Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021 (/showthread.php?tid=5892) |
Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021 - admin - 09-09-2024 Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos falar sobre o funcionamento do **sensor EOT (Engine Oil Temperature)**, também conhecido como sensor de temperatura do óleo do motor. Este componente é essencial para o sistema de injeção eletrônica da Honda CG Fan 160, ano 2021. Vou explicar como o sensor trabalha e como o sinal é processado pela ECU (Unidade de Controle Eletrônico) para ajustar o tempo de injeção de combustível. Vamos lá! 1. O que é o Sensor EOT e Qual Sua Função?
O **sensor EOT (Engine Oil Temperature)** é responsável por medir a temperatura do óleo do motor. Ele envia essa informação em forma de sinal elétrico para a ECU, que utiliza esses dados para ajustar o tempo de injeção de combustível pelo bico injetor, especialmente durante a partida e o aquecimento do motor. - Quando o motor está frio, a resistência do sensor é alta, o que faz com que a tensão enviada para a ECU também seja alta. - À medida que o motor aquece, a resistência do sensor diminui, reduzindo a tensão. A ECU interpreta essa variação de tensão e ajusta o tempo que o bico injetor permanece aberto, regulando a quantidade de combustível injetada. 2. Testando a Alimentação do Sensor EOT
Antes de verificar o sinal de saída do sensor, precisamos checar se ele está recebendo a alimentação correta. A alimentação para o sensor EOT é de aproximadamente **5 volts**, fornecida pela ECU. Como testar a alimentação: 1. Desconecte o conector do sensor EOT. 2. Coloque o multímetro na escala de **20 volts DC (corrente contínua)**. 3. Coloque a ponta de prova negativa no aterramento e a ponta de prova positiva no **fio amarelo com listra azul**. 4. Ligue a chave de ignição e observe o valor no multímetro. Ele deve mostrar aproximadamente **4,9 a 5 volts**. Se o valor estiver correto, a alimentação está sendo fornecida corretamente para o sensor EOT. 3. Monitorando o Sinal do Sensor EOT para a ECU
Depois de verificar a alimentação, vamos monitorar o sinal que o sensor EOT envia para a ECU, que é uma tensão variável de acordo com a temperatura do motor. Procedimento para medir o sinal de saída do sensor EOT: 1. Reconecte o conector do sensor EOT. 2. Coloque a ponta de prova positiva do multímetro no fio **amarelo com listra azul**, que é o fio de sinal. 3. A ponta de prova negativa continua no aterramento. 4. Mantenha o multímetro na escala de **20 volts DC** e ligue a chave de ignição. Com o motor em temperatura ambiente (cerca de 32°C), o sinal de saída do sensor deve estar em torno de **2,5 volts**. À medida que o motor aquece, essa tensão diminui, pois a resistência do sensor EOT diminui. 4. Testando o Sensor EOT com a Motocicleta Ligada
Agora, vamos ver o comportamento do sensor EOT com o motor da motocicleta ligado. Conforme o motor aquece, a resistência do sensor EOT diminui e, consequentemente, a tensão de sinal para a ECU também diminui. Passos para teste com o motor ligado: 1. Ligue a motocicleta e observe a leitura do multímetro. 2. A tensão inicial deve ser de cerca de **2,55 volts** com o motor frio. 3. À medida que o motor aquece, a tensão deve começar a cair gradualmente (por exemplo, de **2,55V para 2,53V, depois para 2,32V**, etc.). Com o aumento da temperatura do motor (por exemplo, para **80-90°C**), o valor da tensão pode cair abaixo de **1 volt** (por exemplo, **0,866 volts**). Essa queda na tensão indica que o motor está quente, e a ECU ajustará o tempo de injeção do bico injetor para que ele permaneça menos tempo aberto, economizando combustível e mantendo a motocicleta em uma marcha lenta padrão. 5. Conclusão
O sensor EOT é vital para o bom funcionamento do motor da Honda CG Fan 160 2021. Ele garante que a quantidade correta de combustível seja injetada conforme a temperatura do motor, ajudando na eficiência de combustível e na performance geral da motocicleta. Se o sensor EOT apresentar os parâmetros de voltagem adequados para cada faixa de temperatura, ele está funcionando corretamente. Testes regulares desse tipo podem ajudar a identificar problemas no sistema de injeção antes que se tornem maiores. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Bons reparos e até a próxima aula! Hélio Rodrigues
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