XRE 300 2011 - Piscas Não Funcionam. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: XRE 300 2011 - Piscas Não Funcionam. (/showthread.php?tid=5805) |
XRE 300 2011 - Piscas Não Funcionam. - admin - 15-07-2024 XRE 300 2011 - Piscas Não Funcionam. ### Aula Prática: Diagnóstico e Reparação do Sistema de Pisca-Pisca da Honda XRE 300 2011 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos fazer uma análise detalhada e simples de um problema no sistema de pisca-pisca de uma moto Honda XRE 300 ano 2011. Vamos entender o que está acontecendo e como resolver o problema passo a passo. Vou complementar com alguns detalhes adicionais para vocês entenderem bem o processo. ### Problema Inicial A moto apresenta um problema em que, ao ligar o pisca para um dos lados, todas as luzes de sinalização acendem diretamente, tanto no painel quanto nas luzes traseiras e dianteiras. Isso indica um possível problema no relé de pisca que está integrado ao painel. ### Passo a Passo da Solução 1. **Identificação e Desmontagem:** - Começamos desmontando a parte frontal da moto para acessar o painel e os conectores. - Soltei o farol e desconectei o conector do painel. Notei uma ligação direta entre o fio preto (alimentação do painel) e o fio cinza (que leva a alimentação do relé integrado). 2. **Diagnóstico Inicial:** - Essa ligação direta sugere que o relé integrado ao painel pode estar com defeito. Provavelmente, fizeram isso para tentar contornar o problema, ligando um relé externo. 3. **Teste de Tensão:** - Conectei novamente o conector do painel e usei um multímetro para medir a tensão saindo do fio cinza. - Coloquei o multímetro na escala de 20 volts de corrente contínua, com a ponta de prova no aterramento do motor e a outra ponta no fio cinza. - A tensão medida foi de aproximadamente 6 a 7 volts, indicando que o relé integrado não está funcionando corretamente, pois a tensão deveria ser mais alta. 4. **Solução Proposta:** - A substituição do painel seria a solução ideal, mas o cliente autorizou a instalação de um relé de pisca externo. ### Instalação do Relé Externo 1. **Escolha do Relé:** - Utilizei um relé de pisca da YBR 125, que possui um conector de 2 pinos (um para alimentação e outro para o interruptor dos piscas). 2. **Preparação do Conector:** - Encontrei um conector que encaixa perfeitamente no relé. - Cortei as pontas dos fios do conector e soldei no relé, utilizando tubos termo-retráteis para isolamento. 3. **Instalação do Relé:** - Conectei o relé à fiação existente, utilizando os fios soldados e isolados com termo-retrátil. - Liguei a chave de ignição e testei os piscas para ambos os lados. ### Teste Final - Após a instalação, liguei a chave de ignição e testei o pisca para a direita e para a esquerda. - O sistema funcionou corretamente, com os piscas acendendo e apagando conforme esperado. ### Complementos e Dicas - **Importância do Relé de Pisca:** O relé de pisca é fundamental para o funcionamento adequado das luzes de sinalização. Ele regula a intermitência das luzes, garantindo que elas piscem em intervalos regulares. - **Uso de Multímetro:** Sempre use um multímetro para verificar a tensão e continuidade dos circuitos. Isso ajuda a diagnosticar problemas elétricos com precisão. - **Isolamento Elétrico:** Utilize tubos termo-retráteis ou fita isolante de boa qualidade para garantir que as conexões elétricas fiquem bem isoladas e protegidas contra curto-circuitos. - **Manual do Proprietário:** Consulte sempre o manual do proprietário para entender as especificações elétricas e mecânicas da moto. Isso ajuda a evitar erros durante a manutenção. Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar esses conceitos na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |