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CG Fan Start 160 2017 - Solução para o Start que Não Funciona - admin - 13-09-2024 CG Fan Start 160 2017 - Solução para o Start que Não Funciona
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como resolver um problema comum na Honda CG Fan Start 160, ano 2017, onde o start não funciona ao ser acionado. Vamos entender as possíveis causas e como fazer os testes corretos para identificar o problema. 1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema
Ao ligar a chave de ignição, o painel da motocicleta funciona perfeitamente, mas ao acionar o start, a moto não liga. O sistema emite apenas um som de partida. Esse problema pode ser causado por diversos fatores, como: - **Bateria com carga baixa**, possivelmente devido à falta de água na bateria. - **Mal contato nos bornes positivo e negativo** da bateria. - **Fusíveis com mau contato** ou problemas em outros componentes do sistema de partida. - **Sistema de carga da motocicleta não funcionando corretamente**, resultando em uma bateria que não está sendo carregada adequadamente. Vamos realizar alguns testes para identificar a causa exata do problema. 2. Verificando a Tensão da Bateria
O primeiro passo é testar a tensão da bateria para verificar se ela está com carga suficiente: 1. **Configuração do Multímetro:** Coloque o multímetro na escala de **20 volts DC (corrente contínua)**. 2. **Conexão das Pontas de Prova:** - Ponta de prova positiva no **borne positivo da bateria**. - Ponta de prova negativa no **borne negativo da bateria**. 3. **Verificação da Tensão:** - A tensão inicial da bateria estava em **12.3 volts**, o que é considerado uma carga normal. - Ao acionar o start, a tensão caiu drasticamente, indicando que a bateria não está conseguindo fornecer a corrente necessária para o motor de partida. Resultado do Teste
A queda acentuada na tensão da bateria sugere que a bateria está fraca e não consegue alimentar o sistema de partida. Portanto, o problema inicial parece ser a **bateria descarregada**. 3. Recarregando a Bateria
Vamos remover a bateria e realizar uma recarga completa para ver se o problema é solucionado: 1. **Remover a Bateria:** Após remover a bateria, verificamos que é a bateria original de fábrica, datada de **28/04/2017**. 2. **Realizar a Carga da Bateria:** Conecte a bateria ao carregador: - Garra positiva do carregador no **borne positivo** da bateria. - Garra negativa do carregador no **borne negativo** da bateria. - O carregador indicou que faltavam **4 amperes** para completar a carga, mostrando que a bateria estava bastante descarregada. 3. **Monitoramento da Carga:** A luz azul do carregador começou a piscar rapidamente, indicando que a bateria estava totalmente carregada. Após a carga completa, deixe a bateria descansar por alguns minutos para estabilizar a carga superficial. 4. Testando a Bateria com uma Carga Externa
Após a carga, é importante testar se a bateria mantém a tensão correta sob carga: 1. **Teste Rápido com Lâmpada:** Conecte uma lâmpada de **60/55 W** nos bornes da bateria. 2. **Observe a Queda de Tensão:** A tensão da bateria não caiu rapidamente, indicando que a bateria está conseguindo alimentar a lâmpada corretamente. Resultado do Teste: A bateria está funcionando bem após a carga, o que sugere que o problema foi solucionado. 5. Reinstalando a Bateria e Testando o Start
Após confirmar que a bateria está carregada e funcionando corretamente, reinstale-a na motocicleta: 1. **Conexão das Pontas de Prova:** Conecte o multímetro novamente aos bornes da bateria. 2. **Ligue a Chave de Ignição e Teste o Start:** Ao ligar a chave de ignição, a tensão da bateria caiu um pouco, mas manteve-se estável. 3. **Ação do Start:** Ao acionar o start, a motocicleta funcionou normalmente, confirmando que o problema foi resolvido. 6. Verificando o Sistema de Carga da Motocicleta
Por fim, vamos garantir que o sistema de carga da motocicleta esteja funcionando corretamente: 1. **Verificação da Carga:** Ligue a motocicleta e monitore a tensão da bateria com o multímetro. 2. **Acelere o Motor:** Acelere a motocicleta e observe a tensão subir para **14,6 volts**, que está dentro do parâmetro de carga ideal. Conclusão: O sistema de carga está operando corretamente, e a bateria está armazenando carga como deveria. Conclusão Geral
O problema com o start da Honda CG Fan Start 160 2017 foi causado por uma **bateria descarregada**. Após recarregar a bateria e realizar todos os testes necessários, a motocicleta voltou a funcionar normalmente. Sempre verifique a condição da bateria e do sistema de carga para evitar problemas de partida. Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços da Honda CG Start 160 2017. Se tiverem mais dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima! Hélio Rodrigues
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