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Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. - Versão de Impressão

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Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. - admin - 21-10-2024



Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento.


Aula Prática: Diagnóstico e Reparo de Mau Contato no Painel da Honda CG Titan 160 2021

Olá, pessoal! Sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos aprender a diagnosticar e reparar um problema de mau contato no painel de uma Honda CG Titan 160, ano 2021. Este problema é comum em motocicletas e pode ser causado por fios rompidos ou mau contato no chicote elétrico. Vamos abordar o processo detalhado para identificar e resolver esse tipo de problema.

Problema Inicial:
1. Mau Contato no Painel:
  - Quando a chave de ignição é ligada, o painel às vezes acende corretamente, mas em outras ocasiões falha.
  - O problema se intensifica ao virar o guidão, indicando um possível mau contato nos fios do chicote.

Passo a Passo do Diagnóstico e Solução

Passo 1: Identificação do Problema

1. Teste Inicial:
  - Ligue a chave de ignição e observe se o painel acende.
  - Vire o guidão para ambos os lados e veja se o painel apaga ou falha.

2. Verificação Visual:
  - Inspecione o chicote elétrico na região do guidão para verificar se há sinais de reparos anteriores ou isolamentos que não sejam originais.
  - Identifique se algum fio parece estar rompido ou mal conectado.

Passo 2: Diagnóstico Elétrico

1. Desconecte a Tomada do Painel:
  - Desmonte o farol dianteiro e desconecte a tomada do painel.
  - Use um multímetro na escala de 20 volts corrente contínua.

2. Teste de Alimentação Positiva:
  - Coloque a ponta de prova negativa do multímetro no aterramento do motor.
  - Coloque a ponta de prova positiva no fio preto (alimentação pós-chave) do painel.
  - Ligue a chave de ignição e verifique se está chegando 12V no fio preto.

3. Teste de Continuidade do Aterramento:
  - Mude o multímetro para a escala de continuidade.
  - Coloque a ponta de prova negativa do multímetro no aterramento do motor.
  - Coloque a ponta de prova positiva no fio verde (aterramento do painel).
  - Verifique se há continuidade, mexendo nos fios para ver se a continuidade é interrompida.

Passo 3: Reparo do Chicote

1. Identificação do Fio Rompido:
  - Localize o ponto exato onde o fio verde está rompido ou com mau contato.
  - Pode ser necessário remover a fita isolante e puxar o fio para identificar a ruptura.

2. Soldagem do Fio:
  - Corte a seção danificada do fio e retire o isolamento das extremidades.
  - Solde as extremidades do fio verde utilizando um ferro de solda e estanho.
  - Utilize um tubo termo retrátil para isolar a solda. Aqueça o tubo com um isqueiro ou soprador até que ele se contraia e fixe.

3. Teste Após o Reparo:
  - Conecte novamente a tomada do painel.
  - Ligue a chave de ignição e verifique se o painel acende corretamente.
  - Mexa na fiação para garantir que o problema foi resolvido e o painel não falha mais.

Passo 4: Recolocação e Isolamento

1. Isolamento do Chicote:
  - Após garantir que o problema foi resolvido, isole novamente os fios com fita isolante de qualidade.
  - Recoloque a capa original do chicote, puxando-a para a posição correta e fixando-a.

2. Recolocação do Farol e Teste Final:
  - Recoloque o farol dianteiro e fixe todas as peças no lugar.
  - Faça um teste final, ligando a motocicleta e verificando o funcionamento do painel com o guidão em várias posições.

Conclusão

1. Verificação Final:
  - Certifique-se de que o painel acende corretamente em todas as posições do guidão.
  - Teste a motocicleta em movimento para garantir que não há mais mau contato.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!