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Biz 100 2001 - Com Vários defeitos. - admin - 16-08-2024 Biz 100 2001 - Com Vários defeitos. Aula Prática: Diagnóstico e Reparo de Múltiplos Defeitos na Honda Biz 100 2001 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos resolver uma série de problemas em uma Honda Biz 100, ano 2001, que chegou até nós desmontada e com vários defeitos. Vou explicar cada etapa do processo de diagnóstico e reparo de forma simples e detalhada. Passo 1: Inspeção Inicial e Conexão de Componentes 1. Inspeção Visual: - A moto chegou desmontada, sem interruptor de partida, regulador e CDI pendurados, e sem buzina. 2. Reconexão de Componentes: - Conectei a buzina, relé do pisca, interruptor de ré e o chicote do painel. - Usei lâmpadas temporárias para testar os piscas e outros componentes. Passo 2: Verificação dos Piscas 1. Teste dos Piscas: - Liguei a chave de ignição e acionei o pisca para a direita (fio azul com verde) e para a esquerda (fio laranja com verde). - Ambos funcionaram corretamente, indicando que o sistema de pisca está operando. Passo 3: Verificação do Sistema de Iluminação 1. Funcionamento do Farol: - Liguei a moto para testar o farol alto e baixo, bem como a iluminação do painel. - Observei que as luzes estavam fracas, indicando um problema no sistema de iluminação. 2. Diagnóstico da Falta de Iluminação: - Verifiquei a alimentação do painel através do fio amarelo que vem do estator. - Testei a continuidade e a alimentação correta do fio amarelo e marrom, que alimentam o farol e a luz do painel. Passo 4: Diagnóstico da Luz de Neutro 1. Teste da Luz de Neutro: - Verifiquei a alimentação positiva do fio preto (pós-chave) e o aterramento do fio verde com vermelho. - A luz de neutro não acendeu devido a um fio desconectado. Reparei a conexão e a luz acendeu corretamente. Passo 5: Verificação da Buzina 1. Teste da Buzina: - Verifiquei a alimentação do interruptor da buzina (fio preto) e a continuidade do fio verde claro até a buzina. - Constatei que os fios estavam trocados. Corrigi a conexão e a buzina funcionou corretamente. Passo 6: Verificação do Motor de Partida 1. Teste do Motor de Partida: - Testei a alimentação positiva do motor de partida, que estava correta. - Concluí que o problema estava no motor de partida. Desmontei e constatei que estava sem o induzido. Substituí o motor de partida. Passo 7: Diagnóstico do Sistema de Iluminação e Carga 1. Teste de Resistência do Estator: - Com o multímetro na escala de 200 ohms, verifiquei a resistência das bobinas de iluminação (0,2 ohms) e de carga (0,3 ohms), ambas estavam corretas. 2. Teste de Corrente Alternada: - Com o multímetro na escala de 200 volts AC, testei a voltagem das bobinas de iluminação (3,3 volts) e de carga (2,2 volts), ambas estavam baixas. - Concluí que o estator estava com defeito. Substituí o estator. Passo 8: Reparação do Sistema de Tensão da Corrente de Comando 1. Substituição de Componentes: - Verifiquei o sistema de tensão da corrente de comando. Constatei que o rolete estava substituído por um rolamento incorreto e a mola estava com muita pressão. - Substituí o rolete, o braço do tensor e a vareta do tensor, além de usar a mola correta. 2. Teste de Calço Hidráulico: - Verifiquei a operação correta do calço hidráulico após a substituição dos componentes. O sistema funcionou corretamente. Conclusão e Verificação Final 1. Teste Final: - Após a substituição do estator e a reparação do motor de partida, montei novamente a moto e verifiquei todos os sistemas: iluminação, pisca, buzina e motor de partida. - Todos os sistemas funcionaram corretamente. 2. Revisão Completa: - A moto foi remontada com todas as carenagens no lugar, e todos os componentes testados e funcionando corretamente. Dicas Adicionais - Manutenção Regular: Realize verificações regulares no sistema elétrico e nos componentes mecânicos para evitar problemas maiores. - Uso de Multímetro: Aprenda a usar o multímetro corretamente para diagnósticos precisos em sistemas elétricos. - Consultas ao Manual: Consulte sempre o manual de serviços para informações específicas sobre os componentes e procedimentos de manutenção. Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para todos vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |