Yamaha Fazer YS 250 2010 - Start Não Funciona - Código de Erro 12 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Yamaha Fazer YS 250 2010 - Start Não Funciona - Código de Erro 12 (/showthread.php?tid=5910) |
Yamaha Fazer YS 250 2010 - Start Não Funciona - Código de Erro 12 - admin - 04-11-2024 Yamaha Fazer YS 250 2010 - Start Não Funciona - Código de Erro 12
Olá, pessoal! Hoje vamos abordar um problema comum na Yamaha Fazer YS 250, ano 2010, onde o motor de partida não entra em funcionamento ao acionar o botão de start. Além disso, o painel da motocicleta mostra o código de erro 12, que se refere ao sensor CKP (Sensor de Posição do Virabrequim). Vou explicar o passo a passo de como diagnosticar e resolver esse problema. Vamos lá! Ferramentas Utilizadas
1. Diagnóstico Inicial - Verificação da Alimentação do Motor de Partida
Ao ligar a chave de ignição, o painel da Yamaha Fazer 250 acende normalmente, mas ao acionar o botão de start, o relé de partida arma, porém o motor de partida não entra em funcionamento. 1. Colocamos o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua. 2. Conectamos a ponta de prova positiva do multímetro na alimentação positiva do motor de partida e a ponta negativa no borne negativo da bateria. 3. Ao acionar o botão de start, verificamos que não estava chegando alimentação positiva ao motor de partida, mesmo com o relé de partida armando. Possível Causa: Relé de partida defeituoso, que não está transferindo a tensão da bateria para o motor de partida.
2. Análise do Sistema de Alarme Instalado
Percebemos que a motocicleta possui um sistema de alarme instalado, e a corneta do alarme emitia um som sempre que a chave de ignição era ligada. Observamos que o aterramento do alarme estava solto. Este alarme estava interferindo no sensor CKP (corta-pulsos do sensor CKP), o que pode causar o código de erro 12. 1. O sensor CKP é crucial para o funcionamento do motor, pois ele envia sinais de posição do virabrequim para a ECU (Central Eletrônica), e sem esses sinais, o motor não funciona. 2. O alarme foi desligado, cortando o sinal do sensor CKP, e isso armazenou o código de erro 12 na ECU. Possível Causa: Alarme interferindo no sinal do sensor CKP, cortando a centelha elétrica.
3. Substituição do Relé de Partida
O relé de partida estava recebendo as alimentações corretas (positivo e negativo) para armar, mas não transferia a tensão do borne positivo para o motor de partida. Portanto, decidimos substituí-lo. 1. Instalamos um novo relé de partida e ligamos a chave de ignição. 2. Ao acionar o start, o motor de partida entrou em funcionamento, mas o motor da motocicleta não ligou. 3. Verificamos que ainda não havia centelha elétrica devido ao corte de sinal pelo alarme. 4. Remoção e Reparo do Sistema de Alarme
Para resolver o problema da falta de centelha elétrica, foi necessário remover o sistema de alarme instalado de forma inadequada: 1. O alarme estava conectado no fio do sensor CKP. Esse tipo de instalação pode interferir no sinal e causar falhas no funcionamento da motocicleta. 2. Retiramos o alarme, soldamos os fios cortados e isolamos com tubo termo retrátil. 3. Com o reparo feito, verificamos novamente a centelha elétrica utilizando uma vela de ignição de teste. Resultado: A centelha elétrica voltou ao normal.
5. Teste Final e Verificação do Funcionamento
Após remover o alarme e fazer os devidos reparos: 1. Conectamos a vela de ignição, ligamos a chave de ignição e acionamos o start. 2. O motor da Yamaha Fazer 250 ligou normalmente, indicando que o problema foi resolvido. No entanto, observamos um som de "batida de corrente de comando", que pode indicar que é necessário verificar a corrente de comando da motocicleta para garantir que está tudo em ordem. 6. Conclusão
O problema da Yamaha Fazer YS 250 2010 não ligar no start foi causado por dois fatores principais: 1. Um relé de partida defeituoso, que não transferia a tensão corretamente. 2. Um alarme mal instalado, que cortava o sinal do sensor CKP, armazenando o código de erro 12 na ECU e impedindo a centelha elétrica. Após substituir o relé de partida e remover o sistema de alarme, o problema foi resolvido e a motocicleta voltou a funcionar normalmente. Problema resolvido!
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