CG 150 Start 2015 - Não Funciona. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG 150 Start 2015 - Não Funciona. (/showthread.php?tid=5818) |
CG 150 Start 2015 - Não Funciona. - admin - 16-10-2024 CG 150 Start 2015 - Não Funciona. Aula Prática: Solução de Problemas - Honda CG 150 Start 2015 Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos abordar o diagnóstico e a resolução de problemas em uma Honda CG 150 Start 2015 que não está funcionando. Vamos analisar os passos para identificar e solucionar os problemas relacionados à bomba de combustível e ao sistema de injeção eletrônica. Problema Inicial: 1. Bomba de Combustível Não Funciona: - A moto não liga porque a bomba de combustível não arma. - A luz FI (Fuel Injection) no painel não acende. Passo a Passo do Diagnóstico e Solução Passo 1: Verificação do Painel e Luz FI 1. Verifique a Luz FI: - Ligue a chave de ignição e observe se a luz FI acende. - Se não acender, pode ser problema no LED da luz FI ou no fio de alimentação. 2. Teste do Aterramento da Luz FI: - Desmonte a carenagem frontal e desconecte a tomada do painel. - Coloque um alfinete no fio branco com listra azul (aterramento temporizado da ECU para a luz FI). - Use uma caneta de teste de polaridade e ligue a chave de ignição. - Se o LED da caneta não acender, o aterramento não está chegando ao painel. 3. Verificação na ECU: - Desconecte o assento e localize o pino 16 da ECU (fio branco com listra azul). - Conecte a caneta de teste de polaridade e ligue a chave de ignição. - Se o LED da caneta acender, a ECU está enviando o aterramento corretamente. 4. Teste de Continuidade do Fio: - Se o fio branco com listra azul não está rompido até a ECU, teste-o ao longo do chicote. - Repare qualquer seção do fio que esteja rompida. Passo 2: Verificação de Erros na ECU 1. Verificação de Erros: - Conecte a caneta de polaridade no fio branco com listra azul. - Faça uma ligação direta no conector DLC entre o fio azul e o fio verde com listra preta. - Ligue a chave de ignição e observe os piscas do LED para identificar códigos de erro armazenados. Passo 3: Reinicialização do Mapa de Combustível 1. Reinicialização do Mapa: - Com a ligação direta ainda no conector DLC, acelere totalmente a motocicleta e ligue a chave de ignição. - Espere o LED acender e apagar, solte o acelerador, desconecte e reconecte o DLC. - Verifique se a luz da FI acende corretamente. Passo 4: Verificação da Bomba de Combustível 1. Teste da Alimentação: - Desconecte a tomada da bomba de combustível. - Use um multímetro para verificar se está chegando 12V (positivo pós-chave) no fio preto com azul e aterramento no fio marrom. - Se a alimentação está correta, a bomba de combustível pode estar com defeito. 2. Teste de Continuidade da Bomba: - Verifique a continuidade dos fios até a bomba de combustível. - Teste a bomba diretamente na bateria para verificar se está funcionando. 3. Substituição da Bomba: - Se a bomba estiver com defeito, substitua-a por uma nova e teste novamente. Passo 5: Teste do Eletroinjetor 1. Teste de Estanqueidade: - Coloque o injetor na máquina de teste e verifique se há gotejamento quando pressurizado a 3 bar. 2. Teste de Vazão e Leque: - Verifique se a vazão está entre 15 ml e o leque está correto. - Faça o teste de equalização para garantir que o injetor está funcionando corretamente. 3. Limpeza Ultrassônica: - Realize uma limpeza ultrassônica no injetor para remover possíveis sujeiras. 4. Verificação Final: - Após a limpeza, refaça os testes de vazão e equalização. - Se os parâmetros estiverem dentro do padrão, reinstale o injetor na motocicleta. Conclusão 1. Montagem Final: - Reinstale todos os componentes testados e verificados. - Ligue a motocicleta e faça um teste de rodagem para verificar se todos os sistemas estão funcionando corretamente. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |