próprias oficinas. Vamos lá! Componentes e Preparação Materiais Necessários 1. Multímetro 2. Boia de combustível da Yamaha YBR 3. Conector da boia de combustível com fios verde e preto Ajustes do Multímetro 1. Coloque o multímetro na escala de 20 volts para medir a voltagem. 2. Coloque a ponta de prova preta no aterramento da moto. 3. Coloque a ponta de prova vermelha no fio verde do conector. Passo 1: Teste de Voltagem no Fio Verde Medição com a Chave de Ignição Ligada 1. Ligue a chave de ignição. 2. Meça a voltagem no fio verde. 3. A leitura deve estar entre 5 a 6 volts. Isso indica que a alimentação positiva está correta e vem do marcador de combustível. Explicação A voltagem de 5 a 6 volts no fio verde é normal e esperada, pois a alimentação positiva passa pela bobina do marcador de combustível e retorna ao conector. Passo 2: Teste de Continuidade no Fio Preto Medição com a Chave de Ignição Desligada 1. Desligue a chave de ignição. 2. Coloque o multímetro na escala de continuidade. 3. Coloque a ponta de prova vermelha no fio preto do conector. 4. Verifique se o multímetro emite um bip, indicando continuidade. Explicação A continuidade no fio preto confirma que o aterramento está adequado, o que é crucial para o funcionamento correto do sistema de medição de combustível. Passo 3: Conectar e Testar a Boia de Combustível Preparação 1. Conecte a boia de combustível no conector. 2. Coloque a ponta de prova vermelha no fio verde do conector. 3. Coloque o multímetro na escala de 20 volts novamente. Teste com a Chave de Ignição Ligada 1. Ligue a chave de ignição. 2. Com a boia em posição baixa (tanque vazio), a leitura deve ser em torno de 4 volts. 3. Movimente a boia para simular a adição de combustível. Observação das Leituras 1. À medida que você levanta a boia, a voltagem deve diminuir. 2. Com o tanque cheio (boia levantada), a voltagem deve ficar próxima de 1 volt ou até 0,9 volt. Explicação Quando a boia está baixa, a resistência é alta e a voltagem medida é maior. À medida que a boia sobe (simulando o tanque sendo enchido), a resistência diminui, resultando em uma voltagem menor. Isso ocorre porque a resistência da boia de combustível altera a voltagem de retorno ao marcador de combustível, ajustando a leitura no painel. Passo 4: Verificação da Resposta do Marcador de Combustível Teste Dinâmico 1. Com a boia conectada, ligue e desligue a chave de ignição. 2. Observe o marcador de combustível no painel. 3. Ao ligar a chave, o ponteiro do marcador deve se mover para a posição que corresponde ao nível de combustível no tanque. Explicação O marcador de combustível no painel recebe a voltagem de retorno da boia e ajusta a posição do ponteiro de acordo com o nível de combustível. Se a leitura é precisa e corresponde ao movimento da boia, o sistema está funcionando corretamente. Conclusão Recapitulando 1. Teste de Voltagem: Medimos entre 5 a 6 volts no fio verde. 2. Teste de Continuidade: Confirmamos a continuidade no fio preto. 3. Teste da Boia: Observamos a queda de voltagem conforme a boia é levantada. 4. Verificação do Marcador: Confirmamos que o marcador responde corretamente às mudanças de voltagem. Dicas Finais - Sempre verifique a integridade dos fios e conexões. - Utilize um multímetro calibrado para garantir leituras precisas. - Realize testes com a chave de ignição ligada e desligada para identificar problemas elétricos de maneira abrangente. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários e estarei pronto para ajudar. Até a próxima, pessoal! |