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CG 150 Fan ESDi 2014 - Solução para Motocicleta que Desliga Quando Esquenta - Versão de Impressão

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CG 150 Fan ESDi 2014 - Solução para Motocicleta que Desliga Quando Esquenta - admin - 02-10-2024



CG 150 Fan ESDi 2014 - Solução para Motocicleta que Desliga Quando Esquenta


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos abordar o problema da Honda CG 150 Fan ESDi 2014, onde a motocicleta desliga depois de um certo tempo de funcionamento. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução.



1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema

A motocicleta desliga sozinha após algum tempo de funcionamento, geralmente quando o motor está quente. As possíveis causas desse problema incluem:

- Supressor de ruído com alteração na resistência, o que pode cortar a centelha elétrica. 
- Bobina de ignição (primária ou secundária) com problema intermitente
- Sensor CKP (sensor de posição do virabrequim) com alteração na resistência, cortando o sinal para a ECU. 
- Vela de ignição com problemas
- Problemas no sensor de temperatura ou outros componentes do sistema de injeção eletrônica. 

Vamos realizar uma série de testes para identificar o componente defeituoso.



2. Medindo as Resistências dos Componentes Antes do Motor Esquentar

Primeiro, vamos medir a resistência de vários componentes enquanto o motor ainda está frio, para termos uma referência de comparação depois que o motor esquentar.

1. **Bobina de Ignição Primária:** 
  - Desconecte a tomada da ECU e coloque o multímetro na escala de 200 ohms
  - Coloque um alfinete no fio preto com azul (pino 1) e outro no fio rosa com azul (pino 11). 
  - A resistência deve estar entre 2,1 a 2,6 ohms
  - Resultado do teste: 2,7 ohms (considerado dentro do padrão).

2. **Bobina de Ignição Secundária:** 
  - Multímetro na escala de 20K ohms
  - Uma ponta de prova no cabo da bobina de ignição e a outra no fio preto com azul
  - A resistência deve estar entre 8,6 a 12,96 k ohms
  - Resultado do teste: 10,20 k ohms (dentro do padrão).

3. **Supressor de Ruído (Cachimbo de Vela):** 
  - Multímetro na escala de 20K ohms
  - Meça a resistência entre as extremidades do supressor de ruído. 
  - O valor deve estar entre 3,7 a 6,2 k ohms
  - Resultado do teste: 4,88 k ohms (dentro do padrão).

4. **Sensor CKP (Sensor de Posição do Virabrequim):** 
  - Multímetro na escala de 2K ohms
  - Meça a resistência entre o fio amarelo com listra branca e o fio azul com listra amarela
  - O valor deve estar entre 180 a 280 ohms
  - Resultado do teste: 241 ohms (dentro do padrão).

5. **Vela de Ignição:** 
  - Multímetro na escala de 20K ohms
  - Meça a resistência entre os terminais da vela. 
  - O valor deve estar entre 3,7 a 6,2 k ohms
  - Resultado do teste: 4,13 k ohms (dentro do padrão).

Conclusão das medições iniciais: Todos os componentes estão dentro do padrão de resistência. Vamos ligar a motocicleta e esperar até que ela desligue para medir novamente as resistências.



3. Ligando a Motocicleta e Esperando que Desligue

Deixe a motocicleta ligada por alguns minutos até ela desligar sozinha. Neste caso, levou aproximadamente 15 minutos para o motor atingir 85 graus Celsius e a motocicleta desligar.

Teste de Centelha: Tire o supressor de ruído e encoste o cabo de ignição no motor. Acione o start para verificar se há centelha. Não houve centelha, confirmando a falta de ignição.



4. Medindo as Resistências dos Componentes Após o Motor Esquentar

1. **Sensor CKP:** 
  - Multímetro na escala de 2K ohms
  - Meça a resistência entre o fio amarelo com listra branca e o fio azul com listra amarela
  - Não apresentou leitura. Coloque na escala de 20K ohms para verificar se a resistência aumentou. 
  - Resultado do teste após o motor quente: 11 k ohms (muito fora do padrão de 180 a 280 ohms).

Conclusão do teste: A resistência do sensor CKP está aumentando com a temperatura, cortando o sinal para a ECU e, consequentemente, a centelha.



5. Solução: Substituindo o Sensor CKP

1. **Remova a Tampa Lateral Esquerda do Motor:** Para acessar o sensor CKP. 
2. **Inspecione a Solda dos Fios do Sensor CKP:** Verifique se há trincas ou solturas. 
3. **Substitua o Sensor CKP:** Se as soldas estiverem boas, substitua o sensor CKP defeituoso por um novo. 
4. **Realize o Teste de Pico de Voltagem do Sensor CKP:** 
  - Use o adaptador de pico de voltagem no multímetro e coloque na escala de 20 volts DC
  - Verifique se o pico de voltagem é superior a 700 milivolts
  - Resultado do teste após substituição: 3,52 volts (dentro do padrão).



6. Teste Final para Verificar o Funcionamento da Motocicleta

1. **Ligue a Motocicleta e Deixe o Motor Aquecer:** A temperatura do motor chegou a 100 graus Celsius e a motocicleta continuou funcionando normalmente. 
2. **Verifique a Estabilidade da Resistência do Sensor CKP:** A resistência permaneceu estável e dentro do padrão, confirmando que o problema foi resolvido. 

Conclusão do teste final: O problema era o sensor CKP defeituoso, que alterava sua resistência quando aquecia, cortando a centelha elétrica e desligando a motocicleta. Substituindo o sensor CKP, o problema foi solucionado.



Conclusão Geral

O problema de desligamento quando esquenta na Honda CG 150 Fan ESDi 2014 foi causado por um sensor CKP defeituoso que alterava a resistência com o calor. A substituição do sensor resolveu o problema, garantindo o funcionamento contínuo da motocicleta.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Honda - CG 150 Titan Fan Start - 2009 a 2015.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues