Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga (/showthread.php?tid=5907) |
Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga - admin - 18-10-2024 Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga
Olá, aprendizes! Hoje vamos falar sobre um problema comum em motocicletas, especialmente no modelo Honda CG Titan 150 de 2008, que é o defeito no sistema de carga da bateria. Este defeito pode ocorrer devido a problemas no estator, rotor do alternador (Magneto) ou até mesmo por mau contato nos terminais que compõem o sistema de carga. Vou explicar passo a passo como identificar e resolver esse problema. Ferramentas Utilizadas
Para diagnosticar e resolver o problema de carga, utilizaremos as seguintes ferramentas:
1. Diagnóstico Inicial - Verificação de Carga na Bateria
O primeiro passo é verificar se a bateria está carregando corretamente. Para isso, faça o seguinte: 1. Coloque o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua. 2. Conecte a ponta negativa do multímetro ao borne negativo da bateria e a positiva ao borne positivo. 3. Ligue a motocicleta e acelere para verificar se a tensão alcança os 14 volts. Se a tensão não subir ou demorar muito para alcançar os 14 volts, algo está errado no sistema de carga. 2. Teste de Resistência no Estator
Desconecte os fios do estator: fio amarelo (sistema de iluminação) e fio branco (sistema de carga). 1. Coloque o multímetro na escala de 200 ohms de resistência. 2. Conecte a ponta negativa do multímetro no bloco do motor (ou no fio verde de aterramento). 3. A outra ponta do multímetro deve ser conectada ao fio amarelo e depois ao fio branco: - Fio Amarelo: deve apresentar resistência entre 0,1 a 1,0 ohm. - Fio Branco: deve mostrar resistência entre 0,3 a 1,1 ohm. Se os valores estiverem dentro do padrão, a resistência está correta. 3. Teste com Lâmpada de 60W
O próximo passo é verificar a força do estator usando uma lâmpada de teste: 1. Conecte a ponta negativa da lâmpada ao bloco do motor. 2. Ligue a motocicleta e encoste a ponta positiva da lâmpada no fio branco e depois no fio amarelo. 3. A lâmpada deve acender forte. Se acender fraca, há problemas no estator. No caso deste diagnóstico, a lâmpada acendeu fraca, indicando um problema no estator. 4. Teste de Corrente Alternada no Estator
Vamos verificar a corrente alternada gerada pelo estator: 1. Configure o multímetro para 200 volts corrente alternada. 2. Conecte o terminal negativo ao aterramento e o positivo ao fio amarelo e depois ao fio branco. - Fio Amarelo: mínimo de 80 volts. - Fio Branco: mínimo de 100 volts. Se os valores estiverem abaixo do mínimo, o estator pode estar com problema. 5. Teste de Amperagem no Sistema de Iluminação e Carga
Para verificar se a amperagem está correta: 1. Configure o amperímetro para 60 A em corrente alternada (AC). 2. Teste no fio amarelo (sistema de iluminação) e no fio branco (sistema de carga): - Deve ficar na faixa de 2 a 4 amperes no fio amarelo e 8 a 13 amperes no fio branco. Neste caso, o estator está fraco, mesmo após passar nos testes de resistência e corrente alternada. 6. Inspeção Visual e Substituição do Estator
Após desmontar o estator, observe se há bobinas queimadas ou com o verniz desgastado. Se houver, será necessário substituir o estator. Aqui, identificamos bobinas queimadas. Após substituir o estator, coloque a tampa novamente e faça o teste com a lâmpada. Caso a lâmpada continue acendendo fraca, o problema pode estar no rotor do alternador (Magneto). 7. Teste de Força do Imã do Magneto
Com uma chave de fenda, verifique a força do ímã do rotor. Se o ímã estiver fraco, o rotor também precisará ser substituído. Após substituir o rotor, repita o teste da lâmpada. Se a lâmpada acender forte, o sistema está corrigido. 8. Verificação de Mau Contato nos Terminais
Se o sistema ainda não estiver recarregando a bateria corretamente, pode haver um mau contato no terminal do regulador retificador. Verifique os terminais, ajuste-os com um alicate se necessário, e refaça os testes. Conclusão
O problema identificado nesta motocicleta Honda CG Titan 150 2008 era uma combinação de estator queimado, ímã fraco no rotor do alternador e mau contato nos terminais. Após substituir o estator e o rotor e ajustar os terminais, o sistema de carga foi normalizado e a bateria começou a recarregar corretamente. Problema resolvido!
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