Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. (/showthread.php?tid=5819) |
Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. - admin - 21-10-2024 Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. Aula Prática: Diagnóstico e Reparo de Mau Contato no Painel da Honda CG Titan 160 2021 Olá, pessoal! Sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos aprender a diagnosticar e reparar um problema de mau contato no painel de uma Honda CG Titan 160, ano 2021. Este problema é comum em motocicletas e pode ser causado por fios rompidos ou mau contato no chicote elétrico. Vamos abordar o processo detalhado para identificar e resolver esse tipo de problema. Problema Inicial: 1. Mau Contato no Painel: - Quando a chave de ignição é ligada, o painel às vezes acende corretamente, mas em outras ocasiões falha. - O problema se intensifica ao virar o guidão, indicando um possível mau contato nos fios do chicote. Passo a Passo do Diagnóstico e Solução Passo 1: Identificação do Problema 1. Teste Inicial: - Ligue a chave de ignição e observe se o painel acende. - Vire o guidão para ambos os lados e veja se o painel apaga ou falha. 2. Verificação Visual: - Inspecione o chicote elétrico na região do guidão para verificar se há sinais de reparos anteriores ou isolamentos que não sejam originais. - Identifique se algum fio parece estar rompido ou mal conectado. Passo 2: Diagnóstico Elétrico 1. Desconecte a Tomada do Painel: - Desmonte o farol dianteiro e desconecte a tomada do painel. - Use um multímetro na escala de 20 volts corrente contínua. 2. Teste de Alimentação Positiva: - Coloque a ponta de prova negativa do multímetro no aterramento do motor. - Coloque a ponta de prova positiva no fio preto (alimentação pós-chave) do painel. - Ligue a chave de ignição e verifique se está chegando 12V no fio preto. 3. Teste de Continuidade do Aterramento: - Mude o multímetro para a escala de continuidade. - Coloque a ponta de prova negativa do multímetro no aterramento do motor. - Coloque a ponta de prova positiva no fio verde (aterramento do painel). - Verifique se há continuidade, mexendo nos fios para ver se a continuidade é interrompida. Passo 3: Reparo do Chicote 1. Identificação do Fio Rompido: - Localize o ponto exato onde o fio verde está rompido ou com mau contato. - Pode ser necessário remover a fita isolante e puxar o fio para identificar a ruptura. 2. Soldagem do Fio: - Corte a seção danificada do fio e retire o isolamento das extremidades. - Solde as extremidades do fio verde utilizando um ferro de solda e estanho. - Utilize um tubo termo retrátil para isolar a solda. Aqueça o tubo com um isqueiro ou soprador até que ele se contraia e fixe. 3. Teste Após o Reparo: - Conecte novamente a tomada do painel. - Ligue a chave de ignição e verifique se o painel acende corretamente. - Mexa na fiação para garantir que o problema foi resolvido e o painel não falha mais. Passo 4: Recolocação e Isolamento 1. Isolamento do Chicote: - Após garantir que o problema foi resolvido, isole novamente os fios com fita isolante de qualidade. - Recoloque a capa original do chicote, puxando-a para a posição correta e fixando-a. 2. Recolocação do Farol e Teste Final: - Recoloque o farol dianteiro e fixe todas as peças no lugar. - Faça um teste final, ligando a motocicleta e verificando o funcionamento do painel com o guidão em várias posições. Conclusão 1. Verificação Final: - Certifique-se de que o painel acende corretamente em todas as posições do guidão. - Teste a motocicleta em movimento para garantir que não há mais mau contato. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar! |