Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida) (/showthread.php?tid=5909) |
Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida) - admin - 02-11-2024 Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida)
Olá, pessoal! Hoje vamos analisar um problema comum em motocicletas que é a dificuldade para ligar no botão de partida (start). Vamos falar especificamente da Honda CG 150 Titan, modelo 2011. Esse problema pode ser causado por uma falha na alimentação de corrente, geralmente devido a contatos sujos ou conexões danificadas. Vou explicar passo a passo como diagnosticar e resolver esse problema. Ferramentas Utilizadas
1. Diagnóstico Inicial - Verificação da Tensão na Bateria
O primeiro passo é verificar a tensão da bateria: 1. Colocamos o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua. 2. Conectamos a ponta positiva do multímetro no borne positivo da bateria e a ponta negativa no borne negativo. 3. A tensão mostrada era de 12.4 volts, o que está dentro do padrão. Ao acionar o botão de partida (start), notamos que o relé de partida não armava e a tensão da bateria não caía significativamente. Isso indicou que havia um problema na alimentação do relé de partida. 2. Teste de Alimentação do Relé de Partida
O próximo passo foi testar a alimentação positiva do relé de partida, que deve vir pelo fio amarelo com listra vermelha. Para isso: 1. Mantivemos a ponta negativa do multímetro no aterramento. 2. Conectamos a ponta positiva do multímetro no fio amarelo com listra vermelha do relé de partida. 3. Ao acionar o botão de start, observamos que estava chegando apenas 7 volts em vez da tensão completa da bateria. Esse valor é insuficiente para armar o relé de partida. 3. Teste de Ligação Direta no Relé de Partida
Para verificar se o relé e o motor de partida estavam em bom estado, fizemos uma ligação direta: 1. Utilizamos um fio de teste com garras jacaré para conectar o borne positivo da bateria diretamente ao fio amarelo com listra vermelha. 2. Ao encostar o fio, o relé de partida armou e o motor de partida entrou em funcionamento, indicando que o relé e o motor de partida estavam em boas condições. Assim, identificamos que o problema era a alimentação insuficiente chegando ao relé de partida. 4. Verificação dos Terminais da Bateria
Ao inspecionar os terminais da bateria, observamos que o borne positivo estava muito sujo e com bastante zinabre: 1. Verificamos que a tensão no cabo que alimenta o relé estava correta quando medida diretamente no borne da bateria. Porém, ao acionar o start, a tensão caía para 5 volts, indicando um mau contato devido à sujeira. 2. Para confirmar, fizemos uma ligação direta do borne positivo da bateria ao terminal de alimentação do relé de partida e o motor ligou normalmente. Isso confirmou que o problema era devido ao mau contato no borne positivo. 5. Limpeza e Substituição dos Componentes da Bateria
O próximo passo foi realizar a limpeza e a substituição de alguns componentes: 1. Removemos os cabos positivos e negativos da bateria. 2. O terminal do cabo positivo estava muito deteriorado e precisou ser substituído. Instalamos um terminal novo, que garantiu um contato adequado. 3. Realizamos a limpeza do terminal negativo e substituímos os parafusos e porcas, que estavam corroídos e enferrujados. Para remover o parafuso travado no terminal negativo, utilizamos uma pedra de esmerilhar para aquecer e soltar o parafuso, evitando danos ao borne da bateria. 6. Teste Final e Verificação do Funcionamento
Após realizar a limpeza e substituição dos componentes: 1. Reconectamos os cabos da bateria e montamos o relé de partida em seu devido lugar. 2. Ligamos a chave de ignição, e as luzes do painel acenderam de forma clara e forte. 3. Acionamos o botão de start e a motocicleta ligou perfeitamente. 7. Conclusão
O problema da Honda CG 150 Titan 2011 não ligar no botão de partida foi causado principalmente por mau contato no terminal positivo da bateria, devido ao acúmulo de sujeira e deterioração do cabo. Após a limpeza e substituição dos componentes defeituosos, o sistema de partida voltou a funcionar normalmente. Essa situação reforça a importância de sempre verificar os contatos elétricos e realizar manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico da motocicleta. Problema resolvido!
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