Honda Biz 125 Flex 2014 - Solucionando o Funcionamento Irregular do Painel - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Honda Biz 125 Flex 2014 - Solucionando o Funcionamento Irregular do Painel (/showthread.php?tid=5893) |
Honda Biz 125 Flex 2014 - Solucionando o Funcionamento Irregular do Painel - admin - 11-09-2024 Honda Biz 125 Flex 2014 - Solucionando o Funcionamento Irregular do Painel
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver um problema comum na Honda Biz 125 Flex, ano 2014, que é o funcionamento irregular do painel. Vou explicar como identificar a causa desse problema, realizar testes e corrigir o defeito de forma eficaz. 1. Sintomas e Possíveis Causas
Quando a chave de ignição é ligada, o painel da Biz 125 apresenta um comportamento anormal: as luzes piscam de forma fraca e, em seguida, apagam. Esse problema pode ser causado por: - **Tensão baixa na bateria**. - **Mal contato no borne positivo ou negativo da bateria**. - **Fusível principal com mau contato**. Para resolver, vamos desmontar a carenagem frontal e realizar alguns testes básicos. 2. Testando a Tensão da Bateria
O primeiro passo é verificar a tensão da bateria. Para isso: 1. Com a carenagem frontal removida, coloque o multímetro na escala de **20 volts DC (corrente contínua)**. 2. Conecte a ponta de prova positiva no borne positivo da bateria e a ponta de prova negativa no borne negativo. 3. A tensão da bateria deve estar em torno de **12.6 volts** quando a chave de ignição está desligada. Resultado inicial: - Com a chave de ignição desligada, a bateria estava com **12.6 volts**, indicando carga normal. - Ao ligar a chave de ignição, a tensão caiu drasticamente para **5 a 6 volts**, sugerindo que a bateria não está alimentando o painel corretamente. 3. Verificando a Bateria e Carregando
O próximo passo é remover a bateria e inspecionar seu estado. Descobrimos que a bateria estava seca. Para corrigir: 1. Complete a bateria com **água desmineralizada** (ou água destilada). 2. Conecte um carregador de bateria: - Garra positiva do carregador no borne positivo da bateria. - Garra negativa do carregador no borne negativo da bateria. - O carregador deve identificar que a bateria é de **12 volts** e iniciar o carregamento. Observação: Durante o carregamento, o amperímetro indicava **2 amperes**, mostrando a necessidade de carga. Após completar a carga, o carregador entrou no modo flutuante, indicando que a bateria estava totalmente carregada. 4. Teste da Bateria com Carga Externa
Após a carga, é importante testar se a bateria mantém a tensão correta sob carga: 1. Conecte uma lâmpada de **60/55 W** nos bornes da bateria (positivo no positivo e negativo no negativo). 2. Ligue a lâmpada e observe a queda de tensão no multímetro. 3. Se a tensão cair drasticamente para **5 volts**, como aconteceu na motocicleta, a bateria ainda pode estar com problemas. Resultado do teste: - A bateria manteve uma tensão estável, indicando que está conseguindo alimentar a carga corretamente. 5. Reinstalando a Bateria na Motocicleta
Após confirmar que a bateria está funcionando corretamente, reinstale-a na motocicleta e verifique o painel novamente: 1. Conecte o multímetro nos bornes da bateria como antes. 2. Ligue a chave de ignição e observe se a tensão da bateria permanece estável. 3. Acione o motor de partida e monitore a queda de tensão. A queda de tensão para **10 volts** durante a partida é normal e indica que a bateria está funcionando bem. Resultado final: - O painel acendeu normalmente e permaneceu estável. - Ao ligar o motor de partida, a motocicleta ligou normalmente e o painel manteve o funcionamento correto. 6. Verificando o Sistema de Carga da Motocicleta
Finalmente, para garantir que o sistema de carga da motocicleta esteja funcionando bem: 1. Ligue a motocicleta e monitore a tensão da bateria com o multímetro. 2. Acelere um pouco o motor para verificar se a tensão sobe para **14 volts**. O sistema de carga deve manter a tensão entre **14 e 15,5 volts**. Conclusão: A tensão subiu para **14,5 volts**, confirmando que o sistema de carga da motocicleta está em perfeito estado. Conclusão Geral
O problema de funcionamento irregular do painel na Honda Biz 125 Flex 2014 foi causado por uma bateria com nível de água insuficiente. Após completar o nível de água e recarregar a bateria, o problema foi resolvido. Para mais informações sobre manutenção, consulte o Manual de Serviços da Honda Biz 2014. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima aula! Hélio Rodrigues
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