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Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2 - Versão de Impressão

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Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2 - admin - 05-08-2024



Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do - Tps CG 160 Start 2019.

Aula Prática: Procedimento de Reinicialização da Posição Totalmente Fechada do TPS da Honda CG 160 Start 2019

Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como realizar o procedimento de reinicialização da posição totalmente fechada do TPS (Throttle Position Sensor) da Honda CG 160 Start 2019. Este procedimento é essencial para garantir que o sistema de injeção eletrônica funcione corretamente após a remoção ou substituição do sensor TPS.

Passo 1: Verificação de Erros no Sistema de Injeção

1. Preparação da Conexão:
  - Faça uma ligação direta no conector DLC (Data Link Connector) entre o fio azul claro e o fio verde com listra preta. Use um conector apropriado ou dois alfinetes para isso.

2. Ligação da Chave de Ignição:
  - Ligue a chave de ignição.
  - Dentro de 5 segundos, desconecte e reconecte o fio no DLC para verificar se há algum código de erro armazenado na ECU (Engine Control Unit).

3. Leitura dos Códigos de Erro:
  - Conte o número de piscadas da luz MIL (Malfunction Indicator Lamp). Cada piscada corresponde a um código de erro.
  - No exemplo, houve sete piscadas, indicando um erro no sensor EOT (Engine Oil Temperature). Isso pode ter ocorrido devido à desconexão do sensor com a chave ligada.

4. Reset dos Códigos de Erro:
  - Desligue a chave de ignição.
  - Ligue novamente e, dentro de 5 segundos, desconecte e reconecte o fio no DLC para resetar os códigos de erro.
  - A luz MIL piscando continuamente indica que o reset foi bem-sucedido.

Passo 2: Inicialização da Posição Totalmente Fechada do TPS

1. Preparação para Inicialização:
  - Mantenha a ligação direta no conector DLC (fio azul claro com fio verde com listra preta).
  - Faça uma ligação direta nos dois fios do sensor EOT usando dois alfinetes.

2. Ligação da Chave de Ignição:
  - Ligue a chave de ignição.
  - A luz MIL começará a piscar. Dentro de 5 segundos, desconecte os alfinetes do sensor EOT.
  - A luz MIL começará a piscar mais rapidamente, indicando que o procedimento de inicialização foi bem-sucedido.

Importância do Procedimento

- Quando Realizar:
  - Sempre que o sensor TPS for removido ou substituído.
  - Após a remoção do TBI (Throttle Body Injection) para limpeza ou manutenção.

- Por Que Realizar:
  - Garantir que a ECU faça uma nova leitura dos parâmetros corretos da posição totalmente fechada do TPS.
  - Evitar problemas de funcionamento do motor devido à leitura incorreta da posição do acelerador.

Conclusão

1. Finalização do Procedimento:
  - Remova todos os alfinetes e conexões temporárias.
  - Verifique se a luz MIL não está mais piscando, indicando que não há códigos de erro armazenados.

2. Verificação Final:
  - Ligue a moto e observe o funcionamento. O motor deve operar suavemente e sem falhas relacionadas ao TPS.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!