Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019. (/showthread.php?tid=5812) |
Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019. - admin - 21-08-2024 Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019. Aula Prática: Teste do Eletroinjetor da Honda CG 160 Start 2019 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como realizar testes no eletroinjetor de uma Honda CG 160 Start, ano 2019. O eletroinjetor é uma peça crucial do sistema de injeção eletrônica, responsável por pulverizar o combustível na câmara de combustão. Vamos passar por cada teste detalhadamente. Passo 1: Teste de Estanqueidade 1. Configuração Inicial: - Conecte o eletroinjetor à máquina de testes e ajuste o manômetro para 3 bar de pressão. 2. Realização do Teste: - Acione o botão de teste de estanqueidade. - Observe se há algum gotejamento no injetor. Não deve haver nenhum gotejamento. 3. Verificação da Resistência: - A resistência do eletroinjetor deve ser exibida no visor da máquina. - A resistência correta deve estar entre 11 e 13 ohms. Neste caso, a leitura foi de 12 ohms. Passo 2: Teste de Vazão e Leque 1. Configuração para Teste de Vazão e Leque: - Ajuste a máquina para o modo de teste de vazão e leque. - Mantenha o manômetro ajustado em 3 bar. 2. Realização do Teste: - Acione o botão de teste. - Observe o formato do leque de pulverização do combustível. Ele deve ser aberto e uniforme. - Verifique a quantidade de combustível injetada, que deve ser aproximadamente 16 ml. 3. Resultado do Teste: - O leque deve estar correto e a quantidade de combustível injetada deve ser de 16 ml. No teste, a leitura foi de 16 ml, o que está dentro do esperado. Passo 3: Teste de Equalização 1. Configuração para Teste de Equalização: - Ajuste a máquina para o modo de teste de equalização. - Mantenha o manômetro ajustado em 3 bar. 2. Realização do Teste: - Acione o botão de teste de equalização. - Este teste simula o funcionamento do eletroinjetor em condições de operação, com variações no RPM. - O teste dura aproximadamente dois minutos. 3. Resultado do Teste: - Verifique a quantidade de combustível injetada. Deve ser aproximadamente 35 ml. - No teste, a leitura foi de 35 ml, indicando que o eletroinjetor está funcionando corretamente. Conclusão dos Testes 1. Resultados Esperados: - Teste de Estanqueidade: Sem gotejamento, resistência entre 11 e 13 ohms. - Teste de Vazão e Leque: Leque uniforme, aproximadamente 16 ml de vazão. - Teste de Equalização: Aproximadamente 35 ml de combustível injetado. 2. Condição do Eletroinjetor: - Se o eletroinjetor passar em todos os testes, ele está em bom estado de funcionamento. - No nosso caso, o eletroinjetor apresentou: - 12 ohms de resistência. - Nenhum gotejamento no teste de estanqueidade. - Leque correto e 16 ml de vazão. - 35 ml no teste de equalização. Explicações Adicionais - Importância da Estanqueidade: Gotejamentos podem indicar desgaste ou danos no eletroinjetor, levando a um desempenho ruim do motor. - Verificação da Resistência: Resistência fora do intervalo correto pode indicar problemas elétricos no eletroinjetor. - Teste de Vazão e Leque: Um leque uniforme garante uma pulverização eficiente do combustível, essencial para a combustão adequada. - Teste de Equalização: Simula as condições reais de operação, garantindo que o eletroinjetor funcione corretamente em diversas situações de RPM. Espero que essa explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses testes na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |