Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2 (/showthread.php?tid=5814) |
Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2 - admin - 05-08-2024 Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2019. Aula Prática: Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do TPS da Honda CG 160 Start 2019 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como realizar o procedimento de reinicialização da posição totalmente fechada do TPS (Throttle Position Sensor) da Honda CG 160 Start 2019. Este procedimento é essencial para garantir que o sistema de injeção eletrônica funcione corretamente após a remoção ou substituição do sensor TPS. Passo 1: Verificação de Erros no Sistema de Injeção 1. Preparação da Conexão: - Faça uma ligação direta no conector DLC (Data Link Connector) entre o fio azul claro e o fio verde com listra preta. Use um conector apropriado ou dois alfinetes para isso. 2. Ligação da Chave de Ignição: - Ligue a chave de ignição. - Dentro de 5 segundos, desconecte e reconecte o fio no DLC para verificar se há algum código de erro armazenado na ECU (Engine Control Unit). 3. Leitura dos Códigos de Erro: - Conte o número de piscadas da luz MIL (Malfunction Indicator Lamp). Cada piscada corresponde a um código de erro. - No exemplo, houve sete piscadas, indicando um erro no sensor EOT (Engine Oil Temperature). Isso pode ter ocorrido devido à desconexão do sensor com a chave ligada. 4. Reset dos Códigos de Erro: - Desligue a chave de ignição. - Ligue novamente e, dentro de 5 segundos, desconecte e reconecte o fio no DLC para resetar os códigos de erro. - A luz MIL piscando continuamente indica que o reset foi bem-sucedido. Passo 2: Inicialização da Posição Totalmente Fechada do TPS 1. Preparação para Inicialização: - Mantenha a ligação direta no conector DLC (fio azul claro com fio verde com listra preta). - Faça uma ligação direta nos dois fios do sensor EOT usando dois alfinetes. 2. Ligação da Chave de Ignição: - Ligue a chave de ignição. - A luz MIL começará a piscar. Dentro de 5 segundos, desconecte os alfinetes do sensor EOT. - A luz MIL começará a piscar mais rapidamente, indicando que o procedimento de inicialização foi bem-sucedido. Importância do Procedimento - Quando Realizar: - Sempre que o sensor TPS for removido ou substituído. - Após a remoção do TBI (Throttle Body Injection) para limpeza ou manutenção. - Por Que Realizar: - Garantir que a ECU faça uma nova leitura dos parâmetros corretos da posição totalmente fechada do TPS. - Evitar problemas de funcionamento do motor devido à leitura incorreta da posição do acelerador. Conclusão 1. Finalização do Procedimento: - Remova todos os alfinetes e conexões temporárias. - Verifique se a luz MIL não está mais piscando, indicando que não há códigos de erro armazenados. 2. Verificação Final: - Ligue a moto e observe o funcionamento. O motor deve operar suavemente e sem falhas relacionadas ao TPS. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |