Honda CB 600F Hornet 2011: A Lendária Naked de Alta Performance - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Geral (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=336) +---- Fórum: Canal Moto (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=5) +---- Tópico: Honda CB 600F Hornet 2011: A Lendária Naked de Alta Performance (/showthread.php?tid=5876) |
Honda CB 600F Hornet 2011: A Lendária Naked de Alta Performance - admin - 07-10-2024 Honda CB 600F Hornet 2011: A Naked Lendária com Potência, Estilo e Presença Únicos no Mundo das Motos. Introdução A Honda CB 600F Hornet, popularmente conhecida como Hornet, é uma moto que marcou uma geração de motociclistas com seu desempenho robusto, design icônico e som inconfundível do motor de quatro cilindros. Neste review, vamos explorar a versão 2011 da Hornet, que representa a segunda geração deste modelo. Vamos discutir sua ficha técnica, pontos fortes e fracos, consumo de combustível, autonomia, adequação para diferentes tipos de uso, e detalhes sobre o painel e a manutenção, oferecendo uma visão abrangente para quem está considerando adquirir esta máquina lendária. Ficha Técnica - Motor: Quatro cilindros em linha, 4 tempos, DOHC, 16 válvulas. - Cilindrada: 599,9 cm³. - Potência Máxima: 102 cv a 12.000 rpm. - Torque Máximo: 6,53 kgf.m a 10.500 rpm. - Transmissão: Manual de 6 marchas. - Capacidade do Tanque: 19 litros (4 litros de reserva). - Peso em Ordem de Marcha: 198 kg. - Suspensão Dianteira: Garfo invertido (upside down) Showa, 120 mm de curso, sem ajuste. - Suspensão Traseira: Monoamortecedor Showa com 128 mm de curso e ajuste de pré-carga da mola em 7 posições. - Freios: - Dianteiro: Duplo disco de 296 mm com pinças Nissin de dois pistões. - Traseiro: Disco simples de 240 mm com pinça Nissin de um pistão. - Pneus: Dianteiro 120/70 R17 e traseiro 180/55 R17. - Painel de Instrumentos: Misto (analógico e digital). - Altura do Assento: 804 mm. Consumo e Autonomia - Consumo Médio: - Uso Moderado: 20-22 km/l. - Condução Esportiva: 12-15 km/l. - Autonomia Estimada: - Com Tanque Cheio: Aproximadamente 228 a 418 km, dependendo do estilo de condução. Velocidade - Velocidade Máxima: Aproximadamente 240 km/h. - Velocidade de Cruzeiro Ideal: Entre 120 km/h e 140 km/h, proporcionando uma pilotagem equilibrada entre desempenho e conforto. Pontos Fortes 1. Desempenho do Motor: O motor de quatro cilindros em linha, derivado da Honda CBR 600RR, oferece uma entrega de potência linear e constante, tornando a Hornet uma das motos mais potentes em sua categoria naked. A aceleração é suave, sem sustos, mas com força suficiente para entusiasmar até os pilotos mais experientes. 2. Agilidade e Maneabilidade: A Hornet é reconhecida pela sua excelente ciclistica, com um chassi de dupla viga em alumínio que proporciona leveza e rigidez. A combinação da suspensão dianteira invertida e a traseira ajustável garante estabilidade nas curvas e conforto em terrenos mais acidentados. 3. Conforto e Ergonomia: O assento é projetado para ser confortável tanto para o piloto quanto para o garupa, com uma boa largura e maciez. A posição de pilotagem é natural e neutra, facilitando a condução em várias situações, desde o tráfego urbano até viagens mais longas. 4. Estilo Clássico e Som Distintivo: O design robusto, com farol em formato arredondado e linhas agressivas, faz da Hornet um ícone visual. O som do motor de quatro cilindros, especialmente com escapamento esportivo, é inconfundível e muito apreciado pelos entusiastas. 5. Painel de Instrumentos Completo: Embora misto, o painel da Hornet fornece todas as informações necessárias, incluindo tacômetro analógico, velocímetro digital, marcador de combustível, odômetro total e parcial, e mais. 6. Boa Disponibilidade de Peças e Acessórios: Como um modelo popular e amplamente distribuído, as peças de reposição e acessórios da Hornet são fáceis de encontrar, com uma vasta gama de opções no mercado, desde originais a paralelos. Pontos Fracos 1. Falta de Indicador de Marcha no Painel: A ausência de um indicador de marcha no painel é um ponto negativo significativo, especialmente para pilotos menos experientes ou em situações de pilotagem mais técnica. 2. Modelo Visado para Furtos: A Hornet é uma das motos mais visadas para roubo e furto, especialmente em grandes cidades. Isso exige atenção redobrada em termos de segurança e pode influenciar nos custos de seguro. 3. Vibração e Ausência de Amortecedor de Direção: Em altas velocidades, a falta de um amortecedor de direção pode causar instabilidade, e a vibração nas pedaleiras pode ser desconfortável durante longas distâncias. 4. Consumo Relativamente Elevado em Alta Aceleração: Como é típico de motores de alta performance, o consumo pode ser bastante elevado quando pilotada de forma agressiva, o que pode ser uma desvantagem para quem busca economia. 5. Problemas Recorrentes com Coxins de Borracha das Setas: Os coxins de borracha das setas têm uma tendência a secar e quebrar com o tempo, necessitando de substituições frequentes. Manutenção e Custo de Propriedade - Manutenção Preventiva: Inclui trocas regulares de óleo, filtro de ar, e verificações de freios e pneus. A Hornet requer manutenção cuidadosa, especialmente no que diz respeito à sincronização do motor e ajuste das válvulas. - Custo de Peças e Serviços: Moderado a alto, dependendo da qualidade das peças (originais vs. paralelas) e da complexidade dos serviços. Manutenções em suspensões invertidas, por exemplo, tendem a ser mais caras. - Custo de Seguro: Pode ser elevado devido à alta taxa de roubos. O valor do seguro pode variar bastante dependendo do perfil do condutor e localização. Painel de Instrumentos - Painel Misto (Analógico e Digital): O painel da Hornet é bem completo para a época, combinando um tacômetro analógico com um velocímetro digital. Fornece informações essenciais como nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total e parcial, e um relógio. A ausência de um indicador de marcha é notável, o que poderia ajudar na navegação em baixas velocidades ou em tráfego intenso. Adequação para Viagens e Uso Urbano - Uso Urbano: A Hornet é uma excelente escolha para uso urbano, especialmente para quem aprecia uma moto com grande presença e desempenho. Sua agilidade e resposta rápida ao acelerador facilitam a navegação no tráfego, embora seu consumo de combustível possa ser um ponto negativo para quem busca extrema economia. - Viagens de Longa Distância: A Hornet é bastante confortável para viagens curtas a médias distâncias. Sua posição de pilotagem, banco confortável e suspensão eficiente oferecem um bom equilíbrio entre conforto e desempenho. No entanto, a ausência de um amortecedor de direção e o consumo elevado em altas velocidades podem ser desvantagens em viagens mais longas. Conclusão para Futuros Compradores A Honda CB 600F Hornet 2011 é uma escolha icônica para motociclistas que buscam uma naked de alta performance com um design clássico e um motor que oferece uma combinação incomparável de potência e suavidade. Enquanto seus pontos fortes como desempenho, agilidade e estilo a tornam um sonho para muitos, os pontos fracos como a falta de um indicador de marcha, ser visada para furtos e o consumo elevado devem ser considerados. Ideal para o uso urbano e para viagens curtas a médias distâncias, a Hornet continua a ser uma referência em sua categoria e uma moto que merece sua reputação lendária. |