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CG TITAN 160 2019 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA PERDA DE POTÊNCIA - admin - 10-10-2024 CG TITAN 160 2019 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA PERDA DE POTÊNCIA
Olá, futuros mecânicos! Sou o Hélio Rodrigues, seu professor de mecânica de motos, e hoje vamos abordar um problema comum na Honda CG Titan 160, ano 2019: a perda de potência ao atingir 100 km/h. Vamos fazer um diagnóstico passo a passo para identificar a causa e corrigir o problema. Fiquem atentos, pois aprenderemos sobre a importância do sensor TPS (Throttle Position Sensor) e outros componentes do sistema de injeção eletrônica. 1. Identificando o Problema e Testando o Sensor TPS
Quando uma moto perde potência em uma determinada velocidade, o problema pode estar relacionado ao sensor de posição da borboleta, o famoso sensor TPS. O sensor TPS é responsável por informar à ECU (Unidade de Controle Eletrônico) a posição da borboleta do acelerador, e qualquer falha nele pode causar a perda de potência. Localização do Sensor TPS: O sensor TPS está acoplado na unidade de sensores, próximo ao corpo de borboleta (TBI). Procedimento de Teste do Sensor TPS: - Para obter resultados mais precisos, faremos o teste diretamente na tomada da ECM (módulo de controle eletrônico). Dessa forma, verificamos tanto o sinal do TPS quanto a integridade do chicote elétrico. Passos: 1. Remova o assento e as tampas laterais da motocicleta. 2. Insira um alfinete no pino 5 da tomada da ECM (fio amarelo). 3. Conecte a ponta negativa do multímetro no motor (aterramento) e a ponta positiva no alfinete no fio amarelo. 4. Configure o multímetro para a escala de 20 volts DC (corrente contínua). Resultado do teste com a chave de ignição ligada: O multímetro deve mostrar a tensão vindo do TPS para a ECM. Se o sinal estiver presente, isso indica que o fio não está rompido e o sensor está enviando o sinal. Teste de Aceleração: - Acelere a motocicleta lentamente e observe a tensão no multímetro. Ela deve subir de forma contínua e sem falhas. Resultado esperado: A tensão deve aumentar de forma suave até cerca de 4 volts quando o acelerador estiver totalmente aberto. No entanto, durante o teste, a tensão caiu subitamente, indicando uma falha no sensor TPS. A falha ocorre quando a tensão atinge cerca de 4,2 volts. 2. Verificação do Sistema de Injeção Eletrônica
Como a motocicleta também veio para revisão completa no sistema de injeção eletrônica, realizamos testes em outros componentes: Limpeza do TBI (Corpo de Borboleta): - O corpo de borboleta foi desmontado e limpo para garantir o funcionamento ideal. Teste do Eletroinjetor: - O eletroinjetor foi testado na máquina de teste de injetores e passou nos testes de estanqueidade, leque, vazão, equalização e resistência. Teste de Resistência do Eletroinjetor: - Configure o multímetro na escala de 200 ohms. - Meça a resistência entre os fios do eletroinjetor. A leitura deve estar entre 11 a 13 ohms. Resultado: O eletroinjetor apresentou 12,5 ohms, dentro do padrão. Portanto, o eletroinjetor está em boas condições. Teste do Atuador de Marcha Lenta (IACV): - Meça a resistência entre os fios de extremidade e depois entre os dois fios centrais. - A resistência deve ficar entre 110 a 150 ohms para ambos os testes. Resultado: O atuador de marcha lenta apresentou 130 ohms, dentro do padrão. O IACV está em boas condições. 3. Substituição e Teste do Novo Sensor TPS
Dado que o teste inicial indicou uma falha no sensor TPS, substituímos a unidade de sensores completa. Teste do Novo Sensor TPS: 1. Realize o mesmo teste de tensão do sensor TPS conforme descrito anteriormente. 2. Acelere lentamente e observe a tensão no multímetro. Resultado do teste: A tensão subiu de forma contínua até 4 volts sem qualquer queda. O novo sensor TPS está funcionando perfeitamente. 4. Resetando o Sistema e Testando o Funcionamento Completo
Após substituir o sensor TPS, é necessário realizar um reset no sistema para que a ECM faça a leitura correta da nova posição da borboleta. Procedimento de Reset na Tomada DLC: 1. Conecte um fio entre o fio azul e o fio verde com listra preta na tomada DLC. 2. Ligue a chave de ignição e desconecte o fio após 5 segundos. 3. A luz de injeção (FI) deve começar a piscar rapidamente, indicando que o reset foi realizado. 4. Desligue a chave de ignição e desconecte o sensor EOT (sensor de temperatura do óleo do motor). 5. Faça uma nova ligação direta nos fios da tomada DLC e siga o mesmo procedimento para o reset completo. Resultado: A luz FI piscou lentamente e depois rapidamente, confirmando que a inicialização foi concluída com sucesso. 5. Conclusão e Considerações Finais
Após substituir o sensor TPS defeituoso e realizar o reset da ECM, a Honda CG Titan 160 2019 voltou a funcionar normalmente, sem perda de potência aos 100 km/h. Este caso nos mostra a importância de diagnosticar corretamente o sistema de injeção eletrônica, especialmente o sensor TPS, que é fundamental para o bom funcionamento do motor. Você pode acessar o manual de serviços online neste link: Manual de Serviços - Honda - CG160 - 2016~2022 - On-Line Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de mais informações, fiquem à vontade para perguntar. Até a próxima aula! Hélio Rodrigues
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