Moto Sem Ligar Injeção, Sem Piscar , Sem Dá Partida Elétrica Cb 300 2011 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto Sem Ligar Injeção, Sem Piscar , Sem Dá Partida Elétrica Cb 300 2011 (/showthread.php?tid=5834) |
Moto Sem Ligar Injeção, Sem Piscar , Sem Dá Partida Elétrica Cb 300 2011 - admin - 02-11-2024 Solução para Falha no Sistema Elétrico da Honda CB 300R 2011 Olá, pessoal! Sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver um problema comum em uma Honda CB 300R 2011. Após uma reforma completa, essa moto apresenta falhas no sistema elétrico, incluindo a injeção eletrônica, o pisca e a partida elétrica. Vamos explorar as possíveis causas e soluções para esses problemas. Problemas Identificados 1. Sistema de Injeção Não Liga: A moto não ativa a injeção eletrônica ao ligar a chave de ignição. 2. Pisca e Luzes Não Funcionam: Os indicadores de direção e algumas luzes não estão operando. 3. Partida Elétrica Não Funciona: A moto não está dando partida elétrica. Diagnóstico Passo a Passo 1. Verificação do Sistema de Injeção Eletrônica Teste da Bateria: - Ferramentas Usadas: Multímetro e lâmpada de teste. - Procedimento: - Verifique a tensão da bateria com o multímetro na escala de 20 volts. A bateria deve ter cerca de 12.5 a 13 volts. - Use uma lâmpada de teste para confirmar que a bateria tem carga suficiente (amperagem). Teste de Conexões: - Caminho da Corrente: - A corrente elétrica sai do terminal positivo da bateria, passa pelo relé de partida, segue pelo fio vermelho com branco até a chave de ignição. - Após ligar a chave, a corrente passa para o fio preto, percorre o chicote, e chega à caixa de fusíveis e, finalmente, ao sistema de injeção. - Verificação de Tensão: - Meça a tensão nos fios vermelho com branco e preto na chave de ignição para garantir que estão recebendo a tensão correta. - Meça a tensão no fio preto com azul que passa pelo interruptor de ignição. A tensão deve ser semelhante à da bateria. Solução: - Problema no Fusível: - A tensão caiu de 13 volts para 5 volts entre o fusível e o sistema de injeção. - O problema foi identificado como sujeira no fusível, causando resistência e queda de tensão. Limpe os contatos do fusível ou substitua-o para resolver o problema. 2. Verificação do Sistema de Pisca e Luzes Problema Identificado: - Os piscas não estavam funcionando devido à sujeira no interruptor e à falta do relé correto. Solução: - Limpeza dos Interruptores: - Desmonte e limpe os contatos do interruptor com um limpador de contatos elétricos. - Verifique se todos os fios estão bem conectados e limpos. - Substituição do Relé: - Instale o relé adequado para o sistema de piscas. 3. Verificação da Partida Elétrica Teste do Motor de Partida: - Procedimento: - Remova a tampa intermediária e observe o sentido de rotação do motor de partida. - A engrenagem intermediária deve girar no sentido anti-horário para acionar o motor. Problema Identificado: - O motor de partida estava girando no sentido errado devido à montagem incorreta do ímã. Solução: - Correção da Montagem: - Reposicione o ímã no motor de partida corretamente. - Substitua as escovas de partida se estiverem gastas para garantir a eficiência do motor. Conclusão A Honda CB 300R 2011 apresentou problemas devido a sujeira nos contatos elétricos e montagem incorreta do motor de partida. Limpezas adequadas, substituições de fusíveis, e correção de montagens resolveram as falhas. É importante sempre estudar o manual de serviço e usar ferramentas adequadas para diagnósticos precisos. Com prática e conhecimento, é possível solucionar problemas elétricos de forma eficaz. Estou aqui para ajudar com qualquer dúvida. Até a próxima! |