Ducati Multistrada 950 ABS 2018: Versatilidade e Performance para Todas as Estradas - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Geral (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=336) +---- Fórum: Canal Moto (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=5) +---- Tópico: Ducati Multistrada 950 ABS 2018: Versatilidade e Performance para Todas as Estradas (/showthread.php?tid=5884) |
Ducati Multistrada 950 ABS 2018: Versatilidade e Performance para Todas as Estradas - admin - 23-10-2024 Análise Completa da Ducati Multistrada 950 ABS 2018: Aventura e Esportividade em uma Só Moto Introdução A Ducati Multistrada 950 ABS 2018 é uma motocicleta que combina conforto, esportividade, e versatilidade em um único pacote. Esta moto da linha Multistrada é a opção de entrada da Ducati para quem quer um modelo "cross touring" capaz de enfrentar diferentes tipos de terreno, oferecendo um desempenho robusto e um design sofisticado. A versão ABS de 2018 traz características e tecnologia de ponta, herdadas das irmãs maiores, mas em um pacote mais acessível e com foco na praticidade. Nesta análise, vamos explorar os pontos fortes e fracos da Multistrada 950 ABS, sua ficha técnica, desempenho, consumo, autonomia, características de manutenção, e ver se é adequada para viagens ou uso urbano. Ficha Técnica - Motor: L-Twin Testastretta 11°, comando de válvula desmodrômico, 4 válvulas por cilindro. - Cilindrada: 937 cc. - Potência Máxima: 113 cv a 9.000 rpm. - Torque Máximo: 9,8 kgfm a 7.750 rpm. - Transmissão: Manual de 6 marchas. - Sistema de Partida: Elétrica. - Freios: Disco duplo na dianteira (320 mm) com pinças Brembo monobloco de 4 pistões; disco único na traseira (265 mm) com pinça de 2 pistões, ambos com ABS ajustável em 3 níveis. - Suspensão Dianteira: Invertida, com 170 mm de curso e 48 mm de diâmetro, totalmente ajustável (pré-carga, retorno, compressão). - Suspensão Traseira: Monoamortecedor, curso de 170 mm, ajustável manualmente (compressão, retorno e pré-carga). - Pneus: Dianteiro 120/70 ZR19, Traseiro 170/60 ZR17, ambos sem câmara. - Peso em Ordem de Marcha: 227 kg. - Tanque de Combustível: 20 litros (4 litros de reserva). - Altura do Banco: 84 cm. Consumo e Autonomia O consumo da Multistrada 950 pode variar bastante de acordo com o modo de pilotagem e o estilo de condução: - Consumo Médio: De 14 a 16 km/l em condução agressiva; até 20 km/l em condução suave e econômica. - Autonomia Estimada: Com um tanque de 20 litros, a autonomia pode variar entre 280 km (condução agressiva) e 400 km (condução econômica). Desempenho e Velocidade - Velocidade Máxima: A Multistrada 950 ABS pode ultrapassar os 230 km/h, o que é impressionante para sua categoria. - Velocidade de Cruzeiro: Ideal entre 110 e 140 km/h, oferecendo um bom equilíbrio entre consumo e desempenho. Pontos Fortes 1. Motor Potente e Flexível: O motor L-Twin Testastretta 11° oferece uma entrega de potência linear e torque abundante, proporcionando acelerações rápidas e retomadas vigorosas. 2. Suspensão e Conforto: Com suspensões totalmente ajustáveis da Kayaba (dianteira) e Sachs (traseira), a Multistrada 950 oferece excelente conforto para o piloto e o garupa, absorvendo bem os impactos em diferentes terrenos. 3. Freios de Alta Performance: Os freios Brembo com ABS ajustável em três níveis oferecem segurança máxima, permitindo frenagens precisas e controladas em diversas condições. 4. Tecnologia Avançada: A Multistrada 950 ABS vem equipada com modos de pilotagem personalizáveis (Sport, Touring, Urban e Enduro), controle de tração ajustável em 8 níveis, acelerador eletrônico, embreagem deslizante e muito mais. 5. Versatilidade: Adequada para uso urbano, viagens longas e até off-road leve, a Multistrada 950 é uma moto extremamente versátil que pode lidar com uma variedade de cenários de pilotagem. 6. Ergonomia e Conforto: O banco bipartido, com boa espuma e acabamento antiderrapante, proporciona conforto tanto para o piloto quanto para o garupa, ideal para viagens longas. 7. Design e Estilo: A estética agressiva e sofisticada da Ducati é evidente na Multistrada 950, com detalhes bem elaborados e acabamentos de alta qualidade, como o quadro treliçado em aço e o escapamento elevado. Pontos Fracos 1. Custo de Manutenção e Peças de Reposição: Como é característico da Ducati, as peças de reposição são caras e, em alguns casos, difíceis de encontrar, especialmente fora dos grandes centros. 2. Ausência de Cavalete Central: Faltou um cavalete central de série, que seria útil para manutenções e estacionamentos mais seguros. 3. Falta de Amortecedor de Direção: Dada a potência e o torque da moto, a falta de um amortecedor de direção pode ser um problema em situações de aceleração intensa. 4. Não Possui Aquecedores de Manopla: Para uma moto voltada para viagens e aventuras, a falta de aquecedores de manopla é um ponto negativo. 5. Preço Elevado: Mesmo sendo a versão de entrada da linha Multistrada, o preço pode ser um impeditivo para alguns compradores. Uso Urbano vs. Viagem A Ducati Multistrada 950 ABS 2018 é uma moto que se adapta bem tanto ao uso urbano quanto a longas viagens. Sua configuração permite que ela seja ágil o suficiente para o tráfego da cidade, mas robusta e confortável para percorrer grandes distâncias em rodovias. Com uma suspensão ajustável e modos de pilotagem variados, ela pode ser configurada para diferentes tipos de terreno, desde asfalto até estradas de terra. Manutenção A manutenção da Ducati Multistrada 950 é relativamente complexa devido à sua alta tecnologia e ao motor desmodrômico, que requer um ajuste de válvulas mais frequente. Além disso, os custos de peças e manutenção são relativamente elevados, característica das motos Ducati, exigindo um investimento contínuo para manter a moto em perfeito estado. No entanto, a qualidade e a durabilidade das peças compensam esse custo para muitos proprietários. Painel e Funcionalidades O painel digital 100% da Multistrada 950 oferece uma vasta gama de informações: - Indicador de marcha engatada. - Modos de pilotagem e controle de tração ajustável. - Conta-giros (RPM) em barras. - Velocímetro digital. - Marcador de combustível. - Computador de bordo com autonomia, consumo médio, e temperatura ambiente. - Indicações de manutenção e configurações personalizáveis para modos de pilotagem. Preço - Preço Fipe de uma seminova (2018): R$ 51.700. - Preço sugerido para novas (varia por concessionária e região). Conclusão A Ducati Multistrada 950 ABS 2018 é uma excelente opção para quem procura uma moto versátil que combine conforto e esportividade, sem perder a capacidade de enfrentar aventuras off-road leves. Seus pontos fortes incluem um motor potente e responsivo, tecnologia avançada de controle de tração e modos de pilotagem, e um design que se destaca. No entanto, os custos de manutenção e peças de reposição, juntamente com a falta de alguns recursos de conforto de série, como o aquecedor de manopla, podem ser considerados como desvantagens. Para quem quer uma experiência de pilotagem premium, com capacidade para viagens e uso urbano, a Multistrada 950 é uma escolha que certamente impressiona. |