CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo (/showthread.php?tid=5810) |
CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo - admin - 13-08-2024 CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo Aula Prática: Diagnóstico do Velocímetro da Honda CB 500F 2013 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos resolver um problema comum: o velocímetro da Honda CB 500F ano 2013 não está funcionando. Vamos seguir um passo a passo para diagnosticar e resolver o problema, explicando cada etapa de forma simples e detalhada. Passo 1: Verificação Inicial 1. Ligando a Moto: - Ligue a chave de ignição. - Engate a primeira marcha e observe se o velocímetro responde. Se não houver resposta, o problema pode estar na alimentação do painel ou no sensor VSS (Vehicle Speed Sensor). Passo 2: Desmontagem e Acesso ao Painel 1. Desmontagem da Carenagem: - Retire as carenagens que cobrem o painel para ter acesso aos conectores. 2. Desconexão do Painel: - Desconecte o conector do painel para medir a alimentação. Passo 3: Teste de Alimentação do Painel 1. Configuração do Multímetro: - Coloque o multímetro na escala de 20 volts de corrente contínua. 2. Verificação de Tensão: - Insira alfinetes nos fios rosa com azul (alimentação positiva) e verde (aterramento). - Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao aterramento e a ponta de prova positiva ao fio rosa com azul. - Ligue a chave de ignição e verifique se há 12 volts no multímetro. Se sim, a alimentação positiva está correta. 3. Teste de Continuidade: - Coloque o multímetro na escala de teste de continuidade. - Conecte uma ponta de prova ao fio verde e a outra ao aterramento. O multímetro deve emitir um som, indicando continuidade. Passo 4: Teste do Sinal do Sensor VSS 1. Verificação do Sinal de 5 Volts: - Insira um alfinete no fio rosa com verde (sinal do sensor VSS). - Coloque o multímetro na escala de 20 volts de corrente contínua. - Conecte a ponta de prova negativa ao aterramento e a ponta de prova positiva ao fio rosa com verde. - Ligue a chave de ignição e verifique se há cerca de 5 volts no multímetro. Se sim, o painel está enviando o sinal correto para o sensor VSS. Passo 5: Verificação da Fiação 1. Inspeção da Fiação: - Verifique a continuidade do fio rosa com verde ao longo do chicote, do painel até o sensor VSS. - Desconecte e retire o farol para inspecionar a fiação. - Utilize o multímetro para medir a tensão em diferentes pontos ao longo do fio rosa com verde. 2. Identificação de Fio Rompido: - Se a tensão não estiver presente em algum ponto, pode haver um fio rompido. - Encontre o ponto onde o fio está rompido ou desconectado. Passo 6: Reparação da Fiação 1. Reparo do Fio Rompido: - Realize a solda do fio rosa com verde rompido. - Utilize tubo termo retrátil para isolar a solda e garantir uma conexão segura. 2. Verificação Final: - Conecte novamente o painel e todos os conectores. - Ligue a chave de ignição e teste o velocímetro girando a roda traseira. Resultado - O velocímetro deve agora funcionar corretamente, indicando a velocidade ao girar a roda traseira. Dicas Adicionais - Manutenção Regular: Verifique regularmente a fiação e os conectores para evitar problemas elétricos. - Uso de Multímetro: Aprender a usar o multímetro corretamente é essencial para diagnósticos precisos. - Isolamento Adequado: Utilize tubos termo retráteis ou fita isolante de boa qualidade para garantir que as conexões fiquem bem protegidas. Espero que essa explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses conceitos na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |