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Sonda Lambda de 1 Fio - Honda CG Fan Start 160 2017 - Versão de Impressão

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Sonda Lambda de 1 Fio - Honda CG Fan Start 160 2017 - admin - 12-09-2024



Sonda Lambda de 1 Fio - Honda CG Fan Start 160 2017


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos falar sobre a **sonda lambda de 1 fio** da Honda CG Start 160, ano 2017. Vou explicar o funcionamento dessa sonda, como ela se diferencia das outras sondas lambda e como fazer a leitura correta do seu sinal.



1. Funcionamento da Sonda Lambda de 1 Fio

A sonda lambda é um sensor que faz a leitura da concentração de oxigênio nos gases de escapamento. Essa informação é enviada para a ECU (Unidade de Controle Eletrônico) da motocicleta, que utiliza esses dados para ajustar o tempo de injeção de combustível, garantindo uma melhor queima de combustível na câmara de combustão.

Na Honda CG Start 160, 2017, a sonda lambda possui **apenas um fio**, que é o fio azul. Esse fio é responsável por enviar o sinal da sonda para a ECU. A sonda lambda de 1 fio funciona da mesma forma que as sondas lambda de múltiplos fios, com sinais que oscilam entre **100 mV (0,1 V) e 900 mV (0,9 V)**. A diferença é que essa sonda não possui um aquecedor embutido.

Importância do Aquecedor Integrado

A sonda lambda com aquecedor alcança mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento, que é de aproximadamente **300 graus Celsius**. A partir dessa temperatura, a sonda começa a enviar sinais corretos para a ECU. No caso da **CG Start 160**, sem o aquecedor, a sonda depende do aquecimento natural do motor para atingir essa temperatura, o que pode levar mais tempo.



2. Teste de Funcionamento da Sonda Lambda

Para verificar o funcionamento da sonda lambda de 1 fio, siga os passos abaixo:

1. **Configure o Multímetro:** Coloque o multímetro na escala de **2 volts DC** (corrente contínua).
2. **Conecte as Pontas de Prova:**
  - A **ponta de prova negativa** do multímetro deve ser conectada ao bloco do motor (aterramento).
  - A **ponta de prova positiva** deve ser conectada ao fio azul da sonda lambda. Use um alfinete para facilitar a conexão sem danificar o fio.
3. **Ligue a Motocicleta:** Ligue a motocicleta e aguarde o motor aquecer. No início, a sonda não apresentará a oscilação padrão, pois ainda não estará na temperatura ideal.
4. **Observe a Oscilação do Sinal:** Conforme o motor aquece, a sonda começará a oscilar entre **100 mV e 900 mV**. Quando o motor atingir cerca de **300 graus Celsius**, a sonda começará a operar dentro dos parâmetros corretos. Por exemplo:
  - A **60 graus Celsius**, a oscilação ainda é irregular.
  - A **86 graus Celsius**, a sonda já começa a operar com oscilações mais definidas, indicando que está quase na temperatura de funcionamento.

Resultado do Teste

Quando a sonda atinge sua temperatura de funcionamento (aproximadamente **300 graus Celsius**), ela começará a enviar sinais que oscilam entre **300 mV (0,3 V)** e **800 mV (0,8 V)**, indicando que está trabalhando corretamente.



3. Conclusão

A sonda lambda de 1 fio da Honda CG Start 160 2017 funciona da mesma maneira que as outras sondas lambda, exceto pelo fato de não possuir um aquecedor embutido. Ela depende do aquecimento natural do motor para atingir a temperatura de operação ideal. Ao realizar o teste de sinal da sonda, é possível verificar se ela está funcionando corretamente, garantindo a eficiência do sistema de injeção de combustível.

Para mais informações técnicas, consulte o Manual de Serviços da Honda CG Start 160 2017.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues