Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014. (/showthread.php?tid=5815) |
Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014. - admin - 13-10-2024 Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014. Aula Prática: Diagnóstico e Reparo do Marcador de Combustível da Honda CG 150 Fan ESDi 2014 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como diagnosticar e reparar o marcador de combustível de uma Honda CG 150 Fan ESDi 2014. Vamos seguir o passo a passo detalhado para entender como identificar e resolver o problema. Passo 1: Identificação do Problema 1. Comportamento Anômalo: - Ao ligar a chave de ignição, os traços pretos no marcador de combustível surgem do centro para as extremidades, indicando um circuito aberto no sistema. 2. Possíveis Causas: - Fio verde (aterramento) rompido. - Fio amarelo com listra branca rompido. - Trilha resistiva do sensor de combustível desgastada ou rompida. Passo 2: Teste dos Fios de Alimentação 1. Teste do Aterramento (Fio Verde): - Desconecte o conector do sensor de combustível. - Insira um alfinete no fio verde e outro no fio amarelo com listra branca. - Configure o multímetro na escala de continuidade. - Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao borne negativo da bateria e a ponta de prova positiva ao alfinete no fio verde. - Se o multímetro apitar, o aterramento está correto. 2. Teste do Fio de Sinal (Fio Amarelo com Listra Branca): - Configure o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua. - Conecte a ponta de prova negativa ao borne negativo da bateria e a ponta de prova positiva ao alfinete no fio amarelo com listra branca. - Ligue a chave de ignição e verifique se a tensão da bateria está presente. Se sim, o fio de sinal está correto. Passo 3: Teste do Sensor de Combustível 1. Teste da Trilha Resistiva: - Desconecte a tomada do sensor de combustível e insira os alfinetes nos fios do sensor. - Configure o multímetro na escala de 200 ohms. - Conecte uma ponta de prova ao fio amarelo com listra branca e a outra ao fio verde claro. - Com a boia toda para cima, a resistência deve ser entre 6 a 10 ohms. - Com a boia toda para baixo, a resistência deve ser entre 90 a 100 ohms. 2. Verificação de Continuidade: - Movimente a boia para cima e para baixo e observe a leitura no multímetro. - Se não houver alteração na resistência ou se a leitura for zero, a trilha resistiva está rompida e o sensor deve ser substituído. Passo 4: Substituição do Sensor de Combustível 1. Instalação do Novo Sensor: - Substitua o sensor defeituoso por um novo. - Conecte os fios do novo sensor ao chicote da motocicleta. 2. Teste do Novo Sensor: - Configure o multímetro na escala de 200 ohms. - Verifique a resistência do novo sensor conforme o procedimento anterior. - A resistência deve variar conforme a posição da boia. Passo 5: Simulação do Funcionamento 1. Simulação com Lâmpada: - Conecte uma lâmpada ao fio amarelo com listra branca e ao aterramento. - Movimente a boia e observe a variação da intensidade da lâmpada. - A lâmpada deve brilhar mais forte com a boia para cima e mais fraca com a boia para baixo. Passo 6: Verificação Final 1. Reinstalação do Tanque: - Recoloque o tanque de combustível na motocicleta e encha com combustível. - Ligue a chave de ignição e observe o marcador de combustível. - O marcador deve indicar corretamente o nível de combustível. Conclusão - Resultados Esperados: - O marcador de combustível deve funcionar corretamente, mostrando o nível real de combustível no tanque. - Problemas comuns como fios rompidos ou trilha resistiva desgastada podem ser identificados e corrigidos com os testes adequados. Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |