Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024: A Big Trail Completa para Aventuras - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Geral (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=336) +---- Fórum: Canal Moto (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=5) +---- Tópico: Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024: A Big Trail Completa para Aventuras (/showthread.php?tid=5878) |
Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024: A Big Trail Completa para Aventuras - admin - 11-10-2024 Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024: A Big Trail Definitiva para Aventuras em Todo Terreno Introdução A Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024 chega com força total ao mercado, destacando-se como uma das mais completas e acessíveis Big Trails disponíveis atualmente. Apresentando um design robusto, alta tecnologia embarcada e desempenho impressionante, esta moto é a escolha ideal para pilotos que buscam uma motocicleta pronta para encarar qualquer tipo de terreno, seja no asfalto ou na terra. Neste artigo, analisaremos todos os aspectos da Tiger 1200 Rally Black Edition, incluindo ficha técnica, consumo, autonomia, velocidade máxima, características do painel, pontos fortes e fracos, manutenção, preço, e sua adequação para uso urbano e em viagens. Ficha Técnica - Motor: Três cilindros em linha, DOHC, 12 válvulas. - Cilindrada: 1160 cm³. - Potência Máxima: 150 cv a 9.000 rpm. - Torque Máximo: 13,2 kgf.m a 7.000 rpm. - Transmissão: Manual de 6 marchas com quick shifter bidirecional. - Capacidade do Tanque: 20 litros (4 litros de reserva). - Peso em Ordem de Marcha: 250 kg. - Suspensão Dianteira: Invertida com 220 mm de curso, Showa, ajustável eletronicamente. - Suspensão Traseira: Monoamortecedor com 220 mm de curso, Showa, ajustável eletronicamente. - Freios: - Dianteiro: Duplo disco de 320 mm com pinças Brembo monobloco radial de quatro pistões e ABS Pro. - Traseiro: Disco simples de 282 mm com pinça de um pistão e ABS Pro. - Pneus: Dianteiro 90/90 R21 e traseiro 150/70 R18, ambos sem câmara. - Painel de Instrumentos: 100% digital com tela TFT de 7 polegadas. - Altura do Assento: Ajustável entre 875 mm e 895 mm. Consumo e Autonomia - Consumo Médio: - Uso Moderado: 18-20 km/l. - Condução Esportiva: 12-15 km/l. - Autonomia Estimada: - Com Tanque Cheio: Aproximadamente 240 a 400 km, dependendo do estilo de condução. Velocidade - Velocidade Máxima: Limitada eletronicamente a 204 km/h. - Velocidade de Cruzeiro Ideal: Entre 120 km/h e 150 km/h, proporcionando uma pilotagem confortável e segura. Pontos Fortes 1. Potente Motor de Três Cilindros: O motor de 1160 cm³ é uma verdadeira usina de força, oferecendo 150 cv de potência e 13,2 kgf.m de torque. O virabrequim crossplane proporciona uma entrega de potência suave e linear, ideal para aventuras off-road e viagens longas em estradas pavimentadas. 2. Tecnologia de Ponta: A Tiger 1200 Rally Black Edition vem equipada com uma série de recursos tecnológicos avançados, como quick shifter bidirecional, cruise control (piloto automático), ABS Pro inteligente para curvas, controle de tração ajustável e desativável, embreagem assistida e deslizante, chave presencial (keyless), para-brisa ajustável manualmente, modos de pilotagem personalizáveis e suspensões eletrônicas semiativas Showa. 3. Painel TFT 100% Digital de 7 Polegadas: O painel digital oferece uma interface clara e intuitiva, mostrando todas as informações essenciais de maneira organizada. Ele inclui conectividade Bluetooth para integração com o aplicativo MyTriumph, permitindo acesso a recursos como navegação, chamadas, mensagens, músicas, e controle de GoPro. 4. Suspensões Eletrônicas Semiativas: As suspensões Showa eletrônicas ajustáveis garantem uma pilotagem suave e confortável em qualquer terreno. O sistema permite ao piloto ajustar a pré-carga da mola, compressão e retorno, além de contar com a nova função de redução de pré-carga ativa que permite baixar a traseira da moto em até 20 mm para facilitar a pilotagem em baixas velocidades ou durante manobras. 5. Versatilidade de Uso: A Tiger 1200 Rally Black Edition é uma verdadeira Big Trail, capaz de enfrentar qualquer terreno. Ela é adequada tanto para viagens longas em rodovias quanto para trilhas off-road desafiadoras, graças às suas rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, que proporcionam uma excelente tração em terrenos irregulares. 6. Sistema de Iluminação Full LED com Farol Adaptativo: O sistema de iluminação em LED, incluindo faróis adaptativos que se ajustam automaticamente nas curvas, proporciona excelente visibilidade noturna, aumentando a segurança em viagens. 7. Bom Custo-Benefício: Apesar de ser uma moto premium, a versão Rally Black Edition é a Big Trail mais acessível da Triumph, oferecendo um ótimo custo-benefício pelo conjunto de recursos que entrega. Pontos Fracos 1. Altura e Peso Elevados: Com um peso de 250 kg e altura de assento ajustável entre 875 mm e 895 mm, a Tiger 1200 pode ser difícil de manejar para pilotos de baixa estatura ou inexperientes, especialmente em situações de trânsito urbano intenso ou manobras em baixa velocidade. 2. Limitação de Velocidade Máxima: A velocidade máxima é limitada a 204 km/h, o que pode ser visto como uma desvantagem para pilotos que desejam explorar todo o potencial da moto em retas longas. 3. Falta de Apple CarPlay/Android Auto: O painel digital não suporta espelhamento direto de aplicativos de navegação, como Apple CarPlay ou Android Auto, uma funcionalidade que muitos pilotos considerariam útil. 4. Alto Custo de Seguro: Sendo uma moto premium e visada para roubos e furtos, o custo do seguro tende a ser elevado, especialmente em áreas urbanas. 5. Ausência de Amortecedor de Direção: A moto não vem equipada com amortecedor de direção de fábrica, o que pode afetar a estabilidade em altas velocidades, apesar das melhorias no design da balança traseira e do chassi. Manutenção e Custo de Propriedade - Manutenção Preventiva: Inclui trocas regulares de óleo, verificações dos sistemas de freio e suspensão, monitoramento de pneus e inspeções do eixo cardan. O sistema de cardan minimiza a necessidade de manutenção frequente da transmissão final, tornando a moto mais conveniente para viagens longas. - Custo de Peças e Serviços: Moderado a alto, especialmente para componentes eletrônicos e peças originais da Triumph, como as suspensões Showa e freios Brembo. - Custo de Seguro: Pode variar dependendo da localização, perfil do condutor e histórico de sinistros. Em geral, o seguro é considerado relativamente caro devido ao perfil de risco elevado. Painel de Instrumentos - Painel Digital de 7 Polegadas: O painel TFT de alta resolução é um dos destaques da Tiger 1200 Rally Black Edition, proporcionando uma interface personalizável com conectividade Bluetooth, modos de pilotagem ajustáveis, monitoramento de pressão dos pneus, e várias opções de configuração de viagem e veículo. Adequação para Viagens e Uso Urbano - Uso Urbano: A Tiger 1200 pode ser utilizada na cidade, mas seu tamanho e peso podem ser desvantagens em ambientes urbanos densamente povoados. A altura do assento também pode ser um desafio para manobras em baixa velocidade, mesmo com as opções de ajuste de altura da suspensão traseira. - Viagens de Longa Distância e Off-Road: A Tiger 1200 Rally Black Edition é ideal para aventuras de longa distância e uso em terrenos off-road. Seu motor potente, suspensões ajustáveis, conforto ergonômico e recursos de tecnologia avançada a tornam uma excelente escolha para quem busca explorar o mundo sobre duas rodas. Conclusão para Futuros Compradores A Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024 é uma Big Trail premium que oferece um pacote completo de desempenho, tecnologia e conforto. Seu motor de três cilindros potente, suspensões ajustáveis eletronicamente, painel digital moderno e uma série de recursos avançados de segurança e conforto tornam-na uma escolha ideal para pilotos aventureiros que procuram uma moto capaz de enfrentar qualquer desafio, seja nas estradas ou fora delas. Apesar de seus pontos fracos, como a altura elevada e a falta de espelhamento de aplicativos, a Tiger 1200 se destaca como uma das opções de melhor custo-benefício no segmento de Big Trails. |