Yamaha XJ6 600 2011 - Solução para o Painel Apagando (Passo a Passo) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Yamaha XJ6 600 2011 - Solução para o Painel Apagando (Passo a Passo) (/showthread.php?tid=5897) |
Yamaha XJ6 600 2011 - Solução para o Painel Apagando (Passo a Passo) - admin - 08-09-2024 Yamaha XJ6 600 2011 - Solução para o Painel Apagando (Passo a Passo)
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos abordar um problema comum na Yamaha XJ6 600, ano 2011, onde o painel apaga ao mover o guidão para a direita ou esquerda. Vou explicar passo a passo como diagnosticar a causa do problema e a solução para corrigir a falha de alimentação do painel. 1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema
Quando a chave de ignição é ligada e o guidão da motocicleta é movido para a direita ou esquerda, ocorre uma falha de alimentação no painel, fazendo com que ele apague. As possíveis causas para esse problema incluem: - Falha na alimentação positiva do painel (fio vermelho com branco). - Problema no aterramento do painel (fio preto com listra branca). - Mau contato em conectores ou problemas no chicote de fios. Vamos realizar alguns testes para identificar a causa exata do problema. 2. Verificando a Alimentação e o Aterramento do Painel
Primeiro, vamos testar a alimentação e o aterramento do painel: 1. Desconecte a Tomada do Painel: Solte a carenagem frontal e desconecte a tomada que alimenta o painel. 2. Preparação para o Teste: - Coloque um alfinete no fio vermelho com verde (alimentação positiva direta). - Coloque um alfinete no fio vermelho com branco (alimentação pós-chave). - Coloque um alfinete no fio preto com listra branca (aterramento). 3. Teste de Alimentação Direta: - Configure o multímetro na escala de 20 volts DC (corrente contínua). - Ponta de prova negativa do multímetro no aterramento. - Ponta de prova positiva no alfinete do fio vermelho com verde. - Mesmo com a chave de ignição desligada, a leitura deve mostrar a tensão da bateria (12V). Mexa na fiação para verificar se há alguma queda de tensão. Se não houver falhas, a alimentação direta está correta. 4. Teste de Alimentação Pós-Chave: - Coloque a ponta de prova positiva no alfinete do fio vermelho com branco. - Ligue a chave de ignição. O multímetro deve mostrar a tensão da bateria. - Mexa no chicote de fios e observe o multímetro. Se a tensão cair (por exemplo, de 12V para 9V ou 11V), significa que há um mau contato no fio vermelho com branco. 5. Teste de Aterramento: - Configure o multímetro na escala de continuidade. - Coloque a ponta de prova negativa no aterramento e a ponta de prova positiva no alfinete do fio preto com listra branca. - O multímetro deve apitar, indicando que o aterramento está funcionando corretamente. Resultado do Teste de Alimentação e Aterramento
Os testes indicaram que o problema está no fio vermelho com branco (pós-chave), que apresenta mau contato. 3. Identificando o Mau Contato no Conector
Com os testes realizados, identificamos que o problema é um mau contato no conector do fio vermelho com branco que alimenta o painel: 1. Inspeção do Conector: Verifique o conector na tomada que vem do painel para o chicote principal. O terminal do conector pode estar muito aberto, causando mau contato. 2. Correção do Mau Contato: - Use um alicate pequeno para fechar um pouco o terminal no conector, garantindo um encaixe mais firme. - Realize uma limpeza e lubrificação no terminal para melhorar o contato. Resultado da Correção
Após fechar o terminal e lubrificá-lo, o conector ficou mais apertado e seguro, evitando mau contato. 4. Teste Final para Verificar o Funcionamento do Painel
1. Reconecte o Painel: Conecte novamente o painel ao chicote principal. 2. Teste de Alimentação Pós-Chave: Coloque o multímetro novamente no fio vermelho com branco e ligue a chave de ignição. 3. Mexa na Fiação: Mova o guidão e mexa no chicote de fios para ver se a tensão cai ou se o painel apaga. 4. Observação: Se a tensão permanecer estável e o painel não apagar, o problema foi resolvido. Resultado do Teste Final
Ao mexer na fiação, a tensão permaneceu estável e o painel não apresentou mais falhas, confirmando que o problema foi resolvido. Conclusão Geral
O problema do painel apagando na Yamaha XJ6 600 2011 foi causado por um mau contato no conector do fio vermelho com listra branca (alimentação pós-chave). Após ajustar o conector e realizar uma limpeza, o problema foi solucionado. Lembre-se de sempre verificar os conectores e os fios de alimentação quando ocorrerem problemas elétricos semelhantes. Para mais informações técnicas, consulte o Manual de Serviços da Yamaha XJ6 (2010-2012). Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais detalhes, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula! Hélio Rodrigues
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