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Honda CB 300 2011 - Solução para Problema de Carregamento de Bateria (Passo a Passo) - Versão de Impressão

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Honda CB 300 2011 - Solução para Problema de Carregamento de Bateria (Passo a Passo) - admin - 07-10-2024



Honda CB 300 2011 - Solução para Problema de Carregamento de Bateria (Passo a Passo)


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver o problema da Honda CB 300 2011, que não está carregando a bateria corretamente. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução.



1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema

A motocicleta não está carregando a bateria corretamente. O cliente relatou que, após carregar a bateria, ela descarrega novamente em cerca de quatro dias. Nesse momento, a bateria está carregada e a motocicleta está funcionando, mas o sistema de carga não está operando adequadamente. As possíveis causas incluem:

- Fio do estator rompido ou mau contato. 
- Problema no regulador retificador que não está enviando carga para a bateria. 
- Mal contato no relé de partida ou nos terminais dos conectores. 

Vamos realizar uma série de testes para identificar o problema exato.



2. Verificando a Carga da Bateria e o Sistema de Carga

Primeiro, vamos verificar se o sistema de carga da motocicleta está operando corretamente:

1. Teste de Carga da Bateria na Marcha Lenta: 
  - Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC
  - Conecte a ponta de prova vermelha no borne positivo da bateria e a ponta de prova preta no borne negativo. 
  - Ligue a motocicleta e observe a tensão no multímetro. Deve ser em torno de 14 volts em marcha lenta. 

Resultado do teste: A bateria não está carregando a 14 volts em marcha lenta, indicando um problema no sistema de carga.



3. Testando o Estator da Motocicleta

Vamos testar o estator para garantir que ele esteja funcionando corretamente:

1. Teste de Resistência do Estator: 
  - Desconecte os três fios amarelos do estator. 
  - Coloque o multímetro na escala de 200 ohms e meça a resistência entre cada par de fios amarelos. 
  - A resistência deve ser entre 0,1 a 1,0 ohms

Resultado do teste: Todos os pares de fios amarelos mostraram resistência de 0,4 ohms, indicando que o estator está funcionando corretamente.

2. Teste de Continuidade à Terra do Estator: 
  - Mantenha o multímetro na escala de diodo/continuidade
  - Toque uma ponta de prova no motor (terra) e a outra em cada um dos fios amarelos. 
  - O multímetro não deve apitar; caso contrário, o estator está em curto. 

Resultado do teste: Nenhuma continuidade com o terra foi detectada, indicando que o estator não está em curto-circuito.

3. Teste de Corrente Alternada do Estator: 
  - Coloque o multímetro na escala de 200 volts AC
  - Meça a tensão alternada entre cada par de fios amarelos com a motocicleta ligada e acelerando. 
  - A leitura deve ser de aproximadamente 120 volts AC

Resultado do teste: Todas as medições entre os fios amarelos resultaram em aproximadamente 116 a 120 volts AC, confirmando que o estator está gerando corrente alternada corretamente.



4. Teste de Amperagem e Inspeção do Conector do Estator

1. Teste de Amperagem do Estator: 
  - Utilize um amperímetro e meça a corrente nos fios amarelos do sistema de carga. 
  - A corrente deve estar entre 8 a 12 amperes dependendo da temperatura do motor. 

Resultado do teste: Todas as medições de amperagem dos fios amarelos mostraram uma corrente correta, confirmando que o estator está funcionando corretamente.

2. Inspeção do Conector do Estator: 
  - Durante a inspeção, foi observado que um dos fios amarelos estava rompido. 
  - Realize a soldagem dos fios e aplique isolamento com tubo termo retrátil para garantir uma boa condutividade e evitar futuros problemas. 

Conclusão da inspeção: O fio amarelo rompido foi consertado, e todos os fios foram devidamente soldados e isolados.



5. Teste do Regulador Retificador e Relé de Partida

1. Teste de Alimentação do Regulador Retificador: 
  - Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC
  - Meça a tensão no fio vermelho com listra branca (positivo) e no fio verde (terra) que vão para o regulador. 
  - A leitura deve ser a mesma da tensão da bateria. 

Resultado do teste: A tensão na alimentação do regulador está correta.

2. Teste de Ligação Direta para Excluir Problemas no Interruptor de Partida: 
  - Faça uma ligação direta do borne positivo da bateria para o regulador retificador para verificar se o problema está no interruptor de partida ou na fiação. 
  - Se a tensão subir para 14 volts, o problema pode estar no interruptor ou no fio vermelho com branco

Resultado do teste após ligação direta: A tensão subiu para 14 volts, indicando que o problema está na fiação ou no relé de partida.

3. Desmonte e Limpe os Terminais do Relé de Partida: 
  - Remova o relé de partida e limpe os terminais com zinabre ou sujeira. 
  - Verifique se a tensão está passando corretamente pelos terminais após a limpeza. 

Resultado do Teste Final

Após a limpeza dos terminais e a reparação do fio amarelo rompido, o sistema de carga voltou a funcionar corretamente, carregando a bateria a 14 volts em marcha lenta.



6. Conclusão Geral

O problema de não carregar a bateria na Honda CB 300 2011 foi causado por dois fatores: um fio amarelo rompido no estator e mau contato nos terminais do relé de partida. Após a reparação e a limpeza, o sistema de carga voltou a funcionar normalmente.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Honda - CB 300R - 2009 até 2015.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues