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SUZUKI BURGMAN 125 2008 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA FALTA DE CENTELHA ELÉTRICA - Versão de Impressão

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SUZUKI BURGMAN 125 2008 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA FALTA DE CENTELHA ELÉTRICA - admin - 08-09-2024



SUZUKI BURGMAN 125 2008 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA FALTA DE CENTELHA ELÉTRICA


Olá, aprendizes de mecânica! Sou o Hélio Rodrigues, seu professor de mecânica de motos. Hoje, vamos analisar um problema comum na Suzuki Burgman 125, ano 2008: a falta de centelha elétrica, que impede a moto de ligar. Vamos fazer um passo a passo detalhado para diagnosticar e solucionar esse problema, utilizando as ferramentas corretas e métodos de diagnóstico.



1. Verificando a Centelha Elétrica

Primeiro, precisamos verificar se a Suzuki Burgman 125 está gerando centelha elétrica. Se não houver centelha, a moto não irá funcionar.

Procedimento:
- Remova o banco da moto para acessar a bobina de ignição.
- Retire o supressor de ruído do cabo da bobina de ignição.
- Encoste a ponta do cabo no bloco do motor e acione o start.

Resultado do teste: A moto não gerou centelha elétrica. Vamos começar a analisar os componentes do sistema de ignição, começando pelo TCI (Transistor Controlled Ignition), que fica localizado na parte frontal da moto.



2. Testando o TCI (Módulo de Ignição)

O TCI controla a ignição da moto, e se ele não estiver funcionando corretamente, a centelha não será gerada.

Procedimento para testar o TCI:
- Remova a carenagem frontal para acessar o TCI.
- Desconecte a tomada do TCI.
- Utilize um multímetro na escala de 20 volts DC (corrente contínua) para verificar a alimentação positiva e o aterramento.

1. Teste de Alimentação Positiva:
  - Coloque a ponta negativa do multímetro no aterramento (quadro da moto) e a ponta positiva no fio laranja. Com a chave de ignição ligada, a leitura deve ser a mesma da tensão da bateria.

  Resultado do teste: Tensão da bateria correta no fio laranja. A alimentação positiva está correta.

2. Teste de Aterramento:
  - Mude o multímetro para a escala de diodo/continuidade.
  - Com a chave de ignição desligada, meça a continuidade no fio branco; o multímetro deve apitar. Com a chave de ignição ligada, o multímetro não deve apitar.

  Resultado do teste: O aterramento está funcionando corretamente, indicando que a chave de ignição não está com defeito.



3. Teste da Bobina de Ignição - Bobina Primária e Secundária

Se a bobina de ignição estiver com defeito, ela pode não gerar a centelha necessária para a vela.

1. Teste da Bobina Primária:
  - Coloque o multímetro na escala de 200 ohms.
  - Meça a resistência entre o fio branco com listra azul (positivo) e o fio preto com listra branca (terra). A resistência deve estar entre 2 a 9 ohms.

  Resultado do teste: A resistência da bobina primária estava correta.

2. Teste da Bobina Secundária:
  - Coloque o multímetro na escala de 20k ohms.
  - Meça a resistência entre o aterramento da bobina de ignição (fio preto com listra branca) e a ponta do cabo da bobina onde se conecta o supressor de ruído (cachimbo de vela). A leitura deve ser entre 3 a 5k ohms.

  Resultado do teste: A bobina secundária não apresentou resistência, indicando um defeito. A bobina de ignição está defeituosa e precisa ser substituída.



4. Substituindo a Bobina de Ignição e Verificando o TCI

Substituímos a bobina de ignição defeituosa por uma nova para garantir que ela não seja a causa da falta de centelha.

1. Teste da Nova Bobina de Ignição:
  - Realize o mesmo procedimento de medição da resistência da bobina secundária. A leitura deve ser entre 3 a 5k ohms.

  Resultado do teste: A nova bobina de ignição apresentou resistência correta, entre 3 a 4k ohms.

2. Verificando o Pico de Voltagem no TCI:
  - Utilize um adaptador de pico de voltagem no multímetro e coloque na escala de 20 volts DC.
  - Meça a voltagem no fio positivo da bobina (fio branco com listra azul) e o negativo (fio preto com listra branca) ao acionar o start. O pico de voltagem deve estar entre 1 a 8 volts.

  Resultado do teste: Não houve leitura de pico de voltagem, indicando que o TCI também está defeituoso. Vamos substituir o TCI.



5. Substituindo o TCI e Confirmando a Solução

O TCI é um componente crucial no sistema de ignição, e se ele estiver defeituoso, a moto não gerará centelha.

1. Substituindo o TCI:
  - Instale o novo TCI no local.
  - Realize o teste de pico de voltagem novamente.

  Resultado do teste após a substituição: Com o novo TCI instalado, a moto agora gera centelha elétrica. Ao testar a vela de ignição, a centelha está presente.



6. Conclusão e Observações Finais

O problema da Suzuki Burgman 125 2008 não entrar em funcionamento foi devido a dois componentes defeituosos: a bobina de ignição e o TCI. A bobina de ignição não apresentava resistência na bobina secundária, e o TCI não gerava o pico de voltagem necessário para a centelha. Após a substituição de ambos os componentes, a moto voltou a funcionar normalmente.

Dicas Finais: Ao diagnosticar problemas de ignição, sempre verifique todos os componentes do sistema. Mesmo que a alimentação e o aterramento estejam corretos, componentes como bobina de ignição e TCI ainda podem estar defeituosos.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Suzuki - Burgman AN125 - 2004 a 2008.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais explicações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima!

Hélio Rodrigues