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Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga - Versão de Impressão

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Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga - admin - 18-10-2024



Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga

Olá, aprendizes! Hoje vamos falar sobre um problema comum em motocicletas, especialmente no modelo Honda CG Titan 150 de 2008, que é o defeito no sistema de carga da bateria. Este defeito pode ocorrer devido a problemas no estator, rotor do alternador (Magneto) ou até mesmo por mau contato nos terminais que compõem o sistema de carga. Vou explicar passo a passo como identificar e resolver esse problema.



Ferramentas Utilizadas
Para diagnosticar e resolver o problema de carga, utilizaremos as seguintes ferramentas:
  • Multímetro (escala de resistência e corrente alternada)
  • Amperímetro
  • Lâmpada de teste de 60 por 55 watts
  • Ferramentas para desconectar terminais e soltar componentes
  • Alicate para ajuste de terminais
  • Silicone de alta temperatura
  • Trava química para parafusos



1. Diagnóstico Inicial - Verificação de Carga na Bateria

O primeiro passo é verificar se a bateria está carregando corretamente. Para isso, faça o seguinte:

1. Coloque o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua.
2. Conecte a ponta negativa do multímetro ao borne negativo da bateria e a positiva ao borne positivo.
3. Ligue a motocicleta e acelere para verificar se a tensão alcança os 14 volts.

Se a tensão não subir ou demorar muito para alcançar os 14 volts, algo está errado no sistema de carga.



2. Teste de Resistência no Estator

Desconecte os fios do estator: fio amarelo (sistema de iluminação) e fio branco (sistema de carga).

1. Coloque o multímetro na escala de 200 ohms de resistência.
2. Conecte a ponta negativa do multímetro no bloco do motor (ou no fio verde de aterramento).
3. A outra ponta do multímetro deve ser conectada ao fio amarelo e depois ao fio branco:
  - Fio Amarelo: deve apresentar resistência entre 0,1 a 1,0 ohm.
  - Fio Branco: deve mostrar resistência entre 0,3 a 1,1 ohm.

Se os valores estiverem dentro do padrão, a resistência está correta.



3. Teste com Lâmpada de 60W

O próximo passo é verificar a força do estator usando uma lâmpada de teste:

1. Conecte a ponta negativa da lâmpada ao bloco do motor.
2. Ligue a motocicleta e encoste a ponta positiva da lâmpada no fio branco e depois no fio amarelo.
3. A lâmpada deve acender forte. Se acender fraca, há problemas no estator.

No caso deste diagnóstico, a lâmpada acendeu fraca, indicando um problema no estator.



4. Teste de Corrente Alternada no Estator

Vamos verificar a corrente alternada gerada pelo estator:

1. Configure o multímetro para 200 volts corrente alternada.
2. Conecte o terminal negativo ao aterramento e o positivo ao fio amarelo e depois ao fio branco.
  - Fio Amarelo: mínimo de 80 volts.
  - Fio Branco: mínimo de 100 volts.

Se os valores estiverem abaixo do mínimo, o estator pode estar com problema.



5. Teste de Amperagem no Sistema de Iluminação e Carga

Para verificar se a amperagem está correta:

1. Configure o amperímetro para 60 A em corrente alternada (AC).
2. Teste no fio amarelo (sistema de iluminação) e no fio branco (sistema de carga):
  - Deve ficar na faixa de 2 a 4 amperes no fio amarelo e 8 a 13 amperes no fio branco.

Neste caso, o estator está fraco, mesmo após passar nos testes de resistência e corrente alternada.



6. Inspeção Visual e Substituição do Estator

Após desmontar o estator, observe se há bobinas queimadas ou com o verniz desgastado. Se houver, será necessário substituir o estator. Aqui, identificamos bobinas queimadas.

Após substituir o estator, coloque a tampa novamente e faça o teste com a lâmpada. Caso a lâmpada continue acendendo fraca, o problema pode estar no rotor do alternador (Magneto).



7. Teste de Força do Imã do Magneto

Com uma chave de fenda, verifique a força do ímã do rotor. Se o ímã estiver fraco, o rotor também precisará ser substituído.

Após substituir o rotor, repita o teste da lâmpada. Se a lâmpada acender forte, o sistema está corrigido.



8. Verificação de Mau Contato nos Terminais

Se o sistema ainda não estiver recarregando a bateria corretamente, pode haver um mau contato no terminal do regulador retificador. Verifique os terminais, ajuste-os com um alicate se necessário, e refaça os testes.



Conclusão

O problema identificado nesta motocicleta Honda CG Titan 150 2008 era uma combinação de estator queimado, ímã fraco no rotor do alternador e mau contato nos terminais. Após substituir o estator e o rotor e ajustar os terminais, o sistema de carga foi normalizado e a bateria começou a recarregar corretamente.

Problema resolvido!