Fóruns
Moto ao Esquentar Se desliga cg 150 Titan 2014 - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: Moto ao Esquentar Se desliga cg 150 Titan 2014 (/showthread.php?tid=5832)



Moto ao Esquentar Se desliga cg 150 Titan 2014 - admin - 29-10-2024



Solução para Problemas de Desligamento na Honda CG 150 Titan SD 2014


Diagnóstico e Solução: Honda CG 150 Titan SD 2014 Desligando Após Esquentar

Olá, pessoal! Sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vamos diagnosticar um problema comum na Honda CG 150 Titan SD 2014. A moto está desligando após esquentar, mas volta a funcionar normalmente ao ser reiniciada. Vamos explorar as causas e soluções possíveis, com foco nos sistemas de alimentação de combustível e ignição.

Problema Identificado

A moto funciona normalmente até esquentar e, em seguida, desliga. Após ser desligada e ligada novamente, volta a funcionar. Esse comportamento sugere falhas na alimentação de combustível ou no sistema de ignição.

Diagnóstico Passo a Passo

1. Verificação da Bobina de Pulso (Sensor CKP): 
- Ferramenta Usada: Multímetro na escala de 2.000 ohms. 
- Procedimento: 
  - Desconecte o conector do estator. 
  - Meça a resistência entre o fio branco com lista amarela e o fio azul com lista amarela
  - A resistência deve estar entre 250 e 300 ohms. Se fora desse intervalo, a bobina pode estar com defeito.

- Resultados: 
  - Moto fria: Resistência de 250 ohms (dentro do padrão). 
  - Moto quente: Resistência de 290 ohms (ainda dentro dos limites). 
  - Conclusão: A bobina de pulso está em bom estado.

2. Verificação da Pressão da Bomba de Combustível: 
- Suspeita: Como a bobina está funcionando corretamente, o foco muda para o sistema de alimentação. 
- Teste: 
  - Levante o tanque e desconecte a mangueira do regulador de pressão. 
  - Conecte um manômetro à saída da bomba e ligue a chave de ignição para medir a pressão. 

- Resultados: 
  - A pressão foi de apenas 2 bar, enquanto o valor normal é entre 5 e 8 bar. Isso indica que a bomba de combustível está com problemas.

3. Inspeção do Refil da Bomba de Combustível: 
- Desmontagem: 
  - Remova a bomba de combustível do tanque e verifique o pré-filtro e o refil. 

- Resultados: 
  - O pré-filtro apresentava alguma sujeira, mas não suficiente para impedir o fluxo de combustível. 
  - O refil estava defeituoso, gerando apenas 3,2 bar, abaixo do necessário.

Solução do Problema

1. Substituição do Refil da Bomba de Combustível: 
- Instale um refil novo na bomba e limpe o pré-filtro e o corpo da bomba antes de montar novamente.

2. Verificação das Mangueiras de Combustível: 
- Certifique-se de que as mangueiras estão conectadas corretamente: 
  - Da bomba para o filtro de combustível
  - Do filtro para o regulador e, por fim, para o bico injetor.

3. Teste Final: 
- Deixe a moto funcionando por 25 minutos para verificar se o problema persiste. 
- Com o refil novo instalado, a moto deve funcionar corretamente sem desligar.

Conclusão

O problema de desligamento da Honda CG 150 Titan SD 2014 foi causado por um refil da bomba de combustível defeituoso, que não fornecia a pressão necessária para o sistema. Após a substituição, a moto voltou a funcionar normalmente. Ao diagnosticar problemas semelhantes, siga sempre os parâmetros do manual de serviço para identificar a causa exata da falha e corrigi-la.

Espero que essa explicação tenha ajudado! Se tiverem dúvidas, estou à disposição para ajudar. Até a próxima!