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Yamaha XTZ Crosser 150 2018 - Dificuldade para Ligar e Funcionamento Irregular - Versão de Impressão

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Yamaha XTZ Crosser 150 2018 - Dificuldade para Ligar e Funcionamento Irregular - admin - 22-10-2024



Yamaha XTZ Crosser 150 2018 - Dificuldade para Ligar e Funcionamento Irregular

Olá, aprendizes! Hoje vamos abordar um problema que ocorreu em uma Yamaha XTZ Crosser 150, modelo 2018. Essa motocicleta estava com dificuldade para ligar e apresentava falhas de aceleração. Vou explicar o passo a passo de como realizamos o diagnóstico e a solução, evidenciando as possíveis causas e os componentes envolvidos no sistema de injeção eletrônica.



Ferramentas Utilizadas
  • Multímetro (escala de resistência e corrente contínua)
  • Manômetro
  • Carregador de bateria com auxiliar de partida
  • Descarbonizante
  • Máquina de limpeza ultrassônica para injetores
  • Ferramenta de torque T20
  • Chave de fenda
  • Lâmpada de teste



1. Diagnóstico Inicial - Verificação da Bateria e Vela de Ignição

O primeiro passo foi verificar a bateria:

1. Colocamos o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua.
2. Conectamos a ponta positiva no borne positivo da bateria e a ponta negativa no borne negativo.
3. A tensão estava correta, mas ao acionar o start, a moto ligava e logo em seguida desligava.

Após essa verificação, passamos para a inspeção da vela de ignição. Removemos a vela, colocamos no bloco do motor, e ao acionar o start, observamos que a centelha estava fraca e fora de centro. Concluímos que a vela estava muito gasta e precisava ser substituída.



2. Teste de Pressão da Bomba de Combustível

Mesmo após a substituição da vela de ignição, a moto ainda apresentava dificuldade para ligar. Então, realizamos o teste de pressão da bomba de combustível:

1. Conectamos o manômetro na mangueira que alimenta o injetor.
2. Ao acionar o motor de partida, o manômetro mostrou uma pressão de quase 5 bar, o que é muito acima do normal.

Isso indicou um possível problema no regulador de pressão da bomba de combustível ou alguma obstrução na mangueira de retorno. O regulador deveria manter a pressão em 3 bar, mas estava com defeito.



3. Substituição do Regulador de Pressão

Removemos o tanque de combustível e inspecionamos o regulador de pressão, que fica localizado abaixo do tanque. Fizemos a limpeza do regulador com descarbonizante e jato de ar, mas a pressão ainda não estava regulada corretamente. Então, substituímos o regulador por um novo e verificamos novamente:

1. Com o regulador novo, a pressão ficou exatamente em 3 bar, indicando que o problema de pressão havia sido resolvido.
 
Mesmo com a pressão correta, a moto continuava a não funcionar, o que indicava um possível problema adicional.



4. Teste e Limpeza do Eletroinjetor

O próximo passo foi testar o eletroinjetor:

1. Retiramos o eletroinjetor e fizemos um teste visual para verificar o leque de pulverização. Notamos que o leque não estava pulverizando corretamente.
2. Levamos o eletroinjetor para a máquina de limpeza ultrassônica e fizemos todos os testes de estanqueidade, vazão e equalização.

Após a limpeza, o eletroinjetor voltou a funcionar perfeitamente com uma pulverização correta.



5. Verificação do Atuador de Marcha Lenta

Também verificamos o atuador de marcha lenta (IACV), que é responsável pelo controle da mistura ar-combustível em marcha lenta:

1. Conectamos o atuador à sua tomada e, ao acionar o start, observamos que a válvula de vedação se movimentou corretamente.
2. Isso indicou que o atuador estava funcionando perfeitamente e não necessitava de substituição.



6. Montagem e Testes Finais

Depois de realizar a limpeza do TBI, eletroinjetor e substituir o regulador de pressão:

1. Montamos o TBI na motocicleta e verificamos se o sensor IACV estava bem fixado e com a guarnição correta.
2. Ligamos a motocicleta e, dessa vez, ela ligou rapidamente, manteve a marcha lenta estável e não apresentou falhas na aceleração.



7. Reset dos Erros na ECU

Realizamos um reset dos erros na ECU usando um scanner, apagando todos os erros armazenados na memória. Após isso, deixamos o motor funcionar por cerca de 10 minutos para que a ECU fizesse a leitura correta de todos os atuadores e sensores.



8. Considerações Finais

A motocicleta Yamaha XTZ Crosser 150 2018 estava apresentando problemas devido a múltiplas falhas:

- Vela de ignição deteriorada: Substituímos por uma nova.
- Regulador de pressão de combustível entupido: Substituímos por um novo regulador.
- Eletroinjetor com pulverização irregular: Realizamos a limpeza ultrassônica e os testes, garantindo a pulverização correta.

Após esses reparos e ajustes, a motocicleta voltou a funcionar perfeitamente, sem falhas de aceleração ou problemas de partida.

Problema resolvido!

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