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Análise Completa da Ducati 1299 Panigale (Versão ABS/Standard) - Versão de Impressão

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Análise Completa da Ducati 1299 Panigale (Versão ABS/Standard) - admin - 19-09-2024



Análise Completa da Ducati 1299 Panigale (Versão ABS/Standard)

A Ducati 1299 Panigale (versão ABS/Standard, modelo 2016) é uma superesportiva de alto desempenho que se destaca pela sua potência avassaladora, design elegante e uma tecnologia de ponta que oferece uma pilotagem empolgante. Nesta análise, vamos explorar todos os aspectos da moto, desde sua ficha técnica e desempenho até os pontos fortes e fracos, consumo, estimativa de autonomia, preço, características do painel, manutenções e adequação para diferentes tipos de uso.

Ficha Técnica da Ducati 1299 Panigale (ABS/Standard)
- Motor: Bicilíndrico em "L" a 90º, Superquadro, comando de válvulas desmodrômico.
- Cilindrada: 1.285 cc.
- Potência Máxima: 205 cv a 10.500 rpm.
- Torque Máximo: 14,7 kgf.m a 8.750 rpm.
- Transmissão: Câmbio de 6 marchas com Quick Shifter bidirecional (Up and Down).
- Refrigeração: Líquida, com radiador de óleo.
- Capacidade do Tanque de Combustível: 17 litros (3 litros de reserva).
- Peso (em ordem de marcha): 190,5 kg.
- Suspensão Dianteira: Garfo telescópico invertido de 50 mm, marca Marzocchi, totalmente ajustável.
- Suspensão Traseira: Monoamortecedor Sachs, ajustável em compressão, retorno e pré-carga da mola.
- Freios Dianteiros: Dois discos de 330 mm com pinças Brembo M50 Monobloco Radial de 4 pistões.
- Freio Traseiro: Disco de 245 mm com pinça de dois pistões.
- Rodas: Liga leve de alumínio, 17 polegadas.
- Pneus: 120/70 ZR17 (dianteiro), 200/55 ZR17 (traseiro).
- Altura do Assento: 830 mm.
- Distância do Solo: 129 mm.
- Tecnologia: ABS Pro inteligente para curvas, controle de tração (DTC), controle de freio motor (EBC), controle de potência, controle de wheeling, acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), modos de pilotagem (Race, Sport, Wet), painel digital TFT colorido.

Desempenho e Consumo
- Velocidade Máxima: Limitada eletronicamente a 299 km/h.
- Velocidade de Cruzeiro Ideal: 120-140 km/h em rodovias.
- Consumo de Combustível: Aproximadamente entre 6 a 16 km/l, dependendo do estilo de pilotagem.
- Autonomia Estimada: Com base em um consumo médio de 10 km/l, a autonomia pode alcançar cerca de 170 km com um tanque cheio.

Preço
- Preço Tabela Fipe (Seminova): R$ 63.750.
- Seguro: Varia conforme o perfil do condutor e localidade, com um custo médio estimado de R$ 2.635,36 pelo perfil mencionado.
- Custo de Manutenção: Elevado, devido ao preço das peças de reposição e serviços especializados.

Pontos Fortes
1. Potência e Performance: Com 205 cv e 14,7 kgf.m de torque, a Ducati 1299 Panigale oferece um desempenho impressionante, proporcionando acelerações rápidas e uma resposta de motor ágil em todas as marchas.
2. Tecnologia de Ponta: A moto é equipada com uma variedade de tecnologias avançadas, incluindo ABS Pro para curvas, controle de tração ajustável, controle de freio motor, controle de wheeling e Quick Shifter bidirecional. Esses recursos oferecem uma experiência de pilotagem mais segura e adaptável.
3. Design e Estética: O design da Ducati 1299 Panigale é elegante e aerodinâmico, com uma carenagem esportiva e detalhes em fibra de carbono que aumentam a sua estética agressiva. A balança de monobraço e a roda traseira exposta adicionam um visual exclusivo.
4. Qualidade dos Componentes: Freios Brembo de alta performance, suspensão Marzocchi e Sachs totalmente ajustável, e um sistema de escape de alta qualidade contribuem para a excepcional qualidade de construção e manuseio da moto.
5. Painel Digital TFT Colorido: O painel é 100% digital, oferecendo informações detalhadas como modos de pilotagem, computador de bordo, cronômetro e até a opção de personalizar a cor de fundo, tornando-o informativo e fácil de usar.
6. Leveza e Agilidade: Com um peso de apenas 190,5 kg, a moto é surpreendentemente leve para sua potência, o que facilita o manuseio em curvas e a torna extremamente ágil.

Pontos Fracos
1. Custo de Manutenção e Peças: Como muitas Ducati, o custo de manutenção e peças de reposição é alto. Isso pode ser um problema para proprietários que pretendem usá-la regularmente.
2. Calor Excessivo: O motor e o sistema de escape aquecem bastante, especialmente em condições de tráfego pesado, o que pode ser desconfortável para o piloto.
3. Conforto Reduzido: O banco estreito e a posição de pilotagem agressiva, com pedaleiras altas e recuadas e guidão baixo, são desconfortáveis para longas distâncias, tornando a moto mais adequada para pistas ou passeios curtos.
4. Retrovisores Não Articulados: Os retrovisores originais são fixos e não podem ser fechados, aumentando o risco de danos e dificultando a manobra em espaços apertados.
5. Painel sem Marcador de Combustível: O painel digital não possui um marcador de combustível completo, apenas um indicador de reserva, o que pode ser um incômodo para os pilotos que preferem uma indicação mais precisa.
6. Baixa Autonomia: Com um consumo de combustível variando de 6 a 16 km/l, dependendo da pilotagem, a autonomia é relativamente baixa para viagens mais longas, exigindo paradas frequentes para abastecimento.

Detalhes do Painel
- Painel Digital TFT: Oferece uma exibição clara e personalizável com modos de exibição diurnos e noturnos. Inclui informações como o modo de pilotagem selecionado, controle de tração, temperatura do motor, velocidade, RPM, relógio, e várias opções de configuração.
- Modos de Pilotagem: Race, Sport e Wet, todos customizáveis para ajustar o ABS, controle de tração, controle de freio motor, controle de wheeling, e sensibilidade do acelerador.
- Computador de Bordo: Exibe dados como consumo instantâneo e médio, distância percorrida, tempo de viagem e temperatura ambiente.

Manutenção
- Intervalos de Revisão: A primeira revisão ocorre aos 1.000 km ou após um mês, e revisões subsequentes são recomendadas a cada 6.000 km ou 12 meses.
- Custo de Manutenção: Alto, devido ao uso de componentes premium como freios Brembo e suspensão Marzocchi/Sachs, que requerem manutenção especializada.
- Disponibilidade de Peças: Peças de reposição originais são caras e nem sempre estão prontamente disponíveis, o que pode significar tempos de espera mais longos em manutenções.

Uso Recomendado: Pista e Passeios Curtos
A Ducati 1299 Panigale (ABS/Standard) é projetada para desempenho em pistas e não é a moto mais adequada para o uso diário na cidade ou para longas viagens devido ao seu conforto limitado, aquecimento excessivo e baixa autonomia. No entanto, para entusiastas de superesportivas que buscam uma experiência de pilotagem cheia de adrenalina, é uma das melhores opções disponíveis.

Conclusão
A Ducati 1299 Panigale (Versão ABS/Standard) é uma moto que oferece uma combinação impressionante de potência, tecnologia avançada e design sofisticado. Ideal para pilotos experientes que buscam uma máquina de alta performance para pistas e estradas, ela é perfeita para quem deseja explorar os limites de uma superesportiva italiana. Embora tenha algumas limitações em termos de conforto e custo de manutenção, suas características e capacidades a tornam uma escolha excepcional para amantes da velocidade e da engenharia de precisão.