CB 500f 2013 Como Testar Estator Passo A Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CB 500f 2013 Como Testar Estator Passo A Passo (/showthread.php?tid=5807) |
CB 500f 2013 Como Testar Estator Passo A Passo - admin - 30-07-2024 CB 500f 2013 Como Testar Estator Passo A Passo Aula Prática: Teste e Diagnóstico do Estator da Honda CB 500F 2013 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender a testar o estator de uma Honda CB 500F ano 2013. O estator é uma peça fundamental do sistema de carga da motocicleta, e é importante garantir que ele esteja funcionando corretamente. Vamos seguir passo a passo para realizar os testes de resistência, corrente alternada e continuidade do estator. Localização dos Componentes 1. Estator: - O estator está localizado na tampa esquerda do motor. 2. Regulador/Retificador: - O regulador está localizado abaixo da tampa lateral esquerda. Desconectando o Estator 1. Desconexão do Conector: - Desconecte o conector cinza do regulador/retificador. Esse conector possui três fios amarelos que vêm do estator. Teste de Resistência do Estator 1. Configuração do Multímetro: - Coloque o multímetro na escala de 200 ohms. 2. Medindo a Resistência: - Coloque as pontas de prova do multímetro nos terminais dos fios amarelos. A ordem das pontas não importa. - A resistência deve estar entre 0,1 e 1,0 ohms. 3. Procedimento: - Conecte uma ponta de prova a um fio amarelo e a outra ponta a outro fio amarelo. - Anote a resistência. Repita o procedimento para todas as combinações possíveis de dois fios amarelos. - Resultados esperados: - Primeira combinação: 0,1 ohms. - Segunda combinação: 0,1-0,2 ohms. - Terceira combinação: 0,1 ohms. Teste de Corrente Alternada do Estator 1. Configuração do Multímetro: - Coloque o multímetro na escala de 200 volts AC (corrente alternada). 2. Medindo a Voltagem: - Ligue a motocicleta e acelere-a para medir a voltagem. - Coloque as pontas de prova do multímetro nos terminais dos fios amarelos, em diferentes combinações, enquanto a moto está ligada. 3. Procedimento: - Conecte uma ponta de prova a um fio amarelo e a outra ponta a outro fio amarelo. - Ligue a motocicleta e acelere-a. A voltagem deve estar entre 120 e 140 volts AC. - Repita o procedimento para todas as combinações possíveis de dois fios amarelos. - Resultados esperados: - Primeira combinação: aproximadamente 130 volts. - Segunda combinação: aproximadamente 130 volts. - Terceira combinação: aproximadamente 130 volts. Teste de Continuidade do Estator 1. Configuração do Multímetro: - Coloque o multímetro na escala de continuidade (diode test). 2. Verificando Continuidade com o Aterramento: - Conecte uma ponta de prova ao aterramento (chassi da motocicleta). - Conecte a outra ponta de prova a um dos fios amarelos. 3. Procedimento: - Teste cada fio amarelo individualmente. - Não deve haver continuidade entre qualquer fio amarelo e o aterramento (não deve emitir som). - Resultados esperados: - Fio amarelo 1: sem som. - Fio amarelo 2: sem som. - Fio amarelo 3: sem som. Teste com Lâmpada de Farol 1. Preparação: - Utilize uma lâmpada de farol (35W/35W ou 60W/55W). 2. Testando a Voltagem: - Conecte um terminal da lâmpada a um fio amarelo e o outro terminal a outro fio amarelo. - Ligue a motocicleta e observe a lâmpada. 3. Procedimento: - Conecte a lâmpada entre dois fios amarelos e ligue a motocicleta. - A lâmpada deve acender com força. - Repita para todas as combinações possíveis de dois fios amarelos. - Resultados esperados: - Primeira combinação: lâmpada acende forte. - Segunda combinação: lâmpada acende forte. - Terceira combinação: lâmpada acende forte. Conclusão Se todos os testes (resistência, corrente alternada e continuidade) apresentarem os resultados esperados, o estator da Honda CB 500F 2013 está em bom estado de funcionamento. Caso contrário, se houver alguma irregularidade, pode ser necessário substituir o estator. Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para todos vocês. Vamos agora praticar esses testes na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |