Fóruns
Análise Completa da Harley Davidson Dyna Super Glide Club Style 2009 - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Geral (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=336)
+---- Fórum: Canal Moto (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=5)
+---- Tópico: Análise Completa da Harley Davidson Dyna Super Glide Club Style 2009 (/showthread.php?tid=5874)



Análise Completa da Harley Davidson Dyna Super Glide Club Style 2009 - admin - 06-10-2024



Harley Davidson Dyna Super Glide 2009: A Customizável Potente com Estilo Club e Personalidade Única.

Análise Completa da Harley Davidson Dyna Super Glide Club Style 2009: A Clássica Customizável de Potência Impressionante
Introdução

A Harley Davidson Dyna Super Glide, especialmente a versão customizada no estilo Club Style, é uma motocicleta icônica da marca americana Harley Davidson. Conhecida pela sua robustez, estilo inconfundível e grande potencial de customização, a Super Glide é uma moto que atrai entusiastas que valorizam tanto a tradição quanto a personalização. Esta análise explora as especificações técnicas, pontos fortes e fracos, desempenho, consumo, manutenção, e a adequação para diferentes tipos de uso.

Ficha Técnica e Desempenho

- Motor: V-Twin de 45°, OHV (Overhead Valve), 4 válvulas, refrigerado a ar.
- Cilindrada: 1.584 cm³ (96,7 polegadas cúbicas).
- Potência Máxima: Não declarada oficialmente, mas estimada em cerca de 81 cv (remapeada para 94 cv).
- Torque Máximo: Original de 12,24 kgf.m (remapeada para 13,5 kgf.m).
- Câmbio: 6 marchas.
- Transmissão Final: Correia dentada.
- Capacidade do Tanque de Combustível: 18,9 litros (sendo 4 litros de reserva).
- Peso em Ordem de Marcha: 320 kg.
- Suspensão Dianteira: Telescópica Showa com 127 mm de curso e 49 mm de diâmetro.
- Suspensão Traseira: Amortecedores duplos Showa com 78 mm de curso, ajustáveis em pré-carga.
- Freios: A disco nas duas rodas, dianteiro com disco de 300 mm e traseiro com disco de 292 mm, ambos com pinças da marca Brembo.
- Pneus: Dianteiro de 100 mm de largura em aro de 19 polegadas, traseiro de 160 mm de largura em aro de 17 polegadas.

Consumo e Autonomia

- Consumo Estimado:
  - Condução agressiva: 13-15 km/l.
  - Condução moderada: 20 km/l.
- Autonomia Estimada:
  - Condução agressiva: Aproximadamente 245-283 km.
  - Condução moderada: Aproximadamente 378 km.

Velocidade

- Velocidade Máxima: Aproximadamente 200 km/h (remapeada para até 220 km/h).
- Velocidade de Cruzeiro Ideal: 100-130 km/h, proporcionando conforto e segurança.

Pontos Fortes

1. Potência e Torque: O motor V-Twin de 1.584 cm³ é conhecido pela entrega de torque robusto desde as baixas rotações, o que proporciona uma aceleração poderosa e sensação de força bruta.
 
2. Estilo e Customização: O estilo Club Style permite uma vasta gama de personalizações. Esta unidade em particular possui diversos acessórios exclusivos, como escapamento esportivo 2 em 1, pintura personalizada em azul e branco, farol LED, para-brisa personalizado, pedaleiras esportivas e sliders de proteção.
 
3. Conforto na Estrada: Apesar do peso elevado, a altura baixa do assento (67,5 cm) proporciona uma pilotagem confortável, especialmente para pilotos de menor estatura. O guidão elevado e o banco solo adicionam um estilo próprio e um conforto adicional para a pilotagem.

4. Durabilidade e Resistência: O motor da Harley Davidson é famoso pela sua longevidade, e a unidade testada, com mais de 111.000 km rodados, nunca teve o motor aberto, evidenciando a robustez do modelo.

5. Facilidade de Manutenção: Componentes como a transmissão por correia dentada e a simplicidade mecânica geral tornam a Dyna Super Glide relativamente fácil de manter.

Pontos Fracos

1. Frenagem Deficiente: O modelo possui apenas um disco de freio na dianteira, o que pode comprometer a eficiência da frenagem em situações de emergência. A adição de um duplo disco poderia melhorar significativamente esse ponto.

2. Vibrações e Aquecimento: Como é comum em motores grandes refrigerados a ar, há uma considerável vibração nas pedaleiras e no guidão. Além disso, o motor esquenta bastante, especialmente em dias mais quentes ou em trânsito intenso.

3. Câmbio Duro: O câmbio de seis marchas é notoriamente rígido, o que pode exigir algum tempo de adaptação por parte do piloto, especialmente durante trocas de marcha rápidas.

4. Peso Elevado: Com 320 kg, a moto é pesada para manobras em baixa velocidade ou em áreas congestionadas. No entanto, esse peso também contribui para uma pilotagem mais estável em alta velocidade.

5. Peças de Reposição Caras: A exclusividade de algumas peças e acessórios da Harley Davidson pode tornar o custo de manutenção elevado, especialmente para itens específicos como carenagens e componentes cromados.

Manutenção e Custo de Propriedade

- Manutenção Preventiva: Inclui trocas regulares de óleo, filtro de óleo, verificação da tensão da correia e inspeção do sistema de freios. A refrigeração a ar requer monitoramento atento da temperatura em condições de alta demanda.
- Manutenção Programada: Revisões periódicas são essenciais, especialmente para ajustar a tensão da correia dentada e verificar o estado dos amortecedores traseiros.
- Custo do Seguro: A partir de R$ 498,44, o que é relativamente baixo para uma moto desse porte, mas pode variar dependendo do perfil do condutor e localização.
- Peças e Acessórios: A disponibilidade de peças de reposição pode ser um desafio e itens originais Harley Davidson geralmente têm um custo elevado, especialmente no Brasil.

Painel de Instrumentos

- Painel Misto: O painel da Harley Davidson Dyna Super Glide é um painel misto, combinando um velocímetro analógico com um display digital LCD.
  - Velocímetro Analógico: Marcando até 220 km/h, com iluminação completa, incluindo o ponteiro.
  - Display Digital LCD: Exibe o odômetro total e parcial (Trip A e B), autonomia (Range), relógio, e informações de manutenção como nível de voltagem da bateria e sinal de reserva de combustível.
  - Luzes Indicadoras: Incluem luzes de seta, farol alto, ponto neutro, e advertências de óleo do motor e injeção eletrônica.

Adequação para Viagens e Uso Urbano

- Uso Urbano: Apesar de ser pesada para manobras em baixa velocidade, a Dyna Super Glide pode ser usada na cidade, mas se destaca mais em ambientes abertos e estradas.
- Viagens de Longa Distância: Com seu motor potente e confortável ergonomia de pilotagem, a Dyna Super Glide é excelente para viagens de longa distância, especialmente em rodovias e estradas menos congestionadas. A personalização com para-brisa e guidão elevado melhora a proteção contra o vento e o conforto geral em viagens longas.

Conclusão para Futuros Compradores

A Harley Davidson Dyna Super Glide Club Style 2009 é uma moto para quem busca um clássico customizável com uma personalidade única. Sua combinação de potência, estilo e potencial de customização a torna uma escolha excelente para entusiastas de motocicletas que desejam um veículo que não apenas se destaque, mas que também possa ser adaptado ao gosto pessoal. Embora tenha algumas limitações em termos de frenagem e vibração, essas podem ser parcialmente mitigadas com customizações adicionais e ajustes. Para aqueles que desejam uma moto para desfilar com estilo e robustez, a Dyna Super Glide é uma escolha de peso.