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Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021 - admin - 09-09-2024



Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos falar sobre o funcionamento do **sensor EOT (Engine Oil Temperature)**, também conhecido como sensor de temperatura do óleo do motor. Este componente é essencial para o sistema de injeção eletrônica da Honda CG Fan 160, ano 2021. Vou explicar como o sensor trabalha e como o sinal é processado pela ECU (Unidade de Controle Eletrônico) para ajustar o tempo de injeção de combustível.

Vamos lá!



1. O que é o Sensor EOT e Qual Sua Função?

O **sensor EOT (Engine Oil Temperature)** é responsável por medir a temperatura do óleo do motor. Ele envia essa informação em forma de sinal elétrico para a ECU, que utiliza esses dados para ajustar o tempo de injeção de combustível pelo bico injetor, especialmente durante a partida e o aquecimento do motor.

- Quando o motor está frio, a resistência do sensor é alta, o que faz com que a tensão enviada para a ECU também seja alta.
- À medida que o motor aquece, a resistência do sensor diminui, reduzindo a tensão. A ECU interpreta essa variação de tensão e ajusta o tempo que o bico injetor permanece aberto, regulando a quantidade de combustível injetada.



2. Testando a Alimentação do Sensor EOT

Antes de verificar o sinal de saída do sensor, precisamos checar se ele está recebendo a alimentação correta. A alimentação para o sensor EOT é de aproximadamente **5 volts**, fornecida pela ECU.

Como testar a alimentação:

1. Desconecte o conector do sensor EOT.
2. Coloque o multímetro na escala de **20 volts DC (corrente contínua)**.
3. Coloque a ponta de prova negativa no aterramento e a ponta de prova positiva no **fio amarelo com listra azul**.
4. Ligue a chave de ignição e observe o valor no multímetro. Ele deve mostrar aproximadamente **4,9 a 5 volts**.

Se o valor estiver correto, a alimentação está sendo fornecida corretamente para o sensor EOT.



3. Monitorando o Sinal do Sensor EOT para a ECU

Depois de verificar a alimentação, vamos monitorar o sinal que o sensor EOT envia para a ECU, que é uma tensão variável de acordo com a temperatura do motor.

Procedimento para medir o sinal de saída do sensor EOT:

1. Reconecte o conector do sensor EOT.
2. Coloque a ponta de prova positiva do multímetro no fio **amarelo com listra azul**, que é o fio de sinal.
3. A ponta de prova negativa continua no aterramento.
4. Mantenha o multímetro na escala de **20 volts DC** e ligue a chave de ignição.

Com o motor em temperatura ambiente (cerca de 32°C), o sinal de saída do sensor deve estar em torno de **2,5 volts**. À medida que o motor aquece, essa tensão diminui, pois a resistência do sensor EOT diminui.



4. Testando o Sensor EOT com a Motocicleta Ligada

Agora, vamos ver o comportamento do sensor EOT com o motor da motocicleta ligado. Conforme o motor aquece, a resistência do sensor EOT diminui e, consequentemente, a tensão de sinal para a ECU também diminui.

Passos para teste com o motor ligado:

1. Ligue a motocicleta e observe a leitura do multímetro.
2. A tensão inicial deve ser de cerca de **2,55 volts** com o motor frio.
3. À medida que o motor aquece, a tensão deve começar a cair gradualmente (por exemplo, de **2,55V para 2,53V, depois para 2,32V**, etc.).

Com o aumento da temperatura do motor (por exemplo, para **80-90°C**), o valor da tensão pode cair abaixo de **1 volt** (por exemplo, **0,866 volts**). Essa queda na tensão indica que o motor está quente, e a ECU ajustará o tempo de injeção do bico injetor para que ele permaneça menos tempo aberto, economizando combustível e mantendo a motocicleta em uma marcha lenta padrão.



5. Conclusão

O sensor EOT é vital para o bom funcionamento do motor da Honda CG Fan 160 2021. Ele garante que a quantidade correta de combustível seja injetada conforme a temperatura do motor, ajudando na eficiência de combustível e na performance geral da motocicleta.

Se o sensor EOT apresentar os parâmetros de voltagem adequados para cada faixa de temperatura, ele está funcionando corretamente. Testes regulares desse tipo podem ajudar a identificar problemas no sistema de injeção antes que se tornem maiores.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Bons reparos e até a próxima aula!

Hélio Rodrigues