Como Funciona - O Sistema “Idling Stop” da Pcx 150 2014. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Funciona - O Sistema “Idling Stop” da Pcx 150 2014. (/showthread.php?tid=5817) |
Como Funciona - O Sistema “Idling Stop” da Pcx 150 2014. - admin - 15-10-2024 Como Funciona - O Sistema “Idling Stop” da Pcx 150 2014. Aula Prática: Como Funciona o Sistema “Idling Stop” da Honda PCX 150 2014 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos aprender como funciona o sistema “Idling Stop” da Honda PCX 150 2014. Este sistema desliga automaticamente a motocicleta após 3 segundos de parada, ajudando a economizar combustível e reduzir emissões. Vamos entender o passo a passo de como esse sistema opera. Passo 1: Ligando o Sistema "Idling Stop" 1. Ligar a Chave de Ignição: - Gire a chave de ignição para ligar o painel. 2. Ativando o Sistema: - Acione o interruptor “Idling Stop” no guidão. - Uma luz verde com a letra "A" acenderá no painel, indicando que o sistema está ativo. Passo 2: Entendimento do Funcionamento do Sistema 1. Recebimento de Aterramento: - Quando o interruptor “Idling Stop” é ativado, ele envia um aterramento para a ECU (Engine Control Unit). - A ECU entende que deve desligar o motor após 3 segundos de parada. 2. Condições para Desligamento: - O motor desliga se: - O sensor VSS (Vehicle Speed Sensor) parar de enviar pulsos. - O TPS (Throttle Position Sensor) estiver na posição totalmente fechada (aproximadamente 44 a 45 milivolts). Passo 3: Teste de Continuidade do Interruptor "Idling Stop" 1. Preparação do Multímetro: - Configure o multímetro na escala de continuidade. 2. Teste do Fio Preto com Verde: - Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao aterramento. - Conecte a ponta de prova positiva ao fio preto com verde. - Acione o interruptor “Idling Stop” e verifique se o multímetro apita, indicando continuidade. Passo 4: Teste do Aterramento na ECU 1. Teste de Aterramento no Pino 14 da ECU: - Coloque um alfinete no fio azul com listra verde no pino 14 da ECU. - Verifique a continuidade com o multímetro. Deve haver aterramento constante, mesmo com a chave desligada. Passo 5: Verificação do Funcionamento do Sistema "Idling Stop" 1. Ligando a Motocicleta: - Ligue a moto e acione o interruptor “Idling Stop”. 2. Acelerar a Moto: - Mantenha a moto a 10 km/h por aproximadamente 10 segundos para que a ECU detecte o movimento. - A ECU precisa do sinal do sensor VSS e da variação de tensão do TPS para entender que a moto está em movimento. 3. Desligamento Automático: - Após parar a moto, ela deve desligar automaticamente em 3 segundos. Passo 6: Verificação do Corte de Pulso 1. Teste de Pulso Negativo do Injetor: - Conecte uma caneta de polaridade ao fio rosa com azul (pulso negativo do injetor). - Outra caneta de polaridade deve ser conectada ao fio amarelo com azul (pulso negativo da bobina de ignição). 2. Observação das Canetas de Polaridade: - A luz verde da caneta de polaridade deve pulsar quando o motor estiver em funcionamento. - Observe qual luz verde apaga primeiro ao acionar o “Idling Stop”. Isso indicará qual pulso é cortado primeiro. Conclusão 1. Funcionamento do Sistema: - O sistema “Idling Stop” da Honda PCX 150 2014 desliga o motor cortando o pulso negativo do injetor após 3 segundos de parada. - Esse sistema ajuda a reduzir emissões de gases e economizar combustível, especialmente em condições de tráfego intenso. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |