Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo) (/showthread.php?tid=5901) |
Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo) - admin - 30-09-2024 Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo)
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver o problema da Yamaha Neo AT 115, ano 2005, que não está funcionando. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução. 1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema
A motocicleta não liga quando o botão de start é acionado. As possíveis causas desse problema incluem: - Falta de centelha elétrica na vela de ignição. - Falta de combustível no carburador. - Compressão do motor muito baixa devido a problemas nos anéis do pistão ou nas válvulas de admissão e escape. Vamos realizar uma série de testes para identificar o problema exato. 2. Verificando a Centelha Elétrica e o Combustível
Primeiro, vamos verificar se a motocicleta tem centelha elétrica e combustível suficiente: 1. Teste de Centelha Elétrica: - Retire o supressor de ruído e a vela de ignição. - Encoste a vela de ignição no motor e acione o start. - Se houver centelha, a vela de ignição está funcionando corretamente. Resultado do teste: A centelha elétrica está presente. 2. Verificação do Combustível no Carburador: - Levante o assento e verifique se há combustível no tanque. - Solte o parafuso de drenagem do carburador (parafuso Philips) e observe se a gasolina desce pelo dreno. - Se houver gasolina, o problema não é falta de combustível. Resultado do teste: Há gasolina no carburador. 3. Teste de Compressão do Motor
A próxima etapa é verificar a compressão do motor: 1. Use um Manômetro para Medir a Compressão do Motor: - Enrosque o adaptador do manômetro na rosca da vela de ignição. - Acione o start com o acelerador totalmente aberto e observe o ponteiro do manômetro. - A compressão do motor deve ser de aproximadamente 160 PSI. Resultado do teste: A compressão inicial foi de 50 PSI, indicando que a compressão do motor está muito baixa. Possíveis causas de baixa compressão incluem: - Válvulas de admissão ou escape enforcadas. - Problemas nos anéis do pistão. 4. Verificando as Válvulas de Admissão e Escape
Agora vamos verificar as válvulas de admissão e escape para garantir que elas estejam reguladas corretamente: 1. Coloque o Magneto no Ponto Correto: - Remova a tampa da válvula de admissão (superior) e da válvula de escape (inferior). - Verifique a posição do magneto. Ele deve estar no ponto onde o risco ao lado da letra "H" está alinhado com a seta no motor. - A engrenagem no cabeçote deve ter um risco alinhado com a seta na parte superior. 2. Verifique a Folga das Válvulas: - Use um calibre de lâminas para medir a folga da válvula de escape (inferior) e admissão (superior). - A folga da válvula de escape deve estar entre 0,08 a 0,12 mm e a válvula de admissão entre 0,06 a 0,08 mm. Resultado da verificação: A válvula de escape está correta, mas a válvula de admissão estava enforcada (sem folga). 3. Regule a Válvula de Admissão: - Afrouxe o parafuso de ajuste e use um regulador para ajustar a folga da válvula de admissão para 0,08 mm. - Aperte a porca de ajuste com uma chave de 8 mm. Resultado da Regulagem das Válvulas
Após a regulagem, refaça o teste de compressão do motor. 5. Refaça o Teste de Compressão do Motor
1. Enrosque o Adaptador do Manômetro Novamente: - Com o motor no ponto e as válvulas reguladas, enrosque o adaptador e acione o start novamente. - O ponteiro deve subir para o valor correto de compressão. Resultado do teste após regulagem: A compressão aumentou para 90 PSI. Ainda está abaixo do padrão (160 PSI), mas melhorou em relação aos 50 PSI iniciais. 6. Conclusão do Diagnóstico e Solução Final
Após a regulagem das válvulas, a compressão melhorou, mas ainda está abaixo do ideal. Isso indica que há um problema adicional nos anéis do pistão ou nas válvulas. O cliente optou por não autorizar a desmontagem completa do motor para verificação dos anéis e assentamento das válvulas. Portanto, a motocicleta será liberada com uma melhoria no funcionamento, mas ainda abaixo da compressão ideal. O problema inicial de não funcionar foi causado pela válvula de admissão enforcada, que foi corrigida pela regulagem. Conclusão: O problema que impedia a Yamaha Neo AT 115 2005 de funcionar foi a válvula de admissão enforcada. Após a regulagem, a motocicleta voltou a funcionar, mas a compressão ainda está abaixo do ideal. Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Yamaha - NEO AT 115 - 2005. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula! Hélio Rodrigues
|