Triumph Scrambler 400 X 2024: Estilo Clássico e Tecnologia para asfalto e off-road. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Geral (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=336) +---- Fórum: Canal Moto (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=5) +---- Tópico: Triumph Scrambler 400 X 2024: Estilo Clássico e Tecnologia para asfalto e off-road. (/showthread.php?tid=5881) |
Triumph Scrambler 400 X 2024: Estilo Clássico e Tecnologia para asfalto e off-road. - admin - 21-10-2024 Triumph Scrambler 400 X 2024: A Pequena Notável para o Asfalto e Off-Road A Triumph Scrambler 400 X 2024 é um dos lançamentos mais esperados do ano, trazendo um design robusto e retrô com uma pegada moderna e tecnologia embarcada que a torna ideal tanto para uso urbano quanto para aventuras off-road. Vamos explorar os pontos fortes e fracos desta moto, suas especificações técnicas, desempenho, consumo, preço, painel de instrumentos, manutenções, e se é adequada para viagens ou uso diário. Ficha Técnica - Motor: Monocilíndrico, DOHC, 4 válvulas. - Cilindrada: 398 cm³. - Potência Máxima: 40 cv a 8.000 rpm. - Torque Máximo: 3,95 kgf.m a 6.500 rpm. - Transmissão: Manual de 6 marchas. - Capacidade do Tanque: 13 litros (incluindo 2,8 litros de reserva). - Peso em Ordem de Marcha: 179 kg. - Suspensão Dianteira: Invertida, 43 mm de diâmetro, 150 mm de curso, marca Endurance Big Piston. - Suspensão Traseira: Monoamortecedor com 150 mm de curso, reservatório de expansão e ajuste de pré-carga, marca Endurance RSU. - Freios: - Dianteiro: Disco de 320 mm com pinça radial ByBre de quatro pistões, ABS. - Traseiro: Disco de 230 mm com pinça ByBre de um pistão, ABS. - Pneus: Rodas de liga leve; dianteiro 100/90-19, traseiro 140/80-17. - Painel de Instrumentos: Misto (analógico e digital) com velocímetro analógico e display digital. - Altura do Assento: 83,5 cm. - Vão Livre do Solo: 19,5 cm. Consumo e Autonomia - Consumo Médio: - Condução Normal: 36-40 km/l. - Condução Esportiva: 23-25 km/l. - Autonomia Estimada: - Com Tanque Cheio: Aproximadamente 300 a 520 km, dependendo do estilo de condução. Velocidade - Velocidade Máxima: Aproximadamente 160 km/h, limitada eletronicamente. - Velocidade de Cruzeiro Ideal: Entre 90 km/h e 120 km/h, oferecendo estabilidade e conforto. Pontos Fortes 1. Design Moderno com Pegada Retrô: A Scrambler 400 X adota um estilo clássico com toques modernos, como o farol redondo em LED com DRL, bengalas douradas invertidas e detalhes que remetem à tradição da Triumph. Está disponível em duas cores: verde e preto, ambas com visual arrojado e cativante. 2. Excelente Economia de Combustível: O motor monocilíndrico de 400 cc é notavelmente econômico, podendo alcançar até 40 km/l em condições ideais de pilotagem. Esse fator é um grande atrativo para quem busca uma moto econômica tanto para o dia a dia quanto para aventuras mais longas. 3. Tecnologia Embarcada e Segurança: Com freios a disco nas duas rodas, pinças da marca ByBre, ABS que pode ser desativado no modo off-road, controle de tração ajustável, acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), embreagem deslizante e assistida, e iluminação full LED, a Scrambler 400 X oferece um pacote tecnológico completo para sua categoria. 4. Versatilidade para Uso Urbano e Off-Road: Com uma altura de assento de 83,5 cm e um vão livre do solo de 19,5 cm, a Scrambler 400 X é ideal para rodar tanto no asfalto quanto em trilhas leves. As suspensões dianteira invertida e traseira com ajuste de pré-carga proporcionam conforto e estabilidade em diferentes terrenos. 5. Acessórios de Fábrica: A moto já vem equipada com protetor de manopla, grade do farol, protetor de radiador e protetor de cárter, proporcionando proteção adicional para aventuras off-road. 6. Preço Competitivo: Com um preço a partir de R$ 33.990, a Scrambler 400 X oferece um excelente custo-benefício para motociclistas que buscam uma moto moderna, econômica e pronta para qualquer terreno. Pontos Fracos 1. Banco Desconfortável: O banco bipartido, embora estiloso, é considerado duro, especialmente o assento do garupa. Isso pode ser um problema para viagens mais longas, sendo necessário considerar um banco mais confortável ou um assento customizado. 2. Proteção de Cárter em Plástico: A proteção de cárter é feita de fibra plástica, o que pode não oferecer a resistência necessária para pilotagem off-road mais agressiva. Uma atualização para uma proteção de cárter em alumínio seria ideal. 3. Ausência de Autocancelamento das Setas: O sistema de setas não possui cancelamento automático, o que é um pequeno inconveniente para uma moto com tanto apelo tecnológico. 4. Posição das Pedaleiras do Garupa: As pedaleiras do garupa estão muito próximas do protetor do escapamento, o que pode causar desconforto e até queimar o calçado do passageiro em alguns casos. 5. Parafuso Intrusivo na Carenagem: Ao pilotar em pé, o joelho pode esbarrar em um parafuso da carenagem do lado esquerdo, causando desconforto e potencial atrito. Manutenção e Custo de Propriedade - Manutenção Preventiva: Inclui troca regular de óleo, verificação de sistemas de freio e suspensão, ajustes na corrente de transmissão, e inspeção geral dos componentes. - Custo de Peças e Serviços: Moderado, beneficiado pela fabricação local (montada em Manaus a partir de kits da Tailândia) e pela parceria com a Bajaj, o que ajuda a manter os preços de peças e mão de obra acessíveis. - Custo de Seguro: Considerado acessível, com valores a partir de R$ 873,39 por ano, dependendo do perfil do condutor e da localização. Painel de Instrumentos - Painel Misto (Analógico/Digital): O painel da Scrambler 400 X combina um velocímetro analógico de fácil leitura com um display digital que inclui informações como nível de combustível, RPM, indicador de marcha, relógio, consumo instantâneo e médio, autonomia restante, e alertas de manutenção. O sistema é funcional e oferece um bom equilíbrio entre informações essenciais e estilo clássico. Adequação para Viagens e Uso Urbano - Uso Urbano: A Scrambler 400 X é bem adequada para uso urbano, combinando agilidade, fácil manobrabilidade e economia de combustível. No entanto, o banco duro pode ser uma desvantagem para quem enfrenta longas horas no trânsito. - Viagens de Longa Distância: Embora tenha uma boa autonomia e desempenho confiável, o banco desconfortável e a posição das pedaleiras do garupa podem limitar o conforto em viagens mais longas. Para aventuras mais prolongadas, seria ideal adicionar acessórios de conforto, como um banco de espuma mais macia. Conclusão para Futuros Compradores A Triumph Scrambler 400 X 2024 é uma moto que combina estilo clássico com tecnologia moderna, oferecendo uma solução versátil para motociclistas que buscam uma moto confiável tanto para o dia a dia quanto para aventuras fora da estrada. Sua economia de combustível, tecnologia embarcada, e design atraente fazem dela uma escolha sólida na categoria das scramblers. Com alguns ajustes simples, como melhorar o banco ou adicionar uma proteção de cárter mais resistente, a Scrambler 400 X pode se tornar uma companheira ideal para todas as suas aventuras. |