CB 300r 2010 Aquecedor Sonda Com defeito Passo A Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CB 300r 2010 Aquecedor Sonda Com defeito Passo A Passo (/showthread.php?tid=5806) |
CB 300r 2010 Aquecedor Sonda Com defeito Passo A Passo - admin - 25-07-2024 CB 300r 2010 Aquecedor Sonda Com defeito Passo A Passo ### Aula Prática: Diagnóstico e Reparação do Sistema de Injeção Eletrônica da Honda CB 300 2010 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos abordar um problema no sistema de injeção eletrônica de uma Honda CB 300 ano 2010. Vamos aprender a identificar e corrigir um problema específico com a sonda lambda e o aquecedor da sonda. Acompanhem o passo a passo e as explicações detalhadas para entenderem como realizar esse tipo de manutenção. ### Problema Inicial Quando a chave de ignição é ligada, a luz de anomalia no painel acende e, após alguns segundos, apaga. No entanto, ela volta a acender, indicando um erro no sistema de injeção PGM-FI (Programmed Fuel Injection). ### Diagnóstico Inicial 1. **Verificação do Código de Erro:** - Desmontamos o banco da motocicleta para acessar o conector DLC (Diagnostic Link Connector). - Fizemos uma ligação direta entre o fio azul claro e o fio verde do conector DLC para forçar a central a exibir os códigos de erro armazenados. 2. **Leitura do Código de Erro:** - Ligamos a chave de ignição e contamos as piscadas da luz de anomalia no painel. - O código exibido foi 23, indicando um problema no aquecedor da sonda lambda. ### Teste da Sonda Lambda 1. **Desconexão da Sonda Lambda:** - Desconectamos a sonda lambda do chicote principal. - A sonda lambda possui dois fios brancos que são os terminais do aquecedor. 2. **Medição da Resistência:** - Com o multímetro na escala de 200 ohms, medimos a resistência entre os dois fios brancos. - A resistência medida foi zero, indicando que o aquecedor da sonda lambda está com defeito, pois a resistência correta deve estar entre 5 e 20 ohms. ### Solução: Substituição da Sonda Lambda 1. **Instalação da Nova Sonda Lambda:** - Conectamos a nova sonda lambda no chicote principal. - Medimos a resistência da nova sonda lambda e obtivemos um valor dentro da faixa correta (8.8 ohms). 2. **Reset da Central:** - Para resetar a central, ligamos a chave de ignição, desconectamos e reconectamos o conector DLC. - A luz de anomalia piscou continuamente, indicando que o reset foi realizado com sucesso. ### Teste Final 1. **Verificação da Luz de Anomalia:** - Ligamos a chave de ignição novamente e observamos que a luz de anomalia acendeu e apagou, não voltando a acender, indicando que o problema foi resolvido. 2. **Verificação da Leitura da Sonda Lambda:** - Com o multímetro na escala de 20 volts, conectamos a ponta de prova positiva no fio preto do conector da sonda lambda e a ponta de prova negativa no aterramento. - Ligamos a moto e verificamos que a leitura da sonda lambda estava entre 100 e 900 milivolts, o que é um valor correto, indicando que a sonda está funcionando adequadamente. ### Complementos e Dicas - **Função da Sonda Lambda:** A sonda lambda mede a quantidade de oxigênio nos gases de escape, enviando essa informação para a central de injeção eletrônica para ajustar a mistura ar-combustível, garantindo eficiência e menores emissões. - **Importância do Aquecedor da Sonda Lambda:** O aquecedor da sonda lambda é crucial para que a sonda atinja a temperatura de operação rapidamente, garantindo leituras precisas logo após a partida do motor. - **Uso de Multímetro:** O multímetro é uma ferramenta essencial para diagnosticar problemas elétricos. Saber utilizá-lo corretamente é fundamental para qualquer mecânico. - **Consultas ao Manual:** Sempre consulte o manual do proprietário para verificar especificações e procedimentos recomendados pelo fabricante. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses conceitos na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |