Guia de Diagnóstico e Reparo do Painel da Yamaha Crosser 150 (2018) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Guia de Diagnóstico e Reparo do Painel da Yamaha Crosser 150 (2018) (/showthread.php?tid=5911) |
Guia de Diagnóstico e Reparo do Painel da Yamaha Crosser 150 (2018) - admin - 07-11-2024 Guia de Diagnóstico e Reparo do Painel da Yamaha Crosser 150 (2018)
Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos falar sobre um problema comum na Yamaha Crosser 150, modelo 2018, onde o painel da moto não acende ao girar a chave de ignição. Vamos fazer um passo a passo detalhado para identificar o problema e resolvê-lo de maneira correta, sem improvisos que possam comprometer a segurança ou a integridade da motocicleta. 1. Entendendo o Problema: Painel Não Funciona Ao ligar a chave de ignição da Yamaha Crosser 150 (2018), o painel de instrumentos não acende. Para resolver esse problema, vamos verificar a alimentação elétrica que chega ao painel, analisando os fios que trazem a corrente da bateria até o painel. 2. Ferramentas Necessárias Para este diagnóstico, você vai precisar das seguintes ferramentas: - Multímetro (configurado para medir tensão em corrente contínua e testar continuidade de circuitos) - Fura-fio (para testar diretamente nos fios) - Fita isolante - Ferro de solda (para reparar os fios rompidos) 3. Teste de Alimentação do Painel Primeiro, vamos soltar a tomada do painel e verificar a alimentação positiva e negativa usando o multímetro. Colocamos um alfinete no fio vermelho (positivo) e outro no fio preto com listra branca (negativo). 1. Teste de Tensão no Fio Vermelho: - Com a chave de ignição desligada, configuramos o multímetro para medir tensão em corrente contínua na escala de 20V. - Encostamos a ponta positiva do multímetro no fio vermelho. A leitura deve mostrar a tensão da bateria (em torno de 12V). Se mostrar corretamente, significa que a alimentação está correta até esse ponto. 2. Teste de Tensão no Fio Marrom (Pós-Chave): - Ligamos a chave de ignição e testamos a tensão no fio marrom. Este fio deve mostrar a tensão da bateria somente quando a chave de ignição está ligada. - No nosso caso, o multímetro não indicou a tensão correta no fio marrom. Isso indica que não está chegando alimentação positiva pós-chave para o painel. 4. Verificação da Continuidade do Aterramento Para garantir que o problema não está no aterramento, configuramos o multímetro para o teste de continuidade (semicondutores). - A ponta preta do multímetro permanece no aterramento (fio preto com listra branca), e a outra ponta é colocada no fio preto. Se o multímetro apitar, o aterramento está correto. 5. Diagnóstico do Fio Marrom Pós-Chave Sabendo que o problema está na falta de alimentação positiva no fio marrom, fizemos uma ligação direta temporária com um fura-fio do borne positivo da bateria para o fio marrom. - Ao fazer isso, o painel acendeu, confirmando que o problema é a falta de alimentação positiva pelo fio marrom. 6. Investigação do Chicote Elétrico Depois de identificar o problema, o próximo passo é investigar o chicote elétrico para encontrar o ponto de rompimento: - Soltamos o farol e removemos o isolamento do chicote para examinar melhor os fios. - Encontramos que o fio marrom estava rompido e que alguém havia feito uma emenda direta usando um fio externo para contornar o problema. Essa solução não é recomendada, pois foge do padrão de fábrica. 7. Reparo do Fio Rompido Fizemos a reparação correta soldando o fio rompido e isolando-o com fita isolante para garantir que o chicote elétrico esteja bem organizado e seguro. Após a reparação, testamos o painel novamente. Agora, o painel acende corretamente ao ligar a chave de ignição. Problema resolvido! 8. Conclusão O problema do painel que não acendia na Yamaha Crosser 150 (2018) era um fio marrom pós-chave rompido. É importante sempre diagnosticar corretamente e reparar os problemas conforme o padrão de fábrica para garantir a segurança e funcionalidade da motocicleta. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais dicas sobre mecânica de motos, podem me chamar. Até a próxima! |