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CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo - Versão de Impressão

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CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo - admin - 13-08-2024



CB 500f 2013 Velocímetro Não Funciona Passo A Passo

Aula Prática: Diagnóstico do Velocímetro da Honda CB 500F 2013

Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos resolver um problema comum: o velocímetro da Honda CB 500F ano 2013 não está funcionando. Vamos seguir um passo a passo para diagnosticar e resolver o problema, explicando cada etapa de forma simples e detalhada.

Passo 1: Verificação Inicial

1. Ligando a Moto:
  - Ligue a chave de ignição.
  - Engate a primeira marcha e observe se o velocímetro responde. Se não houver resposta, o problema pode estar na alimentação do painel ou no sensor VSS (Vehicle Speed Sensor).

Passo 2: Desmontagem e Acesso ao Painel

1. Desmontagem da Carenagem:
  - Retire as carenagens que cobrem o painel para ter acesso aos conectores.

2. Desconexão do Painel:
  - Desconecte o conector do painel para medir a alimentação.

Passo 3: Teste de Alimentação do Painel

1. Configuração do Multímetro:
  - Coloque o multímetro na escala de 20 volts de corrente contínua.

2. Verificação de Tensão:
  - Insira alfinetes nos fios rosa com azul (alimentação positiva) e verde (aterramento).
  - Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao aterramento e a ponta de prova positiva ao fio rosa com azul.
  - Ligue a chave de ignição e verifique se há 12 volts no multímetro. Se sim, a alimentação positiva está correta.

3. Teste de Continuidade:
  - Coloque o multímetro na escala de teste de continuidade.
  - Conecte uma ponta de prova ao fio verde e a outra ao aterramento. O multímetro deve emitir um som, indicando continuidade.

Passo 4: Teste do Sinal do Sensor VSS

1. Verificação do Sinal de 5 Volts:
  - Insira um alfinete no fio rosa com verde (sinal do sensor VSS).
  - Coloque o multímetro na escala de 20 volts de corrente contínua.
  - Conecte a ponta de prova negativa ao aterramento e a ponta de prova positiva ao fio rosa com verde.
  - Ligue a chave de ignição e verifique se há cerca de 5 volts no multímetro. Se sim, o painel está enviando o sinal correto para o sensor VSS.

Passo 5: Verificação da Fiação

1. Inspeção da Fiação:
  - Verifique a continuidade do fio rosa com verde ao longo do chicote, do painel até o sensor VSS.
  - Desconecte e retire o farol para inspecionar a fiação.
  - Utilize o multímetro para medir a tensão em diferentes pontos ao longo do fio rosa com verde.

2. Identificação de Fio Rompido:
  - Se a tensão não estiver presente em algum ponto, pode haver um fio rompido.
  - Encontre o ponto onde o fio está rompido ou desconectado.

Passo 6: Reparação da Fiação

1. Reparo do Fio Rompido:
  - Realize a solda do fio rosa com verde rompido.
  - Utilize tubo termo retrátil para isolar a solda e garantir uma conexão segura.

2. Verificação Final:
  - Conecte novamente o painel e todos os conectores.
  - Ligue a chave de ignição e teste o velocímetro girando a roda traseira.

Resultado

- O velocímetro deve agora funcionar corretamente, indicando a velocidade ao girar a roda traseira.

Dicas Adicionais

- Manutenção Regular:
  Verifique regularmente a fiação e os conectores para evitar problemas elétricos.
- Uso de Multímetro:
  Aprender a usar o multímetro corretamente é essencial para diagnósticos precisos.
- Isolamento Adequado:
  Utilize tubos termo retráteis ou fita isolante de boa qualidade para garantir que as conexões fiquem bem protegidas.

Espero que essa explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses conceitos na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!