CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica. (/showthread.php?tid=5816) |
CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica. - admin - 14-10-2024 CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica. Aula Prática: Diagnóstico e Reparo da Falta de Centelha na Honda CG Fan 150 2013 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema de falta de centelha na Honda CG Fan 150 2013. A moto não está entrando em funcionamento e vamos passar por todas as etapas do diagnóstico e reparo. Passo 1: Verificação Inicial 1. Sintomas Apresentados: - Painel funciona normalmente ao ligar a chave de ignição. - A luz MIL (Malfunction Indicator Lamp) realiza a leitura dos sensores sem indicar problemas. - Moto não liga ao acionar o start, e a bateria parece um pouco descarregada. 2. Primeira Ação: - Verificar se há centelha elétrica. Passo 2: Verificação da Vela de Ignição 1. Remoção da Vela de Ignição: - Remova o supressor de ruído e a vela de ignição. - A vela estava quebrada na ponta, o que pode ser a causa da falta de centelha. 2. Teste da Centelha: - Conecte uma nova vela de ignição ao supressor de ruído e verifique se há centelha ao acionar o start. - Mesmo com a vela nova, não houve centelha elétrica. Passo 3: Verificação do Sistema de Ignição 1. Componentes do Sistema de Ignição: - Verificar a chave de ignição, ECU, sensor CKP (Crankshaft Position Sensor) e demais componentes. 2. Teste do Sensor CKP: - Desconecte o conector do sensor CKP, que está localizado no estator. - O fio azul com listra amarela é o positivo do sensor CKP, e o fio branco com listra amarela é o negativo. Passo 4: Teste de Pico de Voltagem do Sensor CKP 1. Configuração do Multímetro: - Use um adaptador de pico de voltagem. - Configure o multímetro na escala de 20 volts. 2. Teste de Voltagem: - Conecte a ponta de prova vermelha do adaptador no fio azul com listra amarela e a ponta de prova preta no fio branco com listra amarela. - Acione o start e observe a leitura no multímetro. - O valor mínimo esperado é 700 milivolts. No teste, a leitura foi bem abaixo disso, indicando um problema. Passo 5: Verificação da Resistência do Sensor CKP 1. Configuração do Multímetro: - Configure o multímetro na escala de 2k ohms. 2. Teste de Resistência: - Conecte uma ponta de prova ao fio azul com listra amarela e a outra ao fio branco com listra amarela. - A resistência esperada deve estar entre 180 a 280 ohms. No teste, não houve leitura de resistência, confirmando o problema no sensor CKP. Passo 6: Substituição do Sensor CKP 1. Remoção e Instalação: - Remova o sensor CKP defeituoso e instale um novo. - Após a instalação, verifique a resistência do novo sensor, que deve estar dentro do intervalo esperado. 2. Teste de Voltagem do Novo Sensor: - Repita o teste de pico de voltagem com o novo sensor. - A leitura deve ser acima de 700 milivolts. No teste, o valor estava correto. Passo 7: Verificação Final 1. Teste da Centelha: - Conecte a nova vela de ignição e o supressor de ruído. - Acione o start e verifique se há centelha. A moto deve agora ter centelha e funcionar corretamente. 2. Funcionamento da Moto: - Ligue a moto e verifique se está funcionando corretamente. - Se tudo estiver em ordem, o problema foi resolvido. Conclusão 1. Resumo do Diagnóstico: - Problema inicial de falta de centelha elétrica foi identificado como um sensor CKP defeituoso. - Outras peças substituídas incluem a vela de ignição e o supressor de ruído. 2. Importância do Sensor CKP: - O sensor CKP é crucial para o sistema de ignição, pois ele envia pulsos para a ECU, que, por sua vez, controla a centelha elétrica. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |