COMO ANALISAR O EMPENO DO CABEÇOTE DA - NXR BROS 150 2009. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: COMO ANALISAR O EMPENO DO CABEÇOTE DA - NXR BROS 150 2009. (/showthread.php?tid=5776) |
COMO ANALISAR O EMPENO DO CABEÇOTE DA - NXR BROS 150 2009. - admin - 14-07-2024 COMO ANALISAR O EMPENO DO CABEÇOTE DA - NXR BROS 150 2009. ### Análise do Vídeo: "Como Analisar o Empeno do Cabeçote da Honda NXR Bros 150 2009" #### Introdução e Contextualização Neste vídeo, o professor Hélio da HRC-MOTOS demonstra para seus aprendizes de mecânica como analisar o empeno do cabeçote de uma Honda NXR 150 Bros, ano 2009. Ele mostra como usar uma régua de precisão e um calibre de lâminas para determinar se o cabeçote está fora dos limites aceitáveis de empeno, o que é uma verificação crucial para garantir o bom funcionamento do motor. #### Ferramentas e Componentes Utilizados - **Régua de Precisão:** Ferramenta essencial para medir a planicidade do cabeçote. - **Calibre de Lâminas:** Utilizado para verificar o espaço entre a régua e o cabeçote. Neste caso, a lâmina de 0,05 mm (ou 0,050 mm) é usada. - **Manual de Serviço da NXR 150 Bros:** Para referência de limites de uso e especificações técnicas. #### Passo a Passo do Procedimento 1. **Identificação do Problema:** - O cabeçote está internado (empenado) na frente, no lado do cano de descarga, que é a parte que mais aquece devido à proximidade com a câmara de combustão. - A explosão ar-combustível na câmara de combustão está escapando por essa parte, indicando que o cabeçote está empenado. 2. **Preparação para a Medição:** - Posicione a régua de precisão de alumínio sobre o cabeçote de maneira que cubra a área suspeita de empeno. - Utilize o calibre de lâminas para medir a folga entre a régua e o cabeçote. Neste teste, a lâmina de 0,05 mm é utilizada. 3. **Realização da Medição:** - Pressione levemente a régua contra o cabeçote, mantendo-a firme nas extremidades. - Insira a lâmina de 0,05 mm entre a régua e o cabeçote e deslize-a ao longo da superfície para verificar se há folga. - Se a lâmina passar facilmente sob a régua, isso indica que há empeno. Mova a régua para diferentes posições para testar várias áreas. 4. **Interpretação dos Resultados:** - A lâmina passa com facilidade sob a régua em várias posições, confirmando que o cabeçote está empenado além do limite de uso especificado pelo fabricante (5 centésimos de milímetro). - O manual de serviço confirma que o limite de uso é 0,05 mm e que qualquer valor acima disso requer retificação do cabeçote. 5. **Conclusão e Ação Necessária:** - Como o cabeçote está empenado além do limite permitido, é necessário realizar o fretamento (retificação) para corrigir a planicidade. - Os parafusos do cabeçote devem ser apertados com o torque especificado: 3,3 kgf.m para os quatro parafusos principais e 1 kgf.m para os dois parafusos menores. #### Pontos Importantes - **Ferramentas Adequadas:** Usar uma régua de precisão e um calibre de lâminas é essencial para medir com precisão o empeno do cabeçote. - **Limites de Especificação:** Sempre consulte o manual do fabricante para conhecer os limites de uso e as especificações técnicas. - **Correção do Problema:** Se o cabeçote estiver fora dos limites aceitáveis, ele deve ser retificado para garantir um bom funcionamento do motor e evitar falhas de compressão. #### Conclusão O vídeo do professor Hélio é uma excelente demonstração prática de como verificar o empeno do cabeçote da Honda NXR 150 Bros. A explicação detalhada e o uso das ferramentas adequadas ajudam os aprendizes a entenderem a importância da planicidade do cabeçote e como medir corretamente essa característica. #### Dicas Adicionais para Novos Mecânicos - **Pratique a Medição:** Realize medições em cabeçotes de treinamento para ganhar habilidade e confiança. - **Manutenção Preventiva:** Verifique regularmente o estado do cabeçote e de outros componentes críticos para evitar problemas maiores. - **Documente os Procedimentos:** Mantenha um registro das medições e reparos realizados para referência futura. - **Consulte Profissionais:** Não hesite em consultar mecânicos experientes ou manuais técnicos se tiver dúvidas durante o procedimento. - **Use Equipamentos de Proteção:** Utilize sempre equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir sua segurança durante a realização dos procedimentos. Essas dicas ajudarão a desenvolver habilidades essenciais e garantir a qualidade do trabalho na área de mecânica de motocicletas. |