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SUZUKI BURGMAN 125 2008 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA FALTA DE CENTELHA ELÉTRICA - admin - 08-09-2024 SUZUKI BURGMAN 125 2008 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA FALTA DE CENTELHA ELÉTRICA
Olá, aprendizes de mecânica! Sou o Hélio Rodrigues, seu professor de mecânica de motos. Hoje, vamos analisar um problema comum na Suzuki Burgman 125, ano 2008: a falta de centelha elétrica, que impede a moto de ligar. Vamos fazer um passo a passo detalhado para diagnosticar e solucionar esse problema, utilizando as ferramentas corretas e métodos de diagnóstico. 1. Verificando a Centelha Elétrica
Primeiro, precisamos verificar se a Suzuki Burgman 125 está gerando centelha elétrica. Se não houver centelha, a moto não irá funcionar. Procedimento: - Remova o banco da moto para acessar a bobina de ignição. - Retire o supressor de ruído do cabo da bobina de ignição. - Encoste a ponta do cabo no bloco do motor e acione o start. Resultado do teste: A moto não gerou centelha elétrica. Vamos começar a analisar os componentes do sistema de ignição, começando pelo TCI (Transistor Controlled Ignition), que fica localizado na parte frontal da moto. 2. Testando o TCI (Módulo de Ignição)
O TCI controla a ignição da moto, e se ele não estiver funcionando corretamente, a centelha não será gerada. Procedimento para testar o TCI: - Remova a carenagem frontal para acessar o TCI. - Desconecte a tomada do TCI. - Utilize um multímetro na escala de 20 volts DC (corrente contínua) para verificar a alimentação positiva e o aterramento. 1. Teste de Alimentação Positiva: - Coloque a ponta negativa do multímetro no aterramento (quadro da moto) e a ponta positiva no fio laranja. Com a chave de ignição ligada, a leitura deve ser a mesma da tensão da bateria. Resultado do teste: Tensão da bateria correta no fio laranja. A alimentação positiva está correta. 2. Teste de Aterramento: - Mude o multímetro para a escala de diodo/continuidade. - Com a chave de ignição desligada, meça a continuidade no fio branco; o multímetro deve apitar. Com a chave de ignição ligada, o multímetro não deve apitar. Resultado do teste: O aterramento está funcionando corretamente, indicando que a chave de ignição não está com defeito. 3. Teste da Bobina de Ignição - Bobina Primária e Secundária
Se a bobina de ignição estiver com defeito, ela pode não gerar a centelha necessária para a vela. 1. Teste da Bobina Primária: - Coloque o multímetro na escala de 200 ohms. - Meça a resistência entre o fio branco com listra azul (positivo) e o fio preto com listra branca (terra). A resistência deve estar entre 2 a 9 ohms. Resultado do teste: A resistência da bobina primária estava correta. 2. Teste da Bobina Secundária: - Coloque o multímetro na escala de 20k ohms. - Meça a resistência entre o aterramento da bobina de ignição (fio preto com listra branca) e a ponta do cabo da bobina onde se conecta o supressor de ruído (cachimbo de vela). A leitura deve ser entre 3 a 5k ohms. Resultado do teste: A bobina secundária não apresentou resistência, indicando um defeito. A bobina de ignição está defeituosa e precisa ser substituída. 4. Substituindo a Bobina de Ignição e Verificando o TCI
Substituímos a bobina de ignição defeituosa por uma nova para garantir que ela não seja a causa da falta de centelha. 1. Teste da Nova Bobina de Ignição: - Realize o mesmo procedimento de medição da resistência da bobina secundária. A leitura deve ser entre 3 a 5k ohms. Resultado do teste: A nova bobina de ignição apresentou resistência correta, entre 3 a 4k ohms. 2. Verificando o Pico de Voltagem no TCI: - Utilize um adaptador de pico de voltagem no multímetro e coloque na escala de 20 volts DC. - Meça a voltagem no fio positivo da bobina (fio branco com listra azul) e o negativo (fio preto com listra branca) ao acionar o start. O pico de voltagem deve estar entre 1 a 8 volts. Resultado do teste: Não houve leitura de pico de voltagem, indicando que o TCI também está defeituoso. Vamos substituir o TCI. 5. Substituindo o TCI e Confirmando a Solução
O TCI é um componente crucial no sistema de ignição, e se ele estiver defeituoso, a moto não gerará centelha. 1. Substituindo o TCI: - Instale o novo TCI no local. - Realize o teste de pico de voltagem novamente. Resultado do teste após a substituição: Com o novo TCI instalado, a moto agora gera centelha elétrica. Ao testar a vela de ignição, a centelha está presente. 6. Conclusão e Observações Finais
O problema da Suzuki Burgman 125 2008 não entrar em funcionamento foi devido a dois componentes defeituosos: a bobina de ignição e o TCI. A bobina de ignição não apresentava resistência na bobina secundária, e o TCI não gerava o pico de voltagem necessário para a centelha. Após a substituição de ambos os componentes, a moto voltou a funcionar normalmente. Dicas Finais: Ao diagnosticar problemas de ignição, sempre verifique todos os componentes do sistema. Mesmo que a alimentação e o aterramento estejam corretos, componentes como bobina de ignição e TCI ainda podem estar defeituosos. Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Suzuki - Burgman AN125 - 2004 a 2008. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais explicações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima! Hélio Rodrigues
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